ELVIS COSTELLO & SEBASTIAN KRYS REMODELAM OUSADAMENTE O CLÁSSICO DISCO “THIS YEAR’S MODEL” EM “SPANISH MODEL”, UM ÁLBUM OUSADO E PIONEIRO

O NOVO TRABALHO TRAZ O ACOMPANHAMENTO INSTRUMENTAL ORIGINAL TOCADO POR ELVIS COSTELLO & THE ATTRACTIONS NO DISCO ANTOLÓGICO DE 1978, COM NOVOS VOCAIS REGISTRADOS POR ARTISTAS LATINOS DO POP E DO ROCK EM VERSÕES EM ESPANHOL

16 CANÇÕES PRODUZIDAS PELO PRODUTOR SEBASTIAN KRYS, VENCEDOR DE INÚMEROS PRÊMIOS GRAMMY® E LATIN GRAMMY®, “A PARTIR DE UMA IDEIA ORIGINAL DE ELVIS COSTELLO”

O ÁLBUM TEM A PARTICIPAÇÃO DAS ESTRELAS CAMI, DRACO ROSA, FITO PÁEZ, FRANCISCA VALENZUELA Y LUIS HUMBERTO NAVEJAS, GIAN MARCO E NICOLE ZIGNAGO, JESSE & JOY, JORGE DREXLER, JUANES, LA MARISOUL, LUIS FONSI, MORAT, NINA DIAZ, PABLO LÓPEZ, RAQUEL SOFÍA Y FUEGO, SEBASTIÁN YATRA E VEGA

Elvis Costello e seu colaborador de longa data, o produtor vencedor de 18 prêmios GRAMMY® e Latin GRAMMY®, Sebastian Krys, reuniram um impressionante elenco internacional com alguns dos maiores artistas de rock e do pop latino de todo o mundo para interpretar o álbum de Elvis Costello & The Attractions, “This Year’s Model”, inteiramente em espanhol, que chega hoje às plataformas digitais.

As inspiradas versões para o espanhol foram cantadas em cima do acompanhamento original do álbum. As performances clássicas da banda The Attractions em 1978, em estúdio, foram recentemente mixadas por Krys a partir das masters, revelando um novo poder e intensidade. As novas mixagens nos permitem agora ouvir mais detalhes em certos momentos: Costello e Mick Jones, da banda The Clash, travam um duelo com suas guitarras rítmicas no coda emocionante de “Pump It Up”; Pete Thomas quase destrói sua bateria no final de “No Action”. Há até mesmo uma ocasional aparição vocal de Elvis Costello.

Quando Elvis Costello e Krys começaram a pensar em artistas que se encaixariam neste projeto, eles perceberam que o álbum “This Year’s Model” era um registro importante para muitos artistas no mundo hispânico, mas sua essência não havia sido mais apreciada por causa da barreira do idioma. Eles recrutaram vários fãs de Costello, todos com carreiras estelares. Artistas que Krys e Costello sentiram que se encaixariam perfeitamente ao repertório. E todos participaram com grande entusiasmo, trazendo seus estilos diferentes para a pungência e a urgência das canções originais. Assim foi criada uma experiência sonora totalmente nova.

Spanish Model” apresenta artistas como Juanes, Luis Fonsi, Sebastián Yatra, Morat, Cami, Draco Rosa, Fito Páez, Francisca Valenzuela e Luis Humberto Navejas (vocalista principal do Enjambre), Gian Marco & Nicole Zignago, Jesse & Joy, Jorge Drexler, La Marisoul, Nina Diaz, Pablo López, Raquel Sofia & Fuego e Vega. Eles cantam essas composições atemporais e universais de Elvis Costello que foram habilmente traduzidas para o espanhol, buscando preservar seu significado, sua energia, sua atitude e sua inteligência.

O conceito é realmente inovador: um artista substituindo seus vocais por performances novas, recém-gravadas por outros artistas, cantando em outro idioma, apoiados pela música original.

O álbum apresenta 16 faixas tiradas da versão original lançada nos Estados Unidos de “This Year’s Model” (que gerou os hits “Pump It Up”, “Radio Radio”, “This Year’s Girl”, “The Beat”).

No dia 16 de julho, Costello & The Attractions e Juanes fizeram o lançamento do primeiro single do projeto, “Pump It Up”, que conta com a participação do superstar colombiano Juanes, cujo recém-lançado álbum “Origen” também foi produzido por Sebastian Krys e contou com Pete Thomas na bateria. Sua performance estimulante de “Pump It Up” (com a letra espirituosa agora em espanhol) consegue igualar à mesma intensidade e sensação da gravação original, enquanto os vocais originais de Costello fornecem o refrão de sua marca registrada e uma familiaridade instantânea. O eletrizante clipe reproduz isso transformando o vídeo com a assinatura de Costello por rostocoping a original e inserindo a cabeça de Juanes no lugar da de Costello para criar uma versão divertida e atualizada, trazendo uma mistura perfeita do antigo e do novo que este álbum ousado incorpora. “‘Pump It Up’ é uma canção tão icônica e característica do incrível repertório de Elvis, que foi uma verdadeira honra ter a chance de cantar com a gravação original de 1978 e fazer parte dessa energia propulsora”, disse Juanes.

Spanish Model” exala o mesmo tipo de energia e espírito do original, mas com um toque latino. Com 19 artistas em destaque representando 10 países e territórios em todo o mundo de língua espanhola, incluindo: Argentina, Chile, Colômbia, República Dominicana, México, Peru, Porto Rico, Espanha, Uruguai, além de vários dos Estados Unidos. O álbum é realmente um caso de colaboração global. As guitarras pontiagudas de Costello se chocam com os teclados “carnavalescos” do colega de banda Steve Nieve e a pulsação impulsiva e urgente do baixista Bruce Thomas e do baterista Pete Thomas: temos The Attractions virtualmente acompanhando uma série de lendas da música latina, estrelas contemporâneas e artistas emergentes em um conjunto de performances emocionantes em espanhol, todas imbuídas da identidade e do estilo singulares de cada artista.

A ideia de “Spanish Model” remonta a 2018, quando foi feito um pedido do show runner David Simon (“The Wire”, “Treme”) para transformar “This Year’s Girl” em um dueto com a cantora Natalie Bergman para os créditos de abertura da segunda temporada de seu show “The Deuce”. Logo depois que isso se concretizou, permitindo que Costello ouvisse sua música de uma nova maneira, ele teve um sonho em que ouvia “This Year’s Model”, mas em espanhol. Com a curiosidade e o interesse despertados, Costello ligou para Sebastian Krys, seu colaborador frequente, nascido na Argentina e produtor do GRAMMY® Latino. Falaram sobre a ideia de ter artistas cantando o álbum inteiro em cima do acompanhamento original, e não demorou muito para que os dois descobrissem como tornar o sonho realidade.

Desde o lançamento de “My Aim Is True”, em 1977, Elvis Costello, sempre musicalmente curioso, se permitiu seguir seus impulsos criativos. E muitas vezes ele avançou por territórios imprevisíveis, com resultados emocionantes. Ao longo de mais de quatro décadas, o iconoclasta Costello se deleitou explorando a condição humana em um catálogo extremamente diverso que inclui colaborações com Burt Bacharach, Allen Toussaint, Paul McCartney, T Bone Burnett, Quarteto Brodsky, Spinal Tap, Anne Sofie von Otter, The Roots e sua esposa, Diana Krall, entre tantos outros.

Costello abraçou uma série desconcertante de gêneros, do country e do jazz à música orquestrada e experimental, sem esquecer das raízes no pop e no rock – sempre acompanhado por um público fiel. Depois de ganhar um Grammy por “Look Now”, seu álbum de 2018 com The Imposters, Costello lançou recentemente um EP em francês, “La Face de Pendule à Coucou”, com versões de canções de seu aclamado álbum de 2020, “Hey Clockface”, cantadas por Iggy Pop, Isabelle Adjani, Tshegue, Etta Somatis e AJUQ.

Parte da diversão deste projeto é sua natureza inesperada. Embora eu ache que o público que presta atenção ao que faço já esteja bastante acostumado a surpresas”, disse Costello.

Quando Elvis me contou a ideia, demorei cerca de 15 segundos para responder. Já estive em muitas situações em que tentei colocar artistas latinos cantando as músicas de Elvis Costello. O feedback que ouvi com mais frequência foi ‘amei a ideia, sempre quis saber o que ele estava dizendo naquelas canções’. “Spanish Model’ é uma oportunidade de converter um lado inteiro do mundo para este grande disco e, por meio dessas vozes, divulgar suas ideias. Liricamente, ‘This Year’s Model’ ainda é relevante hoje: tudo que as músicas têm a dizer e a forma como o dizem segue relevante”, afirma Sebastian Krys.

Costello e Krys trabalharam em estreita colaboração com os cantores e compositores Elsten Torres e Ximena Muñoz para adaptar todas as letras, para que as versões em espanhol captassem perfeitamente cada canção. Com as letras lapidadas, cada artista começou a gravar.

As versões foram fundamentais, como explicou Luis Fonsi: “As letras ficaram muito naturais, nada sobrando. Você não pode somente ler, tem que cantar a letra pra ver se a versão funciona ou não. E desde a primeira vez que comecei a cantar ‘You Belong To Me’, senti tudo natural. E também é fiel à letra original, tem a mesma energia. É uma tarefa complicada. A gente quer respeitar a versão original. Eu cuidadosamente, pé ante pé, contornei isso. Desviar um pouquinho? Qual é o equilíbrio perfeito?. Eu me esbaldei cantando ‘Triggers’”, disse La Marisoul. “A tradução foi linda. E eu adoro baladas em que posso me jogar e cantar”.

Elvis Costello deu a primeira pista sobre o lançamento no ano passado, quando criou a playlist “October Surprise: 50 Songs for 50 Days”, que incluiu uma das faixas de “Spanish Model”, a versão politizada de “Crawling To The USA”, com Gian Marco e Nicole Zignago. Costello e Krys discutiram recentemente as origens de ”Spanish Model” no Latin Alternative Music Conference, de 2021, realizado em maio.

’This Year’s Model’ fala de desejo e de como ele se relaciona com o amor, a moda, o olhar masculino voltado para as mulheres e o controle, especialmente o controle político sobre todos nós”, disse Costello. “Não acho que haja algo que alguém em outro idioma não tenha entendido. Algumas das letras podem ser um pouco obscuras porque eu uso expressões inglesas peculiares, mas eu constantemente me apaixono por discos em outras línguas sem entender as letras. Você responde à humanidade, ao orgulho, à tristeza, à celebração”.

Essencialmente, “Spanish Model” reflete a celebração de influências e inspirações muito diversas, jornada pessoal em que Elvis Costello embarcou de inúmeras maneiras criativas ao longo dos anos. Nesse movimento, ele muitas vezes saiu da zona de conforto, expandindo seu repertório musical ou, como aconteceu neste projeto, revelando algo totalmente novo.

Tracklist “Spanish Model”:

1. No Action – Nina Diaz
2. (Yo No Quiero Ir A) Chelsea ((I Don’t Want To Go To) Chelsea) – Raquel Sofía y Fuego
3. Yo Te Vi (The Beat) – Draco Rosa
4. Pump It Up – Juanes
5. Detonantes (Little Triggers) – La Marisoul
6. Tu Eres Para Mi (You Belong To Me) – Luis Fonsi
7. Hand In Hand – Francisca Valenzuela y Luis Humberto Navejas
8. La Chica de Hoy (This Year’s Girl) – Cami
9. Mentira (Lip Service) – Pablo López
10. Viviendo en el Paraiso (Living In Paradise) – Jesse & Joy
11. Lipstick Vogue – Morat
12. La Turba (Night Rally) – Jorge Drexler
13. Llorar (Big Tears) – Sebastián Yatra
14. Radio Radio – Fito Páez
15. Crawling To The U.S.A. – Gian Marco y Nicole Zignago
16. Se Esta Perdiendo La Inocencia (Running Out Of Angels) – Veja