RINGO STARR ANUNCIA SEU 20º ÁLBUM DE ESTÚDIO. “WHAT’S MY NAME” SERÁ LANÇADO DIA 25 DE OUTUBRO DE 2019

Faixa-título já está disponível

Ringo Starr acaba de anunciar seu 20º álbum de estúdio, What’s My Name, que será lançado pela Universal Music, nas plataformas digitais, no dia 25 de outubro de 2019.

What’s My Name é o lançamento mais recente de uma série de álbuns sinceros e genuínos que Starr produziu em seu estúdio em casa, com um elenco distinto, mas sempre em constante mudança, e muitas vezes repetindo os personagens musicais e amigos, tocando junto com Ringo, como Paul McCartney, Joe Walsh, Edgar Winter, Dave Stewart, Benmont Tench, Steve Lukather, Nathan East, Colin Hay, Richard Page, Warren Ham, Windy Wagner, Kari Kimmel e mais (a lista completa das faixas e os créditos estão listados abaixo).

Para Ringo, gravar em sua casa, conhecida como Roccabella West, tornou-se um modo de vida bem-vindo e produtivo. “Não quero mais estar em um estúdio de gravação antiquado. Eu já tive o suficiente da grande parede de vidro e da separação. Estamos todos juntos aqui, quem eu convidar. Este é o menor clube da cidade. E eu adoro estar em casa, poder dizer oi para a Barb (sua esposa, Barbara Bach), tem sido muito bom para mim e para a minha música”, explica Starr.

Com a ajuda dos muitos rostos familiares que aparecem no álbum e nos créditos, além da gravação e mixagem de Bruce Sugar, What’s My Name reflete o desejo de Ringo em manter sua música caseira, tornando-a fresca e vital, seja introduzindo novos colaboradores, como o compositor Sam Hollander, ou por ser mais aberto e gravar músicas que ele não escreveu, coescreveu ou, em um caso, não produziu. “O pessoal do Sam Hollander procurou Bruce Grakal, meu advogado, e disse: Sam gostaria de dizer ‘oi’ para Ringo. E eu disse ao Sam para aparecer. Depois escrevemos uma música juntos, ‘Thank God For Music’. Então Sam ligou e disse: acho que tenho outra música e eu respondi: deixe-me ouvi-la. Ele tinha escrito a música toda, uma canção sobre as coisas que eu disse em uma entrevista para a Rolling Stone. Eu amei o sentimento que ele mostrou – tinha um verso sobre passar muito tempo em hospitais, mas eu não queria cantar esse verso – um verso sobre compaixão. Sam veio e eu coloquei os vocais e disse: você produz esta, mas Sam disse: Bem, você vai tocar bateria. Então, eu entrei e toquei duas vezes. Eu gosto de fazer dois takes, duas gravações. E ele pegou ‘Better Days’ e conseguiu“.

A faixa-título e primeiro single do novo álbum — “What’s My Name” – é um hino empolgante, escrito por Colin Hay, que retornou ao All Starr Band no verão passado, transformando um canto familiar dos shows ao vivo de Ringo em um empolgante rock com a certeza de ser uma futura canção para agradar multidões. “Esta foi a terceira vez de Colin Hay na All Starr Band. E um amigo me contou que, sem o meu conhecimento, Colin escreveu uma música anos atrás chamada ‘What’s My Name’. Eu disse: traga-a aqui para casa e vamos ouvi-la. Mais tarde ouvi dizer que Colin não conseguiu encontrá-la! Ele escreveu a canção há seis anos e a colocou em alguma pilha. Mas ela acabou no fundo de uma gaveta. Então Colin veio, a tocou para mim e eu adorei. Eu amei os versos e todo o seu sentimento. Com toda a honestidade, não há muitas pessoas que podem se perguntar ‘What’s My Name?’em uma canção. Se você já esteve no show, já conhece a música. Eu sou abençoado porque a maioria das coisas que vêm para mim são paz e amor. Ainda existem sempre provações e tribulações. Mas eu sinto na vida que é assim que o sol brilha. Sou abençoado. Eu sempre tenho a mesma conversa – uma audiência pode ser atormentada. Mas damos a eles tudo o que temos. Damos um ao outro tudo o que temos. E às vezes não é suficiente. Mas na maioria das noites é tudo. Vou tocar o melhor que puder para você. E você toca o melhor que puder para mim. É tudo o que eu posso pedir“.

No entanto, a peça central emocional de  What’s My Name é a versão profundamente sensível de Starr em “Grow Old With Me”, de seu grande amigo John Lennon. Esta é uma performance para a história, que se tornou ainda mais poderosa e emocionante quando percebemos que Ringo é abençoado por ainda estar vivendo o sonho de envelhecer com a pessoa que ama de uma maneira que seu amado amigo John estava imaginando com Yoko quando ele escreveu essa canção nos anos anteriores à sua trágica morte. Como Starr observa com um sorriso caloroso, “ainda estou vivendo esse sonho”.

Para Ringo, a inspiração para gravar “Grow Old With Me” veio quando ele encontrou o notável produtor Jack Douglas, que produziu com John Lennon e Yoko Ono o álbum “Double Fantasy”, entre outras gravações clássicas.

Jack perguntou se eu já tinha ouvido The Bermuda Tapes, as demos de John daquela época”, recorda Ringo. “E eu nunca tinha ouvido sobre isso. A ideia de que John falava de mim naquele tempo antes de morrer, bem, sou uma pessoa emocional. E eu simplesmente amei essa música. Eu cantei da melhor maneira que eu pude. Eu faço o meu melhor quando penso em John tão profundamente. E eu fiz o meu melhor. Nós fizemos o nosso melhor. A outra coisa boa é que eu realmente queria que Paul tocasse esta música conosco, e ele disse que sim. Paul veio e tocou baixo e canta um pouco comigo. Então, de certa forma, John está também nela. Eu estou nela e Paul está nela. Não é um golpe publicitário. Isto é exatamente o que eu queria. E os arranjos de cordas que Jack providenciou para esta faixa, se você realmente a escuta, elas fazem a linha de ‘Here Comes The Sun’. Então, de certa forma, somos nós quatro“.

What’s My Name é preenchido com outras colaborações e inspirações de destaque – começando com a faixa de abertura, o rock “Gotta Get Up To Get Down”, que Starr coescreveu com seu cunhado e parceiro musical de longa data Joe Walsh. “Eu tenho feito música com Joe muito antes de nos tornarmos irmãos. Meses atrás, estávamos jantando com Klaus Voorman, e por algum motivo, eu falei: ‘Bem,you gotta get up to get down’. Joe olhou para mim e disse: “Sabemos que esse é o título, então vamos escrever uma música sobre isso. E foi assim que aconteceu. A parte de Edgar Winter nessa faixa é simplesmente incrível! Edgar ésempre incrível, mas ele sempre se destaca para mim”, disse Starr. Outras faixas incluem: “You’ve got to get up to get down” coescrita com Steve Lukather membro a um longo tempo da All Starr. “Eu escrevi essa com Steve Lukather, que é mágico. Cometi um erro ao dizer a Steve: você é meu último melhor amigo e estamos vivos até hoje. E ele é um cara bonito. Às vezes, ele se faz de durão, mas ele é um cara muito sentimental. Trabalhamos bem juntos. E ele é ainda melhor quando não está tocando mil notas por minuto – o que ele pode fazer. Ele é o cara. Eu amo esse cara. Não conte a ele. Às vezes, Steve fica feliz em tocar comigo e eu digo: ‘Você está se divertindo muito’”. 

Um cover do clássico “Money (That’s What I Want)”, “Send Love, Spread Peace” e “Life Is Good”, inspirado em um livro escrito por Bert & John Jacobs sobre a empresa com o mesmo nome, fundada por eles. “No ano passado, fui receber uma homenagem no Paley Center e estava usando um chapéu que dizia: ‘Life Is Good’. Gostei deste sentimento. E os caras da organização Life is Good me enviaram camisetas e um livro,     que Gary e eu gostamos. E foi assim que escrevemos a música. Se temos um título, apenas continuamos”.

“What’s My Name” – o escritor David Wild questionou, o que há em um nome?
No caso espetacular e singular de Ringo Starr, o que está em seu nome é uma vida duradoura e fabulosa de música e significado, e claro, paz e amor, e tudo isso aparece alto e claro no último álbum de Ringo, What’s My Name.

Sim, existe mais de meio século de história ilustre no nome de Ringo. No entanto, o que faz tudo isso significar muito mais aqui e agora é que o artista anteriormente conhecido como Richard Starkey continua sempre conquistando seu excelente e amado nome, toda vez que ele sobe ao palco com uma de suas All-Starr Bands e sempre que lança uma nova música.

Da melhor maneira possível, tocar bateria continua sendo uma loucura pra Ringo e o mantém avançando no tempo. Como Starr lembra carinhosamente: “Quando eu era adolescente, minha mãe sempre dizia: ‘Filho, você fica mais feliz quando está tocando’. E ainda é verdade até hoje. Sou abençoado. Eu tinha um sonho aos treze anos e, ontem à noite, toquei com todos os meus amigos no Greek e tenho juntado as All Starr Bands há 30 anos. E ainda é uma emoção“.

Starr também tem um novo livro a ser lançado dia 15 de outubro, Another Day In the Life (Genesis Publications) que reflete seu amor pela música, pelas viagens e pela natureza e nos mostra o mundo como é visto pelos olhos de Ringo.