CAST DA UNIVERSAL MUSIC É RECONHECIDO NAS INDICAÇÕES AO GRAMMY® 2022

Olivia Rodrigo é a única artista a ser indicada nas quatro categorias principais

Jon Batiste, Justin Bieber e H.E.R aparecem como os mais indicados na 64ª edição da premiação

Nesta terça (23), a Academia do Grammy anunciou os indicados ao GRAMMY® 2022 nas 86 categorias avaliadas pela instituição. Diversos artistas da Universal Music foram nomeados.

O artista Jon Batiste, que neste ano ganhou um OSCAR® com a melhor “Trilha Sonora” feita para o filme “Soul”, da Pixar, é o maior destaque da premiação musical, somando 11 indicações – incluindo duas das categorias mais importantes: “Álbum do Ano”, com “We Are”, e “Gravação do Ano” pela faixa “Freedom”.

A sensação Olivia Rodrigo, nomeada como “Artista Revelação” é a única artista a ser indicada nas quatro categorias principais. Ela concorre aos prêmios de “Gravação do Ano” e “Canção do Ano”, com a faixa “drivers license”, e o disco “SOUR” está na lista dos concorrentes ao título de “Álbum do Ano”. Além disso, Olivia foi nomeada para “Melhor Performance Solo Pop” (“drivers license”), “Melhor Álbum Vocal de Pop” (“SOUR”) e “Melhor Clipe” (“good 4 u”).

Justin Bieber e H.E.R conquistaram oito nomeações cada e despontam no big four. Bieber com seu álbum “JUSTICE”, lançado em março, que traz o hit “Peaches”, está indicado a quatro prêmios nas categorias “Gravação do Ano”, “Canção do Ano”, “Melhor Performance de R&B” e “Melhor Clipe”. A canção “Anyone” concorre a “Melhor Performance Solo Pop” e o canadense ainda levou nomeações para “Melhor Performance em Grupo ou Dupla de Pop”, com “Lonely”, ao lado de benny blanco, e “Melhor Álbum Vocal de Pop”, por “Justice (Triple Chucks Deluxe) – Justin Bieber”. A sentimental H.E.R é destaque nas categorias “Álbum do Ano”, pelo seu trabalho em “Back Of My Mind”, que também é indicado na categoria “Melhor Álbum de R&B”, além dos spots nas categorias “Canção do Ano”, “Melhor Performance de R&B Tradicional “(“Fight For You”), “Melhor Performance de R&B” e “Melhor Música de R&B” (“Damage”).

Com sete nomeações, Billie Eilish a disputa pelos prêmios de “Álbum do Ano” e “Melhor Álbum Vocal de Pop” com o álbum “Happier Than Ever”. A faixa-título trouxe uma mão cheia de indicações nas seguintes categorias: “Canção do Ano”, “Gravação do Ano”, “Melhor Performance Solo Pop” e “Melhor Clipe”. Com o filme “Happier Than Ever: A Love Letter to Los Angeles — Billie Eilish”, disponível no Disney+, a artista ainda faturou uma indicação na categoria “Melhor Filme Musical”.

Entre os nomes mais quentes do momento, estão o projeto “Love For Sale”, de Lady Gaga e Tony Bennett, além dos recordistas “evermore”, de Taylor Swift, e “Donda”, de Kanye West, são apontados como melhores os álbuns lançados no período elegível.

Após 39 anos de pausa na carreira – e quatro décadas sem uma nomeação na premiação -, o grupo ABBA, que fez seu retorno musical em setembro deste ano, deu está no páreo e disputa na categoria de “Gravação do Ano” pelo single “I Still Have Faith In You”.

FINNEAS, que já possui premiações pela parceria com sua irmã, Billie Eilish, é um dos indicados na categoria “Artista Revelação”. A banda Glass Animals, dona do sucesso “Heat Waves”, também disputa ao mesmo prêmio, ainda ao lado do fenômeno Olivia Rodrigo.

Os artistas latinos J Balvin, Karol G, Kali Uchis e Juanes também foram indicados. Balvin compete na categoria de “Melhor Álbum de Música Urbana” com o disco “Jose”, junto com Karol G e seu “KG0516” e da colombiana Kali Uchis, que também disputa o mesmo prêmio com o álbum “Sin Miedo (Del Amor Y Otros Demonios)”.

Referência de rock na América Latina, Juanes emplacou uma nomeação para “Origen” na categoria “Melhor Álbum Latino de Rock ou Alternativo”. Com seu primeiro trabalho em língua espanhola, “Revelación”, Selena Gomez disputa o prêmio de “Melhor Álbum Pop Latino”.

Outros artistas da Universal Music concorrem em categorias importantes, como Drake, The Weeknd, Paul McCartney, Ariana Grande, Kacey Musgraves, Norah Jones, MARSHMELLO, Carrie Underwood, Tori Kelly e Snooh Aalegra.

Confira a lista completa no site oficial da premiação.