OS DJS E PRODUTORES VIVI SEIXAS, FLOW E ZEO LANÇAM REMIX DE “SOCIEDADE ALTERNATIVA” NO DIA DO ANIVERSÁRIO DE RAUL SEIXAS, 28 DE JUNHO

Cinquenta anos após o lançamento da música original, nova track une house e percussões orgânicas e impulsiona a obra do artista para pistas mundo afora

Prestes a completar 50 anos no ano que vem, o clássico "Sociedade Alternativa", de Raul Seixas e Paulo Coelho, terá uma homenagem de primeira grandeza neste dia 28 de junho, data de aniversário de Raul. Sua filha, Vivi Seixas, e os também DJs e produtores Marian Flow e Zeo Guinle lançarão a track "Sociedade Alternativa (Vivi Seixas, Marian Flow e Zeo Remix)”, um house fluido e poderoso, que levará para as pistas um groove dançante e envolvente com percussões orgânicas e a voz original de Raul.

O remix da música – lançada no álbum "Gita", de 1974 – recebeu um toque especial para as pistas: uma fala do cantor no festival Phono 73, realizado em São Paulo, sobre aquele momento de 'nova era'. "Está lançada aqui a semente; a semente de uma nova idade; uma nova idade que vocês todos são testemunhas", anunciava Raul ao vivo.

"Procuramos manter a identidade da música usando ao máximo os instrumentos originais e mantendo a letra intacta. Afinal, há sempre uma mensagem importante por trás dos textos do meu pai e é isso que queremos levar para o público", explica Vivi Seixas. "A mensagem fala da semente de um novo mundo. Estamos vivendo uma nova era e essa música está totalmente conectada com esse presente e futuro", completa Marian Flow.

O "hino" dos anos 70 – que essencialmente poderia ter sido composto para as pistas eletro atuais, verdadeiros templos alternativos – caiu como uma luva na nova versão eletrônica. O produtor Zeo Guinle frisa o respeito do trio em manter a identidade rock'n'roll da faixa e o cuidado para adaptá-la de maneira funcional para as pistas eletrônicas.

"Foi um processo de muita responsabilidade e respeito, pois Raul é um mestre e, de fato, é o protagonista deste lançamento. Fizemos uma releitura levando o rock para outra vertente musical. Todas as viradas de bateria, por exemplo, são originais, assim como a timbragem de sua voz", conta ele, que produziu a faixa com Vivi e Flow em seu estúdio, no Rio de Janeiro.

Os trabalhos individuais do trio de DJs dialogam com diferentes vertentes do house – clássico, afro, deep e tech – e eles ainda trazem em seu DNA a paixão por releituras de músicas brasileiras dos anos 70 e 80. "Muitas vezes escuto um 'Toca Raul' numa balada e essa será uma ótima oportunidade de mostrar uma música dele que tenha a ver com meu estilo dentro do meu repertório", comemora Vivi.

As inúmeras viagens que Vivi, Flow e Zeo realizam para festas e festivais mundo afora abrirão novos caminhos para propagar a obra de Raul Seixas entre um público que se renova constantemente. "Pra mim, é uma alegria  remixar uma música do meu pai, mas também uma enorme responsabilidade. Gostaria que essa faixa inspirasse outras tribos e novas gerações e acredito que ela irá agradar tanto aos fãs dele quanto a galera da cena eletrônica", sugere a DJ.

A nova track será lançada com um visualizer criado por Vini Harder e inspirado no símbolo da sociedade alternativa: um selo com uma chave no centro, adaptada da Cruz Ansata, um antigo hieróglifo egípcio que representava a vida eterna. "As músicas de Raul são atemporais e vejo a cena eletrônica como uma 'Sociedade Alternativa' onde as pessoas fazem o que gostam, mas sempre mantendo o respeito com o próximo", diz Flow.

A herdeira de Raul Seixas convidou Flow & Zeo para produzir a faixa no final do ano passado. Depois de algumas audições, escolheram a canção para ser recriada e, desde então, vêm trabalhando na produção.

"Pra mim, foi um grande prazer trabalhar nessa música. Tô muito feliz, honrado e ansioso. Tenho certeza de que será muito bom para os fãs do Raul e da música eletrônica poderem ouvir 'Sociedade Alternativa' nessa linguagem", afirma Zeo.  "Só tenho a agradecer por esta oportunidade. Raul é um poeta único que deixou um legado eterno. Admiro muito toda a sua obra. Essa em especial é uma das minhas músicas favoritas", complementa Flow.

"Fazer música em parceria com outros produtores requer muita afinidade musical e respeito para que o trabalho flua bem e todos fiquem felizes e satisfeitos. Eles têm muita experiência na área de produção e temos gostos parecidos. Foi um prazer ir para o estúdio com eles para produzir esse remix", conta Vivi, que conhece Flow e Zeo há 20 anos da cena eletrônica brasileira.

Encontros e reencontros. Renovação e perpetuação… É por este caminho de liberdade e autenticidade que Vivi Seixas, Flow e Zeo trilham e recriam o clássico cinquentão, que agora flui no beat do house e percorre as pistas mundo afora levando sua mensagem ímpar e atual: "Viva a pluralidade! Viva a sociedade alternativa!", vibram eles, representantes da "nova semente" de Raul.

Junho de 2023
Por Kélita Myra

Fogo no Paio Music Hub