MÊS DO ROCK

Já dizia Raul Seixas: “falar de rock é não precisar dizer nada”

Mas em julho, o Mês Mundial do Rock, o que a gente mais quer é falar sobre ele. Aliás, só de imaginar aqueles riffs clássicos de guitarra, o coração acelera e a gente viaja, no tempo e no espaço, para infinitos lugares da memória e pela própria história desse gênero musical que atravessa gerações, influenciando moda, comportamentos e estilos de vida.

Intenso e cheio de atitude, o rock teve um papel fundamental no surgimento de diversas vertentes musicais, desde o Rock Clássico nas décadas de 1950 e 1960, com mitos como Elvis Presley, The Beatles, Chuck Berry e Little Richard, Hard Rock e Heavy Metal, até o Indie Rock, Glam Rock, Punk Rock e Grunge. Ao longo do tempo, o Rock Progressivo e o Country Rock também ganharam destaque. Mas não para por aí. O rock também deu origem ao Movimento Emo – verdadeiro fenômeno cultural nos anos 2000 – com bandas como NX Zero, Fresno e CPM22, que se tornaram espelho e porta-vozes das emoções e experiências dos jovens brasileiros.

A diversidade e a riqueza do gênero também contribuíram para a construção e a consolidação do rock nacional, influenciando uma infinidade de ícones da nossa música, como Raul Seixas, Legião Urbana, Titãs, Barão Vermelho, Cássia Eller, Os Paralamas do Sucesso, Pitty, que beberam da sua fonte para criar a sua própria identidade sonora.

Agora, escolhe uma playlist pra ouvir que vem mais história

O rock surgiu nos EUA no final da década de 1940, início da década de 1950, com a influência do blues, do jazz e da cultura negra. Já a ideia da criação do Dia Mundial do Rock nasceu na mente brilhante de Phil Collins, no emblemático Live Aid Festival, que aconteceu no dia 13 de julho de 1985. Além de Phil Collins, Queen, Paul McCartney, Elton John, Bob Dylan, Led Zeppelin, U2, David Bowie, Mick Jagger, Tina Turner e outras lendas do rock se uniram com o propósito de arrecadar fundos para combater a fome na Etiópia. Os shows beneficentes foram realizados simultaneamente nos estádios Wembley, em Londres (Inglaterra), e John F. Kennedy, na Filadélfia (EUA). Phil Collins foi o único artista a se apresentar nos dois lugares, no mesmo dia. Imagina só a loucura.

O Festival contou com o patrocínio e o apoio de grandes marcas, como Kodak Films, Chevrolet, AT&T e Pepsi, e reuniu mais de 150 mil pessoas, sem contar os mais de 1.5 bilhão de espectadores que acompanharam as apresentações pela TV e pelo rádio. Na época, veículos de imprensa estimaram que o Live Aid arrecadou mais de 125 milhões de dólares. É o poder do rock e dos shows ao vivo!

O rock é, de fato, uma força motriz que inspira, emociona e une gerações de fãs nos incontáveis festivais ao redor do mundo.

Glastonbury, Rock in Rio, Lollapalooza, Primavera Sound, Coachella e muitos outros eventos reúnem artistas mundiais e multidões, além de marcas, que aproveitam a atmosfera vibrante para criar experiências únicas, gerar conteúdos originais e se conectar mais intimamente com o seu público.

Fundamentais para a indústria da música, a cultura, o turismo e a economia local, os festivais são uma oportunidade para os fãs ficarem cara a cara com os seus ídolos, descobrirem novos artistas e criarem memórias inesquecíveis.

# # #

Falando em memórias inesquecíveis, destaque para os lançamentos da Universal Music Brasil em comemoração ao Mês do Rock:

EP “EXAGERADOS”

Neste ano, nosso poeta Cazuza completaria 65 anos de vida.

Para honrar a obra desse artista gigante, no dia 29 de junho, teve o lançamento do EP “Exagerados”, em áudio espacial e vídeos originais. É o primeiro da série UMusic Play Sessions, uma iniciativa da Universal Music Brasil para promover encontros inéditos entre artistas de diferentes estilos e gerações. No tributo a Cazuza, Mahmundi, Carol Biazin e Bryan Behr, grandes nomes da nova geração do pop/rock, imprimiram o seu estilo e alma na interpretação de suas canções preferidas do artista, “Faz Parte do Meu Show”, “Codinome Beija-Flor” e “Pro dia Nascer Feliz. Pra completar, os três ainda gravaram juntos uma versão de tirar o fôlego do hit “Exagerado”.

EDIÇÃO ESPECIAL DO HISTÓRICO ÁLBUM “FRUTO PROIBIDO”, CELEBRANDO A VIDA E O LEGADO DA NOSSA ETERNA RITA LEE

Rainha do rock, ativista e feminista, essa Mulher Inspiradora rompeu padrões e deixou sua marca no mundo não apenas por seu talento e sua irreverência musical, mas também pelas causas que desde sempre defendeu, como igualdade de gênero e empoderamento feminino. Duas curiosidades interessantes:

– Rita Lee foi uma das primeiras mulheres a tocar guitarra no palco.

Fruto Proibido (1975) ocupa a 16ª posição na lista dos 100 maiores discos da música brasileira, da Rolling Stone Brasil, e é considerado um dos principais discos do rock brasileiro. Neste ano, esse álbum histórico ganhou uma edição pra lá de especial, com direito a vinil rosa e toda a arte original em capa dupla.

BOX COMEMORATIVO “CHARLIE BROWN JR.”, UMA DAS BANDAS MAIS AUTÊNTICAS E INFLUENTES DA HISTÓRIA DO ROCK NACIONAL

São simplesmente mais de 24 horas de som e histórias compiladas nos 10 álbuns mais ouvidos da banda, incluindo sucessos como "Proibida pra Mim", "Confisco”, “Te Levar”, “Zóio de Lula", “Tamo Aí na Atividade”, “Dias de Luta, Dias de Glória”, além de “Ritmo, Ritual e Responsa Ao Vivo”, DVD lançado em 2008 que pela primeira vez ganha uma versão em CD. É pra chamar a galera e fazer mosh pit em casa mesmo.

O Box ainda traz itens de colecionadores, como pôster ilustrado exclusivo, porta-copos, cards dedicados a cada um dos álbuns, fotos inéditas, adesivo e uma carta dedicada ao fã.

PARALAMAS, 40 ANOS – 2 GRANDES HITS EM VERSÕES INÉDITAS

Para homenagear os 40 anos de trajetória da lendária banda Os Paralamas do Sucesso, a UMusic surpreendeu os fãs nas plataformas digitais trazendo duas versões inéditas dos clássicos “Vital e Sua Moto” e “Patrulha Noturna”, que também serão lançadas em vinil no segundo semestre.

É claro que, além dos lançamentos, não podemos deixar de mencionar o extenso catálogo de ícones nacionais e internacionais do rock presentes na Universal Music.

Os revolucionários Beatles, Metallica, Queen, Rolling Stones e Guns N’ Roses, por exemplo, marcaram época e até hoje influenciam gerações.

Os nossos ídolos Rita Lee, Legião Urbana, Cazuza, Cássia Eller e Charlie Brown Jr. deixaram um legado imortal na história do rock brasileiro.

E os talentos da nova geração trazem novas sonoridades, reinterpretações e até outros estilos musicais às raízes clássicas do gênero, mantendo o rock vivo em sua essência e relevância.

Viva o Rock and Roll!

Se você é aquele fã que acompanha tudo sobre as suas bandas e artistas favoritos, fique por dentro de todas as novidades do mundo do rock!