Completando 40 anos de gravação, um dos hinos na luta pelos direitos das mulheres no Brasil, “Maria Maria”, de Milton Nascimento e Fernando Brant, ganha versão acústica

No ano em que se comemoram os 40 anos da gravação de “Maria Maria”, lançada originalmente no antológico disco “Clube da Esquina 2”, Milton Nascimento lança hoje o single e o lyric video da música em uma versão acústica, nas plataformas digitais e no canal da Vevo. Ouça ou baixe aqui. Assista ao vídeo:

O lançamento digital é uma parceria entre a Nascimento Música e a Universal Music. E essa união já tem planos para 2018: um disco inteiro só com versões acústicas de Milton para seus maiores clássicos.

Criada especialmente para um espetáculo do Grupo Corpo, a música “Maria Maria” se tornou um dos grandes hinos na luta pelos direitos das mulheres no Brasil. Desde o fim dos anos 70 (quando a canção de Milton Nascimento e Fernando Brant ganhou o mundo), que “Maria Maria” é sempre lembrada pela mensagem direta: “força, raça, gana e sonho, sempre” – como a própria letra diz. Nos dias atuais, “Maria Maria” nunca esteve tão necessária. E foi numa reflexão sobre a atualidade que Milton decidiu que era a hora da música ganhar uma nova versão, desta vez, acústica.

O poeta Fernando Brant costumava dizer que se inspirou em todas as Marias com quem conviveu durante toda a vida. Milton também teve uma inspiração especial: “‘Maria Maria’ é o símbolo da força da mulher. E foi inspirada numa personagem real, a Maria que tinha três filhos e morava na beira da linha de um trem. Ela tinha uma força incrível, passava dificuldade mas colocava os filhos para estudar. Ela cuidava deles e eu não faço ideia como. A história dela é muito bonita. Eu não a conheci, mas o Fernando conheceu”, relembra Milton.

Sobre a importância de “Maria Maria”, Bituca revela que “a música possui várias características em comum com a população brasileira. Nossa gente não desiste e tem muita gana. É um exemplo na alma de cada um. O povo brasileiro, aliás, dá muito exemplo na forma que a gente deve enfrentar a vida”, finaliza o cantor mineiro.