#TRENDS E NOVIDADES UNIVERSAL MUSIC BRASIL – 21.07.2023

O conteúdo produzido por fãs nas redes sociais tem demonstrado um impressionante poder de impulsionar seus artistas favoritos nas plataformas digitais. Postagens que acompanham determinadas tendências se tornaram um fenômeno ao resgatar canções “antigas”, ou que foram lançadas há mais de 18 meses.

Confira a seguir quatro faixas que voltaram a ser o centro das atenções:

► “Barbie Girl” – Aqua
O maior hit da banda dinamarquesa-norueguesa Aqua, “Barbie Girl”, com 381 milhões de streams no Spotify e 1,2 bilhão de visualizações no YouTube, está novamente sob os holofotes, 26 anos após seu lançamento. A faixa, que integra o primeiro álbum de estúdio do grupo, “Aquarium”, alcançou, em 1997, a sétima posição da Billboard Hot 100, a principal parada musical nos Estados Unidos. Agora, a canção volta com força total, e milhares de internautas se divertem com filtros capazes de transformar sua aparência numa boneca. Desde o início das postagens nesse estilo, foi observado um aumento de 12 mil streams diários no Spotify. Este vídeo, por exemplo, que soma mais de 1 milhão de visualizações, mostra o resultado da aplicação desse efeito. Celebridades também têm se rendido à brincadeira. No caso da atriz Duda Reis, que postou sua versão em boneca no último dia 10, o vídeo foi visto mais de 9 milhões de vezes.

A principal razão para a repercussão dessa trend é a estreia do filme “Barbie”, dirigido por Greta Gerwig e estrelado por Margot Robbie, que chega aos cinemas nesta semana.

Ouça a canção na playlist “Nostalgia 90’s”, do UMusicPlay.


► “Young and Beautiful” – Lana Del Rey
Lançada há dez anos, a icônica canção “Young And Beautiful”, da cantora americana Lana Del Rey, não perdeu sua força de engajamento. Na contagem de 18 de julho do Spotify Brasil, a música alcançou a 75ª posição na lista das faixas virais da plataforma. Nas redes sociais, internautas têm aproveitado sua mensagem para usar o som junto ao filtro que prevê como seus rostos ficarão na velhice.

Confira a música na playlist “Só As Trends”, do UMusicPlay.


► “Só Eu Pra Te Amar” – Henrique & Juliano
Tendo por base um template pronto, disponível em um aplicativo de edição de vídeo, usuários de TikTok compartilham uma série de imagens acompanhadas pelo emoji de um coração em chamas, ao som da faixa “Só Eu Pra Te Amar”, lançada em 2015 pela dupla sertaneja Henrique & Juliano. Com o impulso dessa trend, os streams diários da canção no Spotify tiveram um salto impressionante de 2.190 para 7.606, o que corresponde a um aumento de 247%. Uma dessas postagens, feita na última semana, recebeu mais de 115 mil visualizações.

Ouça a música “Só Eu Pra Te Amar” na playlist “Sertanejo”, do UMusicPlay.


► “Amando Sem Parar” — Matheus & Kauan
Eles estão de volta! A repercussão que já vinha sendo observada envolvendo a faixa “Amando Sem Parar”, da dupla sertaneja Matheus & Kauan, datada de 2015, tomou fôlego e continuou a crescer. Aparecendo em cerca de 5 mil criações diárias no TikTok, a música chegou a receber 13 mil streams por dia no Spotify. Nos últimos dias, apareceram dois novos estilos de postagens: um, que usa o mote “lições da vida que gostaria de ter aprendido antes”, com uma série de reflexões, e outro, que adota a expressão “cansou de cobrar o mínimo”, em alusão ao personagem Seu Barriga, cansado de cobrar o aluguel. Neste segundo modelo, internautas reconhecem que não precisavam exigir o mínimo em um relacionamento. Confira exemplos dessas duas trends aqui e aqui.

Ouça a faixa na playlist “Só As Trends Brasil”, do UMusicPlay.