Arlindo Cruz e Arlindinho lançam o álbum digital e o CD “2 Arlindos”, projeto que une pai e filho no samba

Arlindo Cruz e Arlindinho lançam hoje o álbum digital e o CD “2 Arlindos”, com 15 faixas, pela Universal Music. Na roda de samba da família Cruz há sambas inéditos, prontos para ganharem a posteridade, e outros que se tornaram sucessos nos pagodes do Rio de Janeiro. O projeto, uma parceria entre pai e filho, tem um clima familiar, agregador como o da roda de samba, e que une duas gerações de sambistas cariocas. Recentemente, foi lançado um EP do projeto, com cinco músicas, em todas as plataformas digitais.

O repertório conta com quatro canções da parceria entre Arlindo Cruz e Arlindinho: “Bom Aprendiz”, “Pra Que Insistir” e “Papo à Vera”, entre outras, como “Pagode 2 Arlindo’s” (Arlindo Cruz/Junior Dom), “As Horas do seu tempo/É D’Oxum” (Arlindo Cruz/Franco e Vevé Calazans/Gerônimo da Bahia), “Volta” (Arlindo Cruz/Prateado), “Deus Abençoe” (Arlindo Cruz/Jorge Aragão/Zeca Pagodinho) e “Pais e Filhos” (Piau/Arnaud Rodrigues).

“A ideia nasceu das nossas festas aqui em casa. A gente toca e canta em festa de São Jorge, festa de São João, é assim”, explicou Arlindo Cruz durante a criação do projeto. Surgida naturalmente no cotidiano família, a parceria entre pai e filho é festejada: “Compor com ele é uma realização. Eu fico bem mais tranquilo em saber que ele não está na rua, está do meu lado. Qualquer coisa, eu estico a mão e seguro ele neste mundo perigoso”, entrega o pai zeloso. “É uma aprendizagem incrível, estou ao lado de um mestre, do melhor compositor para mim. Estou sempre aprendendo com ele. E ele, comigo um pouquinho, né? Estar com ele, conviver com ele, é espetacular”, diz o filho orgulhoso.

Com mais de 700 músicas gravadas, Arlindo Cruz é um dos responsáveis pela manutenção do samba como ritmo admirado por diversas gerações até hoje. Indo do jongo ao afoxé, do partido alto ao pagode romântico, cultivando as raízes e absorvendo naturalmente as inovações ao longo de mais de 30 anos de carreira, ele sabe que novos ares mantêm acesa a chama da tradição. Apesar da pouca idade, Arlindinho é um compositor reconhecido nos terreiros e nas quadras das escolas de samba. Campeão em disputas de sambas de enredo na União da Ilha do Governador, São Clemente, Unidos do Viradouro, Acadêmicos do Grande Rio, Unidos de Padre Miguel e, é claro, Império Serrano, escola do coração de pai e filho.