Andrea Bocelli lança hoje seu novo disco, “Si”

Com as participações especiais de
Dua Lipa * Ed Sheeran * Josh Groban * Aida Garifullina

Após uma pausa de 14 anos, o astro italiano Andrea Bocelli retorna aos holofotes com o lançamento de seu mais novo álbum, “Si”. Com um repertório de 16 faixas inéditas, o disco celebra amor, família, fé e esperança. Ouça e baixe aqui.

O lançamento do álbum foi anunciado pela revista Billboard e o Belfast Telegraph o considerou como “lindamente clássico; simples e ainda assim magnífico. O disco lembra ao público que a voz do cantor italiano continua tão bonita, rica e poderosa como sempre”.

O cantor convidou para participar do disco alguns dos maiores nomes da música pop mundial atual: Dua Lipa e Ed Sheeran cantam com o tenor nas faixas “If Only” e “Amo Soltanto Te”. Esta última é uma composição de Ed com letras de Tiziano Ferro. O cantor e compositor norte-americano Josh Groban e a soprano Ainda Garifullina também participam do disco, assim como o filho mais novo do tenor, Matteo Bocelli, com quem Andrea dividiu os vocais da canção “Fall On Me”, que faz parte da trilha sonora do novo filme da Disney®, “O Quebra-Nozes e os Quatro Reinos”, que será lançado em novembro. Conheça.

O dueto com a cantora pop Dua Lipa em “If Only” aparece na playlist “Novidades da Semana” de 11 países no Spotify. Já a colaboração com Ed Sheeran em “Amo Soltanto Te” garantiu lugar na playlist latina do serviço de streaming. O vídeo da parceria de Andrea com o filho Matteo Bocelli em “Fall On Me”, já ultrapassa os 20 milhões de visualizações. Assista:

O álbum foi gravado na casa de Bocelli, na Itália, e conta com a produção do lendário Bob Ezrin (Pink Floyd, Lou Reed, Alice Cooper, Deep Purple, Thirty Seconds To Mars, etc), além de incluir uma música produzida por Mauro Malavasi e outra pelo amigo mais antigo de Andrea, Pierpaolo Guerrini. O outro filho de Andrea, Amos Bocelli, toca piano na versão acústica da faixa “Sono Qui” e na canção “Ali di Libertà”. Há também uma música chamada “Vivo”, que é uma homenagem à sua esposa, Veronica. “If Only” (seu dueto com Dua Lipa) foi coescrito por Francesco Sartori e Lucio Quarantotto, que o ajudaram a escrever um de seus maiores sucessos, “Con Te Partirò”, lançado em 1995, que tornou-se um dos clássicos mais vendidos de todos os tempos.

Sobre o disco, Bocelli diz: “Queria voltar às memorias de ser um jovem tocando piano em um bar. Obviamente, de lá para cá, eu produzi muitos discos, cantei muitos covers e apresentei várias outras canções. Mas em determinado ponto disse a mim mesmo: ‘Talvez seja a hora de direcionar meu foco em encontrar novas músicas’. É como recomeçar a minha carreira”.

Si” é um disco sobre coração e alma, positividade e família, melodia e mágica. Por esses motivos, Bocelli escolheu um título simples e forte. “Neste período histórico pelos quais estamos passando agora, nós estamos acostumados a dizer não com frequência. Mas ‘sim’ é a palavra que você diz quando tem o seu primeiro beijo, quando concorda com alguém, quando você quer fazer alguém se sentir bem. ‘Si’ é a palavra que você diz sempre que as coisas estão indo bem. Por mil e uma razões, si é uma expressão positiva, poderosa e humana, um sentimento que provoca emoção”.

A personalidade humilde de Bocelli não minimiza seu status de uma das maiores estrelas da música clássica – ele já cantou para Papas, presidentes e realezas, se apresentou nas maiores casas de espetáculo e teatros de ópera ao redor do mundo e já vendeu mais de 85 milhões de discos. O tenor também já se apresentou em eventos importantes como as Olimpíadas e a Copa do Mundo. Andrea tem um Globo de Ouro, 7 BRIT Awards e uma estrela da Calçada da Fama, em Hollywood.

Conquistando milhões de fãs com sua capacidade de promover encontros musicais, Andrea já colaborou com estrelas como Celine Dion, Tony Bennett, Ed Sheeran, Ariana Grande, Jennifer Lopez, Nicole Scherzinger e muitos outros. Em 2018, o tenor continua a viajar em turnê pelo mundo, passando pelos Estados Unidos, Alemanha, Itália, Espanha, Brasil, Canadá, Irlanda e pelo Reino Unido, onde os fãs terão a oportunidade de ouvir suas músicas novas.

Para mais informações sobre a turnê, acesse aqui.

Andrea completou 60 anos no último dia 22 de setembro e escolheu o Brasil para passar a semana de comemoração, fazendo quatro apresentações no país, que passaram por Porto Alegre, Brasília e São Paulo, entre os dias 23 e 30 de setembro.

Confira a lista de músicas completa de “Si”:

1. Ali di Libertà
2. Amo Soltanto Te – feat. Ed Sheeran
3. Un’Anima
4. If Only – feat. Dua Lipa
5. Gloria The Gift Of Life
6. Fall On Me – feat. Matteo Bocelli
7. We Will Meet Once Again – feat. Josh Groban
8. I Am Here
9. Vertigo – with Raphael Gualazzi at the piano
10. Vivo
11. Dormi Dormi
12. Ave Maria Pietas – feat. Aida Garifullina
13. Meditation
14. Miele Impuro
15. Sono Qui (acoustic version)
16. Ali di libertà (acoustic version)

Para mais informações, visite o site oficial do artista.