O VIOLONISTA BRASILEIRO PLÍNIO FERNANDES ASSINA COM A DECCA GOLD E ANUNCIA ÁLBUM DE ESTREIA, “SAUDADE”

COM PARTICIPAÇÃO DE MÚSICOS RENOMADOS: O CELISTA SHEKU KANNEH-MASON, O VIOLONISTA BRAIMAH KANNEH-MASON, E A VOCALISTA MARIA RITA

LANÇAMENTO EM 8 DE JULHO DE 2022

PRIMEIRA FAIXA “ASSANHADO” SAI HOJE

6 de maio de 2022 (Nova Iorque) — A Decca Gold tem o prazer de anunciar a contratação de Plínio Fernandes, violonista clássico brasileiro de 27 anos. Plínio lançará em 8 de julho “Saudade”, seu álbum solo de estreia pela gravadora. A primeira faixa, “Assanhado”, está disponível para streaming, junto com o vídeo que você pode assistir:

Ao assinar com a Decca Gold, Plínio diz: “É realmente um sonho realizado: a oportunidade de ser contratado pela Decca Gold. Todos os meus heróis gravaram para o selo, especialmente o Andrés Segovia. Ser o escolhido para levar adiante esse legado é incrível, mas uma grande responsabilidade”.

Nascido e criado em São Paulo, Brasil, o talento musical de Plínio Fernandes o levou por todo o mundo, inclusive a Royal Academy of Music, em Londres, onde recebeu seu diploma de mestrado e vive há sete anos. Com “Saudade”, uma fascinante coleção de obras para violão solo, Plínio faz sua estreia promissora em estúdio para a Decca Gold, tecendo todos os seus amores musicais e contando em som sua complexa e cativante história internacional. “Escolhi músicas que cresci ouvindo”, explica Plínio, “e em muitos casos me apaixonei pelo violão através delas”. Ouvimos esse amor sem limites, essa carga de talento artístico em desabrochar precoce, por toda “Saudade”.

O álbum conta com os convidados especiais Sheku Kanneh-Mason no violoncelo para a fluida e lírica “Bachianas Brasileiras No. 5: I. Aria (Cantilena)” de Villa-Lobos, Braimah Kanneh-Mason no violino em “Menino” e a renomada cantora Maria Rita numa interpretação de “O Mundo É Um Moinho”.

Plínio já havia trabalhado antes com Sheku Kanneh-Mason quando participou do álbum de Sheku Elgar com a faixa “Scarborough Fair”, e ainda no episódio “Imagine” do documentário da BBC “This House is Full of Music”, que gira em torno da família Kanneh-Mason.

Ouvimos Plínio evocar seu amor por um lar distante, o Brasil, um amor saudoso que torna ainda mais tangível a expressão apaixonada de seu trabalho no violão. “Encontrei um lar em Londres e pretendo ficar”, diz ele, “mas o título Saudade significa nostalgia, a falta de algo, que é literalmente o que sinto aqui. A maneira como me conecto com o Brasil e minha identidade como artista brasileiro é através da música”. Assim, Plínio apresenta um set virtuoso e altamente melódico que abrange uma ampla gama: desde os famosos Cinco Prelúdios de Heitor Villa-Lobos — imponente representante da música clássica brasileira do século XX — até as canções atemporais de Antônio Carlos Jobim, Milton Nascimento, Jacob do Bandolim, Violeta Parra, Edu Lobo, Cartola e muito mais.

Além de lançar Saudade, Plínio também é engajado com a educação musical e foi recentemente convidado a se tornar embaixador da instituição filantrópica Music Masters. Neste cargo, ele irá se apresentar, ensinar e orientar jovens músicos nas escolas, levando adiante as tradições e práticas pedagógicas que o iniciaram em seu caminho.

FAIXAS
1. Assanhado — Jacob do Bandolim
2. The Girl From Ipanema — Antônio Carlos Jobim
3. Beatriz — Edu Lobo, Chico Buarque
4. Aquarelle: II. Valseana — Sérgio Assad
5. Aquarela do Brasil — Ary Barroso
6. Bachianas brasileiras No. 5: I. Aria (Cantilena): Adagio (feat. Sheku Kanneh-Mason) — Heitor Villa-Lobos
7. Ponta de Areia — Milton Nascimento, Fernando Brant
8. 5 Preludes, W419: No.1 in E Minor — Heitor Villa-Lobos
9. 5 Preludes, W419: No. 2 in E Major — Heitor Villa-Lobos
10. 5 Preludes, W419: No. 3 in A Minor — Heitor Villa-Lobos
11. 5 Preludes, W419: No. 4 in E Minor — Heitor Villa-Lobos
12. 5 Preludes, W419: No. 5 in D Major — Heitor Villa-Lobos
13. O Mundo É Um Moinho (feat. Maria Rita) — Angenor de Oliveira
14. Recuerdos de Ypacarai — Zulema de Mirkin, Demetrio Ortíz
15. Samba Do Avião — Antônio Carlos Jobim
16. Gracias A La Vida — Violeta Parra
17. Se todos fossem iguais a você / Águas de Março Medley — Antônio Carlos Jobim
18. Menino (feat. Braimah Kanneh-Mason) — Sérgio Assad

SOBRE PLÍNIO FERNANDES:

Nascido em uma família de músicos, Plínio teve as primeiras aulas de violão com seu pai. Aos 12 anos, após vencer concursos juvenis de violão no Brasil, tocou como solista convidado da Orquestra Sinfônica de Campo Grande e teve aulas particulares em São Paulo com o renomado professor Henrique Pinto e mais tarde, aos 16, com o aluno e pupilo de Pinto, Fábio Zanon. Plínio recebeu então uma bolsa integral para participar do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão entre 2011-2014. Nesse período, deu recitais e se apresentou em concertos de câmara em cerca de 35 cidades pelo Brasil e Chile. Incentivado por sua família e professores, Plínio se mudou para Londres a fim de investir na carreira de músico de concerto, com bolsa integral financiada pelo Ministério da Educação do Brasil. Seus professores na Royal Academy of Music (2014-2020) incluíram Zanon, Michael Lewin, Steve Goss e David Russell.