COLETÂNEA DE AGOSTO

Estamos no comecinho de setembro, mas antes de pôr os pés na primavera, vamos voltar para o mês que deixou saudades e aquele gosto de quero mais.

Você sabia que tradicionalmente agosto é um mês marcado por grandes eventos, lançamentos e aniversários de artistas lendários?

Woodstock, um dos festivais de música mais emblemáticos da história, aconteceu de 15 a 18 de agosto de 1969, na fazenda de Max Yasgur, em Bethel, Nova Iorque. O evento reuniu ninguém menos que Jimi Hendrix, Santana, Janis Joplin, Joe Cocker e The Who.

“Abbey Road”, o icônico álbum dos Beatles, com a famosa foto deles atravessando a faixa de pedestres estampada na capa, foi lançado em 26 de agosto de 1969.

É o mês de nascimento do hip-hop e dos ícones pop, Madonna e Michael Jackson.

E também quando celebramos o Dia dos Pais. :-)

JÁ PEGANDO CARONA NESSE DIA, BORA PRO TOP 5 DOS LANÇAMENTOS UMUSIC DESSE MÊS

Vamos começar relembrando o evento que se a gente pudesse, voltaria no tempo pra viver tudo de novo: a audição histórica do álbum "Super", do nosso hiper Jão.

Depois de "Lobos", "Anti-herói" e "Pirata", Jão trouxe essa explosão musical que quebrou recordes no Spotify Brasil. O evento de pré-lançamento aconteceu em pleno Dia dos Pais, 13 de agosto, no Ginásio do Ibirapuera, e reuniu mais de 12 mil fãs! Um espetáculo surpreendente, patrocinado por Doritos e com a participação das marcas Adidas e Hidratante Labial NIVEA SHINE.

Aliás, olha só que incrível a ativação da NIVEA: os fãs que mostravam o seu Hidratante Labial NIVEA Shine tinham a chance de participar de uma dinâmica em uma foto 360°, concorrendo a brindes exclusivos e a um Meet & Greet com o Jão. Experiência que a gente leva pra sempre, assim como o Lip Shine no bolso, garantindo lábios hidratados em qualquer momento.

A "SuperTurnê" está marcada para 2024, e o primeiro show será em janeiro no Allianz Parque, em São Paulo. E isso não é tudo, o fenômeno pop vai gravar músicas inéditas do Cazuza em breve.

E logo mais, 10 de setembro, Jão sobe ao palco The One, do Festival The Town, em sua primeira edição. Contagem regressiva!

FALANDO EM FENÔMENO POP, ANITTA CONCLUIU A SAGA QUE COMEÇOU COM "FUNK RAVE" E LANÇOU EM AGOSTO O BUNDLE "FUNK GENERATION: A FAVELA LOVE STORY"

São 3 músicas que contam uma história de amor, desde o momento em que um casal se conhece até o casório. As novas faixas, "Casi Casi" e "Used To Be", se juntam ao hit "Funk Rave", lançado em junho desse ano, trazendo toda a versatilidade do funk carioca em um mix de melody, batidão, rave e outros beats.

A boa notícia é que essas faixas também farão parte do próximo álbum que deve chegar em 2024. Anitta já gravou mais de 60 músicas para esse projeto, com canções em português, inglês e espanhol, e resumiu tudo em uma única palavra: "Anitta". Cada música conta um pedaço da sua história, como "Used To Be", que fala sobre mudanças e crescimento. É a pura essência dela, com um toque de sarcasmo e autenticidade.

E a nossa rainha não para por aí. Ela continua bem firme na missão de exaltar nossa cultura pelo mundo afora e foi indicada ao VMA 2023 com "Funk Rave". Ela mesma disse que essa música é contagiante e não pede licença. Nós também amamos, Anitta!

O DJ Gabriel do Borel, que assinou a produção das faixas, destacou como Anitta vem quebrando barreiras e levando o funk brasileiro para novos horizontes. É um novo capítulo na história da nossa música.

AGORA, QUER UMA CURIOSIDADE ALEATÓRIA SOBRE ESSE MÊS?

No dia 20 de agosto de 1977, a sonda espacial Voyager 2, uma das missões mais importantes da exploração espacial, foi lançada e até hoje continua transmitindo informações valiosas do espaço profundo.

E no dia 23 de agosto de 2023, aqui no Planeta Terra, Carol Biazin lançou “Ligações de Alma”, em um feat. inédito com o fenômeno do R&B e hip-hop brasileiro, Baco Exu do Blues. Essa preciosidade começa com um trecho do sucesso "Telefone Mudo", do Trio Parada Dura, música que Carol costumava ouvir junto com o seu avô. Por aí já dá pra sentir a intensidade desse novo hit.

"Ligações de Alma" fala sobre aqueles sentimentos que costumam vir à tona, bem lá do fundo da alma, quando terminamos um relacionamento, como medo, insegurança, raiva, confusão e ressentimento. Ou seja, pura emoção em forma de música! Com certeza vai fazer parte da nossa playlist em setembro, outubro, novembro…

E O CLIMA NO SHOWBIZ FICOU AINDA MAIS AGITADO COM OUTRO LANÇAMENTO EXCLUSIVO DA UNIVERSAL MUSIC BRASIL

No dia 25, nossa Juliette chegou como um furacão, trazendo o seu álbum de estreia, “Ciclone”, com canções autorais. Só lembrando que a artista foi campeã do BBB21 e começou sua carreira na música em 2021 com o EP “Juliette”, que mantém o recorde de maior número de pré-saves da história do Spotify Brasil e de segunda maior estreia de um EP brasileiro na plataforma.

Ao contrário da pegada forró romântico do EP homônimo, em “Ciclone” a artista vai além das fronteiras do Nordeste e revela sua pluralidade artística ao misturar elementos do pop, R&B, piseiro, trap, afrobeat, além de sonoridades da sua própria terra natal na Paraíba.

Com 10 faixas, o álbum se destaca por suas letras diretas, empoderadas e cheias de amor-próprio. Por sinal, "Quase Não Namoro", feat. com Marina Sena, é perfeita pra dar um up na autoestima.

Nas palavras de Juliette, “Cada faixa é uma viagem pelos sentimentos que vivi nos últimos anos, uma entrega apaixonada.”

Além de Marina Sena, outros artistas como Dilsinho, João Gomes e Nairo, também colaboraram nas faixas “Nós Dois Depois”, “Não Sou de Falar de Amor” e “Beija Eu”, reforçando a diversidade do álbum. Já os maravilhosos Rafinha RSQ e o time Canetaria arrasaram na produção musical do álbum, garantindo aquela qualidade sonora que a gente espera.

Como tudo com Juliette é muito rápido e intenso, logo em seu primeiro álbum, ela conquistou o tão sonhado 1o lugar no Spotify Brasil com o hit “Tengo”, que já ultrapassa os 22 milhões de streams na plataforma.

E o que torna isso ainda mais especial é que a música é uma homenagem à obra do nosso amado Luiz Gonzaga e, originalmente, ela seria gravada com Gloria Groove. Mas as duas decidiram que a canção deveria ser interpretada exclusivamente por Juliette.

Os nossos corações ficam como? Transbordando de orgulho por ela!

FECHAMOS ESSE MÊS LINDO (AAAAH) MATANDO A SAUDADE

Sim! Depois de quase 1 ano do seu sabático musical, Selena Gomez volta às pistas, livre, leve, solta e com o seu novo hit pop “Single Soon”. Lançado no dia 25 de agosto, o single já ultrapassa os 25 milhões de streams no Spotify.

“Single Soon” fala sobre liberdade, seja ela dos relacionamentos ou até mesmo da escuridão. Praticamente um hino de tão inspirador!

E como nossa diva sempre nos surpreende com a sua autenticidade e mensagens poderosas, este lançamento não é diferente. Dirigido por Philip Andelman e com produção de peso de Benny Blanco e Cashmere Cat, o videoclipe oficial da música lacra tudo. AI MDS!

Agora pode vir, setembro!

E você já pode começar o esquenta para os festivais com essa playlist exclusiva da UMUSIC Play.

See you Soon!