Grandes álbuns do maior acervo da música brasileira agora disponíveis digitalmente

Nesta semana, o pacote de lançamentos da Universal Music chega recheado de álbuns clássicos e especiais, pela primeira vez disponíveis no formato digital, em plataformas como Spotify, Deezer, Apple Music e muito mais. A lista começa com a graça de Moreira da Silva, passa pelo samba de Neguinho da Beija-Flor e chega à bossa do grupo Os Cariocas e da cantora Márcia, em seu álbum de estreia, “Eu e a Brisa”. O grande Waldick Soriano tem resgatado o álbum “Boleros Para Ouvir, Amar e Sonhar…”, da fase em que ainda não usava o chapéu e os óculos pretos que marcaram sua figura. Já o também saudoso Celso Blues Boy marca presença com o álbum “Celso Blues Boy 3”.

O pacote traz ainda a Legião Urbana em gravações ao vivo; o lado romântico de Paulo Ricardo em “O Amor Me Escolheu”; a grandiosidade do músico Nelson Ayres; e o pagode dos grupos Só Preto Sem Preconceito e Razão Brasileira. Está achando pouco? Tem também o forró do Mastruz com Leite em álbuns dedicados a Luiz Gonzaga e a Jackson do Pandeiro; os clássicos boleros de Gregorio Barrios em dois títulos; a voz quente de Hebe Camargo; a sensualidade de Tânia Alves; e a força de Alceu Valença. As coletâneas “MPB por Eles” e “MPB por Elas” trazem um painel com os grandes intérpretes do Brasil. Sem falar no álbum “Clássicos”, com versões de Guilherme Arantes para hits americanos, e no ecletismo de Dolores Duran, cantando em português, espanhol, inglês, italiano e francês.

E ainda: Baden Powell mostra sua grande arte em “Baden Powell Ao Vivo no Teatro Santa Rosa”, lançado em 1966; Nana Caymmi brilha em “Chora Brasileira”; Paulo Diniz transforma poema de Manuel Bandeira em música no álbum “Estradas”; a compilação especial “Pra Gente Miúda” traz músicas infantis interpretadas por nomes como MPB4 e Elis Regina; e Zizi Possi se mostra intensa e ousada em “Mais Simples”.

A série “Sem Limite” também está caprichada. Tem do rock da banda CPM 22 aos inúmeros hits da rainha do sertanejo Roberta Miranda. A diva Maria Bethânia também ganhou uma compilação especial, com hits como “Reconvexo”, “Ronda” e “Começaria Tudo Outra Vez”. Já Vinícius de Moraes e Toquinho aparecem com três títulos: um só com o universo do “poetinha”, outro em que predominam as músicas da dupla que formaram e um terceiro com a delicadeza de Toquinho. Luiz Melodia, uma das grandes perdas de 2017, tem clássicos como “Pérola Negra” e “Magrelinha” revividos na compilação. A série tem ainda um volume dedicado aos grupos MPB4 e Quarteto em Cy, com muitos números coletivos. Agora é só aumentar o volume!