Disney Music Group libera as seis primeiras trilhas sonoras originais da saga do cinema “Star Wars”

Desde o lançamento do primeiro filme Star Wars (Guerra nas Estrelas), há 40 anos, a saga Star Wars teve um impacto sísmico, tanto no cinema quanto na cultura, inspirando audiências ao redor do mundo com sua narrativa mítica, personagens cativantes, efeitos especiais inovadores e partituras musicais icônicas, compostas pelo mestre John Williams.

A Walt Disney Records está pronta para lançar as trilhas sonoras originais dos seis primeiros filmes da saga Star Wars: Uma Nova Esperança (1977), O Império Contra-Ataca (1980), O Retorno de Jedi (1983), A Ameaça Fantasma (1999), Ataque dos Clones (2002) e A Vingança dos Sith (2005). Com partituras compostas e conduzidas pelo compositor e vencedor do Oscar® John Williams, cada um dos álbuns foi remasterizado, e estão sendo lançados com uma nova arte e um pôster para colecionadores. As trilhas sonoras foram reconstruídas a partir de novas transferências de alta resolução (24/192), supervisionadas por Shawn Murphy e pela Skywalker Sound.

John Williams é mundialmente conhecido por ter composto todas as oito trilhas sonoras da saga Star Wars, começando com Star Wars: Uma Nova Esperança, de 1977, pela qual ganhou o Oscar® de Melhor Trilha Sonora Original. A trilha sonora de Star Wars: O Despertar da Força também foi indicada ao Oscar® e, mais recentemente, Star Wars: Os Últimos Jedi também recebeu indicação ao Oscar.

Williams já ganhou cinco prêmios da Academia, quatro Golden Globe Awards, sete British Academy Film Awards, cinco prêmios Emmy e 23 prêmios Grammy. Com 51 indicações ao Oscar, Williams é a pessoa que mais recebeu indicações da Academia por suas trilhas sonoras e a segunda pessoa mais indicada da história como compositor, atrás apenas de Walt Disney. Em 2005, o American Film Institute selecionou a trilha sonora de Williams para Star Wars, feita em 1977, como a maior trilha sonora americana de todos os tempos. A trilha sonora de Star Wars também foi preservada pela Biblioteca do Congresso, no National Recording Registry, por ser “cultural, histórica e esteticamente significativa”. Williams foi introduzido no Hall of Fame do Hollywood Bowl em 2000, recebeu o Kennedy Center Honors em 2004, a Medalha Nacional de Artes em 2009, e o AFI Life Achievement Award em 2016. Williams compôs as trilhas sonoras para oito dos melhores 20 filmes de maior bilheteria nos Estados Unidos.