A TRILHA SONORA DO FILME “SIMONAL”, COM A CINEBIOGRAFIA DO CANTOR WILSON SIMONAL, JÁ ESTÁ DISPONÍVEL

O suingue e a extravagância do artista chegam aos cinemas no dia 8 de agosto

Na última sexta-feira (26/07), chegou às plataformas digitais a trilha sonora de “Simonal”, a cinebiografia do cantor Wilson Simonal. O filme, que estreia em 8 de agosto, é dirigido por Leonardo Domingues e tem como protagonista o ator Fabrício Boliveira, que dá corpo à malemolência e irreverência de ‘Simona’, apelido que o cantor recebeu no cenário musical das décadas de 60 e 70. Ouça e baixe aqui.

As 12 faixas escolhidas para compor o álbum digital com a trilha do filme são interpretadas por Simonal e mostram um pouco de sua diversidade e talento. As composições foram criadas por grandes nomes da música, como Carlos Lyra, Carlos Imperial, Caetano Veloso, Ronaldo Bôscoli, Tito Madi e outros. Responsáveis por assinar a trilha sonora do longa, os filhos de Simonal, Simoninha e Max de Castro, também são retratados na produção.

Mesmo conhecido como o grande nome da pilantragem, Wilson Simonal era um cantor versátil que diversificava seu repertório entre samba, bossa nova, soul e outros ritmos. Ainda na fase inicial de sua carreira, Simonal conquistou sucesso com canções como “Balanço Zona Sul” e “Lobo Bobo”.

O ritmo swingado que marcaria a trajetória do cantor chegou algum tempo depois e alcançou o auge do sucesso com hits como “Mamãe Passou Açúcar em Mim”, “Meu Limão, Meu Limoeiro”, “Sá Marina”, “Nem Vem que Não Tem”, entre outras. Ao longo de sua carreira, Simonal gravou mais de 20 discos e uma série de compactos que foram lançados no mercado nacional e internacional.

O filme acompanha Simonal a partir de seu sucesso meteórico, quando conquistou espaço no cenário musical com o balanço de suas composições e a originalidade de suas performances. O músico virou sucesso de público e crítica e ganhou espaço na TV com um programa próprio, quebrando paradigmas da sociedade. O “Rei da Pilantragem” passou a ostentar riqueza e popularidade, sempre ao lado de sua fiel e inseparável esposa, Tereza (interpretada no filme pela atriz Ísis Valverde). Além do auge da carreira, a cinebiografia mostra a queda de Simonal, depois de ser considerado como informante do Dops, durante o período da ditadura.

Tracklist “Simonal”:

1. Balanço Zona Sul (Tito Madi)
2. Walk Right In (Gus Cannon / Hosea Woods)
3. Terezinha (Carlos Imperial)
4. Lobo Bobo (Carlos Lyra / Ronaldo Bôscoli)
5. De Manhã (Caetano Veloso)
6. Mamãe Passou Açúcar em Mim (Bill César)
7. Vesti Azul (Nonato Buzar)
8. Meu Limão, Meu Limoeiro (Carlos Imperial / José Carlos Burle)
9. Carango (Carlos Imperial / Nonato Buzar)
10. Nem Vem Que Não Tem (Carlos Imperial)
11. Tributo a Martin Luther King (Wilson Simonal / Ronaldo Bôscoli)
12. Sá Marina (Antônio Adolfo / Tibério Gaspar)

Sinopse

O filme conta a história de Wilson Simonal, o cantor que saiu da pobreza e comandou as maiores plateias do Brasil. Dotado de um recurso vocal assombroso e domínio de palco excepcional, Simonal consegue transformar suas inseguranças da infância em grandes conquistas na idade adulta. Uma vez no topo, passa a se sentir invencível: exibe a sua riqueza e gosto por carrões e mulheres; faz propaganda de multinacionais; e se recusa a defender um discurso engajado contra a ditadura. Até que resolve ameaçar seu contador quando se vê com problemas financeiros, graças a seus gastos descontrolados, e acaba vendo seu nome envolvido com o Dops. Começa então a derrocada de uma das maiores vozes que o Brasil já ouviu.

Com investimento da BB DTVM e do BNDES, “Simonal” é uma produção da Pontos de Fuga, com coprodução da Globo Filmes e Telecine. A distribuição é da Downtown Filmes.

Sobre a Universal Music

A Universal Music Group é a empresa líder mundial no mercado de música, com forte posicionamento nos negócios de gravação, edição musical e merchandising, com selos próprios ou licenciados em 60 territórios. O Grupo Universal Music (UMG) possui o mais extenso catálogo da indústria fonográfica, incluindo os mais populares artistas e suas gravações realizadas nos últimos 100 anos. Fazem parte da Universal Music Group a Universal Music Publishing, líder em edição musical, a Bravado, empresa de merchandising de produtos originais dos artistas, e a GTS, divisão global de agenciamento artístico e produção de eventos. A Universal Music Group é uma unidade da Vivendi, companhia mundial de mídia e comunicações.

Sobre a Pontos de Fuga

Seu primeiro projeto em cinema foi o documentário “Simonal – Ninguém sabe o duro que dei”, de 2009, que retrata a vida do cantor Wilson Simonal. O filme, inclusive, foi responsável pela maior bilheteria do gênero documentário do ano. Para a televisão, produziu as séries “Design Brasileiro”, de 2013, exibida pelo Canal Curta!, e “Arte Brasileira Quadro a Quadro”, de 2018, exibida pelo canal Arte1. Em 2016, lançou o documentário “Zanine – O Ser do Arquitetar”. Atualmente, está em fase de finalização do longa de ficção “O Amor dá Voltas”, dirigido e escrito por Marcos Bernstein, que conta com Cleo Pires, Juliana Didone e Igor Angelkorte no elenco. Em agosto deste ano, a produtora lança “Simonal”, com direção de Leonardo Domingues e protagonizado por Fabrício Boliveira e Ísis Valverde.

Sobre a Globo Filmes

Desde 1998, a Globo Filmes já participou de mais de 280 filmes, levando ao público o que há de melhor no cinema brasileiro. Com a missão de contribuir para o fortalecimento da indústria audiovisual nacional, a filmografia contempla vários gêneros, como comédias, infantis, romances, documentários, dramas e aventuras, apostando na diversidade e em obras que valorizam a cultura brasileira. A Globo Filmes participou de alguns dos maiores sucessos de público e de crítica como “Tropa de Elite 2”, “Minha Mãe é uma Peça 2” – com mais de 9 milhões de espectadores -, “Se Eu Fosse Você 2”, “2 Filhos de Francisco”, “Aquarius”, “Que Horas Ela Volta?”, “O Palhaço”, “Getúlio”, “Carandiru” e “Cidade de Deus” – com quatro indicações ao Oscar. Suas atividades se baseiam em uma associação de excelência com produtores independentes e distribuidores nacionais e internacionais.

Sobre a Telecine

Telecine é sinônimo de magia do cinema em casa ou em qualquer lugar. Joint venture do grupo Globosat e dos quatro maiores estúdios de Hollywood – Paramount, MGM, Universal e Fox –, exibe com exclusividade no Brasil as produções da Disney. Reúne seis canais lineares segmentados por gênero, que somam a maior audiência da TV paga do país e a plataforma de streaming Telecine, que oferece mais de 1.800 títulos dos mais variados gêneros, organizados por uma equipe especializada comprometida em promover a melhor experiência para o assinante. Com navegação intuitiva, é possível apreciar o universo mágico do cinema em qualquer tela ou lugar do Brasil e acessar até cinco dispositivos ao mesmo tempo. A plataforma pode ser contratada em telecineplay.com.br por R$ 37,90 por mês.

Sobre a TvZero

Inicialmente focada na produção de documentários e vídeos musicais, ao longo de 28 anos de atuação, a TvZero incorporou outros segmentos do audiovisual em seu portfólio. Hoje, se concentra exclusivamente na produção de conteúdo para cinema, TV e novas mídias. Dentre seus trabalhos mais recentes estão “O Nome da Morte” (2018), de Henrique Goldman, “Benzinho” (2018), exibido no Festival de Sundace, “Gabriel e a Montanha” (2017), vencedor de dois prêmios na Semana da Crítica – Cannes, “Nise – O Coração da Loucura” (2015), vencedor das categorias Melhor Filme e Melhor Atriz no Festival de Tóquio, e as coproduções internacionais “Família Submersa” (2018) e “Nona” (2018). A produtora também se destaca pela realização de séries para televisão, como “#MeChamaDeBruna” (2016-2019), com quatro temporadas na Fox Premium, e “Eu sou assim” (2017), exibida no GNT, indicada ao Emmy Internacional na categoria documentário.

Sobre a Forte Filmes

Há 16 anos assina a produção das obras de Domingos de Oliveira, entre as principais “Carreiras”, “Juventude” com Paulo José, “Todo Mundo Tem Problemas Sexuais” com Pedro Cardoso, o elogiado doc “Domingos” de Maria Ribeiro, o premiado filme “Infância” com Fernanda Montenegro e “BR716”. Prestou assessoria para os documentários “Simonal – Ninguém sabe o duro que dei” de Claudio Manoel, Micael Langer e Calvito Leal e “Los Hermanos – Este é o fim do começo de nossas vidas” de Maria Ribeiro. Produziu mais de 300 programas de entrevista para o Canal Brasil, e mais de 20 peças teatrais. Atualmente está pré-produzindo o longa-metragem “Todo Mundo Ainda Tem Problemas Sexuais” roteiro de Domingos Oliveira, direção de Renata Paschoal e filmando a série de TV “Condissões de Mulheres de 50” com direção de Domingos Oliveira e Renata Paschoal com Cacá Mourthé, Clarice Niskier, Dedina Bernadelli e Priscilla Rozenbaum e convidados.

Sobre a Downtown Filmes

Fundada em 2006, a Downtown Filmes é a única distribuidora dedicada exclusivamente ao cinema brasileiro. Desde 2011, ocupa a posição da distribuidora número 1 no ranking de filmes nacionais. De 2006 até hoje, vendeu mais de 50% de todos os ingressos de filmes brasileiros lançados. Até fevereiro de 2019, a Downtown Filmes lançou 139 longas nacionais, que acumularam mais de 138 milhões de ingressos.

Entre os maiores sucessos da distribuidora estão “Minha Mãe É Uma Peça 1 e 2”, estrelados por Paulo Gustavo; “De Pernas Pro Ar 1 e 2”, e “Loucas Pra Casar”, com Ingrid Guimarães; “Chico Xavier”, “Elis”, “Fala Sério, Mãe!” com Ingrid Guimarães e Larissa Manoela, “Os Farofeiros” com Mauricio Manfrini e Cacau Protásio e “Minha Vida em Marte” com Paulo Gustavo e Monica Martelli. Em 2019, lançou “Minha Fama de Mau” biografia do cantor Erasmo Carlos, “Cine Holliúdy 2” e, no segundo semestre, lançará os filmes “Simonal”, “Socorro, virei uma garota!”, “O amor dá trabalho” e “Minha mãe é uma Peça 3”, com Paulo Gustavo.