“CHANGE”: INÉDITA DE RITA LEE & ROBERTO DE CARVALHO PARA DANÇAR (E REFLETIR)

Com produção de Gui Boratto, música chega às plataformas no dia 27 de setembro pela Universal Music

Change la question pourquoi/ Change la question pourquoi pas”. É com essa provocação que Rita Lee & Roberto de Carvalho abrem a nova música da dupla, “Change”, chega às plataformas à meia-noite do dia 27 de setembro.

À medida em que nosso filho João Lee foi nos mostrando o trabalho que fez de remixes de nossas músicas (o projeto “Classix Remix”), Roberto e eu ficamos brincando de fazer uma inédita, numa levada DJ. E saiu ‘Change’. O inusitado foi que a letra me veio em inglês com refrão em francês”, conta Rita sobre a canção, que vem passeando por questionamentos desses e de outros tempos.

Roberto dá ainda mais pistas das mudanças pelas quais a música passou para chegar até o público. “’Change’ faz jus ao título porque foi passando por várias mutações ao longo do tempo. Começou a surgir há alguns anos no meu gravador mental, mais especificamente o refrão, fiquei assobiando durante um tempão até que resolvi gravar a demo no Logic (software de edição). Fui desenvolvendo o restante da música aos poucos, até que chegou no ponto de mostrar para a Rita. Imediatamente, o santo baixou, justamente no refrão. E, surpresa, o santo era francês. E aí, ‘Change’ passou por um período de hibernação, até que nosso filho João surgiu com o projeto de remixes, em 3 volumes, e durante o processo veio a vontade de fazer alguma coisa que dialogasse com o eletrônico, com o ‘dance’, linguagens musicais que sempre vi como derivativas e importantíssimas no universo pop/rock. E, com isso, ‘Change’, gravada, porém inacabada, voltou às paradas. E aí entra o super hiper talentoso Gui Boratto, grande amigo do João, que achamos que seria o cara ideal para dar o toque de pirlimpimpim que estava faltando. João fez a conexão. Foi love at first sight. Rita se empenhou na continuação da letra. E não há de ver que desta feita o santo baixou em inglês!!! Gui veio em casa gravar os vocais de Rita, que ficaram incríveis, e passou um tempo reconfigurando, rearranjando a música. Passamos muitas horas ao telefone durante esse processo. No final, ficou mágico. Química perfeita! Voilà!”.

Aproveito o depoimento de Roberto para lembrar que a dupla já passeia pelas pistas desde o início da parceria – quando misturaram, entre outros ritmos, rock, pop, disco e carnaval, conquistando plateias do mundo todo.

Gui Boratto – que remixou “Mutante” e “Pega rapaz” para o projeto “Classix Remix” – se tornou o responsável pela vibe das pistas de “Change”. A faixa será também lançada no formato imersivo Áudio Espacial/Dolby Atmos, nas plataformas que já disponibilizam o formato, atualmente Apple Music e Tidal. Boratto admite o nervosismo ao receber o convite para trabalhar com duas sumidades da música planetária. “Deu nervoso, claro. Muito nervoso… Mas, antes de iniciar, conversei com o Roberto e com a Rita e eles me disseram que tinham feito essa música inédita, já com um pré-arranjo. Ele me mandou esse material e a partir daí foi um processo muito gostoso. Levei um pequeno equipamento no estúdio da casa deles, quando gravamos os vocais. A Rita escreve e canta em várias línguas – com pronúncia maravilhosa. E, depois dessa gravação, fomos batendo bola. Gravei alguns instrumentos em casa e fomos levando em um processo sem pressão. Uma troca. E saiu essa música maravilhosa, que tem tudo a ver com o momento do mundo”.

O mais recente álbum de inéditas da dupla Lee & Carvalho é o “Reza” (2012). Desde então, a gente estava sedento por material novo. A voz da Rita é sempre um bálsamo. E dá uma alegria enorme sempre que o casal nos presenteia com uma música nova. Outro presente é o clipe, gravado em agosto e dirigido por Otavio Luciano e Luciana Ferraz.

Seja para dançar, para curtir ou para refletir, Rita & Roberto nos surpreendem mais uma vez. E deixam, claro, aquele gostinho de quero mais.

*Guilherme Samora é jornalista, editor e estudioso do legado cultural de Rita Lee.

***

Change (Rita Lee & Roberto de Carvalho)
Voz: Rita Lee
Guitarra 1: Roberto de Carvalho
Guitarra 2 e Baixo: Gui Boratto
Teclados: Roberto de Carvalho e Gui Boratto
Programação adicional: Gui Boratto e Roberto de Carvalho
Produção: Gui Boratto
Gravado em março de 2021 no Ritz Studio e Muzikizmo Studios, São Paulo
Mix: Gui Boratto
Masterização: Pimpo Gama

Créditos do clipe:
Direção: Otavio Juliano e Luciana Ferraz
Concepção e Finalização: Luciana Ferraz
Direção de Fotografia: Diego Garc
Produção: Interface Filmes
Assistente de Câmera: Alex de Sousa
Cabelo e Maquiagem: Andréa Cassolari
Agradecimentos: Guilherme Samora e Guilherme Francini
Management Rita Lee e Roberto de Carvalho: Silvia Venna