[VIRGIN] MARCELO FALCÃO LANÇA “VITÓRIA”

Uma música sobre sonhos e realizações impossíveis que acontecem nas pequenas vitórias do dia a dia

Marcelo Falcão apresenta hoje uma canção em homenagem às pequenas vitórias do dia a dia. Um agradecimento e reconhecimento pelas conquistas que fazem parte da vida de todos, além de ser uma homenagem a um grande amigo e parceiro, Leandro Monteiro, que superou uma situação grave de saúde e encontrou conforto nos caminhos da fé. “Vitória” é uma composição de Falcão com Kevin Ribas, Gabriel Cunha e Lula Queiroga e uma homenagem à filha de Leandro, que tem o mesmo nome da canção.

“‘Vitória’ vem como uma música onde os sonhos e as realizações impossíveis podem acontecer, a começar pelas vitórias do nosso dia… Essa música nasceu a partir de uma história de superação de um amigo, o Leandro Monteiro, que teve um câncer e era muito desligado da fé e de questões religiosas. Em algum momento, eu queria muito estar com ele e fomos juntos a vários lugares das mais diversas religiões e a gente acolheu esse sentimento dele numa forma de abraço total, de todas as formas: espiritual, na amizade, no cotidiano… Para ele parecia que era o fim do túnel, mas para nós, que o acolhemos, ali na fé com ele, não era. O Leandro é um cara muito importante para mim e para vários amigos. Através da fé, do poder da palavra a gente conseguiu transformar esse sonho em vitória, porque o Leandro se curou e depois ainda teve dois filhos. A primeira filha dele, que é como se fosse uma sobrinha minha, se chama Vitória. Não conseguia pensar em nada a não ser uma música junto com Lula Queiroga sobre uma história tão forte de superação, sobre acreditar que é como a minha vida, o meu dia a dia, minha vida com a família, que não nos deixa esmorecer. Acreditar sempre e não desacreditar que apenas se as coisas forem positivas que elas vêm para somar na nossa vida pessoal”, disse Falcão.

Também é apresentado hoje o videoclipe da canção. O vídeo, que conta com a direção de Mess Santos e a direção de produção Bianca Freitas, ganhou o 4° Festival de Videoclipes de Los Angeles (LAMV) na categoria Melhor Voz. Assista agora:

Marcelo Falcão completou: “‘Vitória’ chegou a Los Angeles e foi premiada antes mesmo de chegar aqui. Ela é o retrato de tudo aquilo que eu acredito. Comemorar a liberdade e escolher o caminho que queremos seguir. É a vitória do cara ter um dinheiro pra passagem, para conseguir chegar no trabalho, se alimentar, botar em prática todos os sonhos numa história de vida real ao lado de pessoas que pensam parecido e que continuam acreditando, mesmo quando o mundo cai na sua cabeça. Vitória é superação. Vitória é todo o dia poder acordar, abrir os olhos, ir atrás dos nossos sonhos, pelo trabalho e pela fé, principalmente”.

Em junho, o cantor fez seu primeiro lançamento pela Virgin Music com a inédita “Refletir (Resista)”, que tem a participação de Toni Garrido. É uma canção que constrói uma narrativa que fala sobre o universo individual de cada um. Composta por Marcelo Falcão e Ademir Custódio, pai de Falcão, a música faz uma reflexão sobre a vida.

Sobre Marcelo Falcão:

A música está na vida de Marcelo Falcão desde muito cedo, quando ele ganhou um violão de seu pai. Nascido no Engenho Novo, bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro, chegou a estudar violão clássico no Instituto Villa- Lobos e violão flamenco na Casa de Espanha (Rio) quando leu o anúncio no jornal de uma banda que buscava por um vocalista.

Ao longo de 25 anos, Marcelo Falcão foi vocalista do grupo O Rappa, que pode ser incluído, sem favor algum, entre os três mais importantes do país de 1990 para cá. Durante a turnê de despedida da banda, ele foi acumulando ideias e esboços de canções em cerca de 650 arquivos de gravação. O resultado foi o álbum "Viver – Mais leve que o ar" (2019).

Usando sua arte para questionar barreiras e dogmas, em agosto de 2021 ele divulgou o projeto autoral "Em Busca da Luz", com a proposta de trazer a poesia para a tecnologia imersiva, visando a inclusão social. 

Nas pausas entre os álbuns e turnês d´O Rappa, Marcelo Falcão esteve à frente de projetos paralelos, como Falcão e os Locomotivos, grupo formado por amigos que se juntaram pra fazer um som; e o Jet Dub System, que faz versões para Jorge Ben Jor, Tim Maia, Bob Marley, no qual Falcão usa o pseudônimo Jet. Ele também comandou o programa Mofaia, na FM O Dia, dedicado à sua paixão por vinis. Em paralelo à música, Marcelo Falcão desenvolveu sua própria marca de roupas, a Jonny Size, que reflete o seu estilo de vida e patrocina músicos e esportistas brasileiros.