TAYLOR SWIFT CONSEGUE SEU 10º ÁLBUM EM Nº 1 NA BILLBOARD 200 CHART COM “RED (TAYLOR ´S VERSION)”

Swift se torna a segunda mulher com pelo menos 10 Nº1, atrás apenas de Barbra Streisand

Taylor Swift entra em 1º lugar na Billboard 200 albums chart, datada de 27 de novembro com “Red (Taylor’s Version)”, a regravação de seu álbum de 2012, “Red”, que liderou a lista por sete semanas em 2012-13.

O novo lançamento de 30 faixas, que acrescenta um conjunto de músicas inéditas “From the Vault” (as faixas inéditas dos álbuns regravados por Taylor Swift têm ganhado o acréscimo no final do título de “From The Vault”, que em tradução significa ‘vindas do cofre’), dá a Swift um marco de 10 álbuns na primeira posição no chart, tornando-a a segunda mulher com 10 ou mais álbuns em 1º lugar na história de 65 anos da parada. Barbra Streisand tem o maior número de Nº 1 entre as mulheres, com 11.

Red (Taylor’s Version)” conquistou 605 mil unidades de álbum equivalentes nos Estados Unidos na semana que terminou em 18 de novembro, de acordo com a MRC Data. Essa marca a segunda maior semana do ano, ficando atrás apenas da estreia de “Certified Lover Boy”, de Drake, que acumulou 613 mil unidades na semana que terminou em 9 de setembro. “Red (Taylor’s Version)” também foi lançado durante a melhor semana do ano em termos de vendas de álbuns tradicionais: 369 mil.

Red (Taylor’s Version)” é o segundo álbum regravado de Swift, após “Fearless (Taylor’s Version)”, que também estreou em na primeira posição, em abril.

Das 605 mil unidades ajustadas de álbuns de “Red (Taylor’s Version)” obtidas nos Estados Unidos na semana que terminou em 18 de novembro, as vendas correspondem a mais de 300 milhões de streams nas 30 faixas do disco e 369 mil cópias físicas.

Red (Taylor’s Version)” contém novas versões das 16 músicas do álbum original, juntamente com suas quatro faixas-bônus na edição deluxe e o single beneficente “Ronan”, de 2012. Nove gravações adicionais “From the Vault” completam o novo projeto: seis faixas inéditas anteriormente escritas para “Red”, uma versão de 10 minutos do álbum “All Too Well“, e as versões solo de Swift das músicas “Better Man” e “Babe”. As duas últimas faixas foram escritas para “Red”, mas não foram lançadas por Swift na época e mais tarde gravadas e lançadas por Little Big Town e Sugarland, respectivamente.

Red (Taylor´s Version)” foi anunciado em 18 de junho para lançamento em 19 de novembro. Em 30 de setembro, a data de lançamento foi adiada uma semana para 12 de novembro. Swift lançou o álbum com aparições no The Tonight Show com Jimmy Fallon e Late Night With Seth Meyers, da NBC (ambos em 11 de novembro), seguido de uma apresentação no Saturday Night Live, em 13 de novembro. Neste último, ela apresentou a versão de 10 minutos do álbum “All Too Well”.

All Too Well” também ganhou seu próprio curta-metragem de 15 minutos, que fez par com o vídeo musical, dirigido por Swift e estrelado por Dylan O’Brien e Sadie Sink. Swift lançou um vídeo oficial para uma das faixas do álbum “From the Vault”, “I Bet You Think About Me”, com Chris Stapleton. O clipe foi dirigido por Blake Lively e coestrelado por Miles Teller.

Swift também fez uma parceria com a Starbucks, na qual a gigante do café promoveu a bebida preferida da Swift, enquanto tocava sua música dentro das lojas. A rede não vendeu o CD, embora a Starbucks vendesse regularmente CDs em suas lojas. Os clientes podiam pedir a bebida favorita de Swift na Starbucks, um Latte Grande Caramel Nonfat, pedindo um Latte Taylor ou uma Versão de Taylor.

Alguns dos feitos que Swift consegue com a estreia de “Red (Taylor’s Version)”:

Entre todos os atos, The Beatles continua a ter o maior número de álbuns Nº 1 na Billboard 200, com 19, datando de quando a lista começou a ser publicada regularmente semanalmente em março de 1956.

Alguns que conquistaram o 1º lugar na Billboard 200: The Beatles – 19, Jay-Z – 14, Bruce Springsteen – 11, Barbra Streisand – 11, Drake – 10, Eminem -10, Elvis Presley -10, Taylor Swift -10, Kanye West – 10.

Swift conquistou a primeira posição pela primeira vez com “Fearless”, seu segundo LP de estúdio, que estreou no topo da parada em 29 de novembro de 2008.

Taylor ainda quebrou o recorde de tempo ao alcançar quatro álbuns em Nº 1 por uma artista solo feminina. Seus quatro álbuns conquistaram o primeiro lugar na Billboard 200, em pouco menos de 16 meses (ou, 68 semanas). Este é, até o momento, o tempo mais curto que uma artista solo conseguiu realizar tal feito na Billboard 200, desde que começou a ser publicada semanalmente, em março de 1956.

Anteriormente, entre os solistas, Elton John ganhou quatro Nº 1, com apenas 69 semanas entre seus quatro últimos Nº 1, em 1974-75.

O pacote de quatro Nº 1 de Swift começou há pouco menos de um ano e quatro meses, quando “Folklore” estreou em primeiro lugar na parada, em 8 de agosto de 2020. E seguiu com as chegadas de “Evermore” (26 de dezembro de 2020), “Fearless (Taylor´s Version)” (24 de abril de 2021) e agora “Red (Taylor´s Version)” (27 de novembro de 2021).

A maior semana de vendas de 2021: Com 369 mil cópias vendidas, “Red (Taylor’s Version)” registra a maior semana de vendas de qualquer álbum em 2021. A maior semana de vendas anterior do ano foi realizada pelo último álbum de estúdio de Swift de material totalmente original, “Evermore”, quando vendeu 192 mil cópias na semana que terminou em 3 de junho, após seu lançamento em LP vinil.

Ajudando as vendas de “Red (Taylor’s Version)” é seu lançamento em CD, download digital e LP vinil, tudo em 12 de novembro. Isso é diferente de “Fearless (Taylor’s Version)” e “Evermore”, que viram lançamentos escalonados para seus formatos, com seus LPs de vinil chegando para venda meses após o lançamento original do álbum.

As vendas de “Red (Taylor´s Version)” também foram aprimoradas pela disponibilidade de CDs assinados por Swift em sua loja virtual oficial e em varejistas independentes.

A semana de vendas de vinil da Modern-Era Record… Novamente: “Red (Taylor’s Version)” vendeu 114 mil cópias em vinil na semana que terminou em 18 de novembro – um novo recorde de uma única semana para um álbum de vinil desde que a MRC Data começou a acompanhar as vendas em 1991. Ele bate o recorde anterior, estabelecido quando “Evermore”, de Swift, vendeu 102 mil cópias em LP vinil na semana que terminou em 3 de junho.

As vendas de vinil são particularmente impressionantes, já que o lançamento do vinil “Red (Taylor´s Version)” é um pacote de 4-LPs que é vendido por um preço considerado alto de US $49,99. Ele estava disponível em duas edições: um lançamento em padrão preto e uma variante de cor vermelha vendida exclusivamente através das lojas Target. O LP de vinil foi para pré-encomenda na loja virtual da Swift, em agosto.

A segunda maior semana de streaming para um álbum de uma mulher: “Red (Taylor’s Version)” estreia com 227 mil unidades SEA – totalizando 303,23 milhões de streams on-demand das 30 faixas do álbum. Essa é a maior semana de transmissão de 2021 para um álbum de uma mulher e a segunda maior de todos os tempos para uma artista feminina. Entre as mulheres, apenas a estreia do álbum de Ariana Grande, de 2019.

“Red (Taylor’s Version)” agora também detém a maior semana de streaming de um álbum country, superando o quadro de estreia de “Dangerous: The Double Album”, de Morgan Wallen, em janeiro (240,18 milhões de suas 30 faixas).

Maior semana de vendas para um álbum country em oito anos: “Red (Taylor’s Version)” vendeu 368 mil cópias em sua primeira semana – a maior semana de vendas para um álbum country desde que “Crash My Party”, de Luke Bryan, vendeu 528 mil cópias em sua semana de abertura (chart datado de 31 de agosto de 2013).

“Red (Taylor’s Version)” também registra a maior semana para um álbum country desde que a Billboard 200 começou a classificar os títulos por unidades de álbuns equivalentes (ao invés de apenas vendas de álbuns puros), em dezembro de 2014.

Três álbuns country chegaram a Billboard 200 em 2021: “Dangerous: The Double Album”, de Morgan Wallen (que reinou por 10 semanas), “Fearless (Taylor´s Version)” e agora “Red (Taylor´s Version)” (os álbuns country são definidos como aqueles que atingiram a parada Top Country Albums, da Billboard).

O álbum original de Swift, “Red”, passou 16 semanas em Nº 1 na Billboard Top Country Albums e terminou 2012 e 2013 como o Top Country Album de final de ano.