[VIRGIN] CAMP CRIATIVO URBANAMENTE APRESENTA O PRIMEIRO EP “URBANAMENTE VOL. 1”, COM OS SINGLES “BITCH VENENOSA”, “CONECREW FREESTYLE” E “MORTADELA”

Quem lembra da Casa Urbanamente, o camp criativo promovido pela Universal Music Brasil e pela Virgin Music Brasil? Os encontros, que tiveram como objetivo aproximar compositores, produtores musicais e artistas num espaço de transformação, representatividade e inclusão através da música, renderam bons frutos! O primeiro EP, “Urbanamente Vol.1”, já está disponível em todas as plataformas digitais. O repertório conta com os singles “Mortadela”, de Tio Phil, MC Estudante feat NANNO e DJ Batata (FF), que é a faixa foco, e mais “Bitch Venenosa”, de Ruby, Chayco feat Tio Phil, KIQ, Modestto, e “Conecrew Freestyle”, de JOK3R, Elicê.

Além da chegada do EP “Urbanamente Vol.1”, vale lembrar também que, em agosto, outras duas faixas extraídas da Casa Urbanamente foram apresentadas ao público. A música “Meia-Noite”, de IGOR e Kweller feat Enzo Cello, é um rap quente e sensual com batidas envolventes que narra um encontro lascivo de um casal durante a madrugada. “Anjos e Ancestrais”, da trapper Budah, da rapper Cynthia Luz e da cantora Elana Dara, foi composta pelas três artistas e mais Billy Billy, Riff Beats e Jay Kay (os três últimos também assinam a produção). A faixa fala sobre ancestralidade e empoderamento feminino, trazendo em sua letra potente versos como “De pé porque nasci mulher / tão forte quanto os ancestrais…”.

O camp criativo promovido pela Universal Music Brasil e pela Virgin Music Brasil já teve duas edições em São Paulo e uma em Belo Horizonte. Na capital paulista, o projeto desembarcou em julho de 2022. Sua segunda edição, em abril deste ano, foi em parceria com o selo 2050.

Em Belo Horizonte, a terceira edição do Casa Urbanamente aconteceu no final de agosto e início de setembro. Para o encontro, que foi realizado em parceria com a Medellin Records, foram convidados diversos artistas da nova safra de talentos da urban music, que ficaram reunidos em quatro estúdios. Entre os nomes convidados estavam:  Menor Bom, Lipinho, MC TH, Agabe, De Terrorista, JP Diaz, WC no Beat, Hyperanhas, DJ BR da Tijuca, Kysha, Igor Adamovich, Pedro Lotto, Duani, MC Gabzinho, MC rick, Sidoka, MC Anjin, Nahara, Arizinho, Escobar, MC Luan da BS, Gordão do PC, Nk da Serra, MC Saci, Rodrigo SN, MC Morena, WS da igrejinha, DJ Arthurzinho, Gêmeos da putaria, Dj Lv do MDP, Vitinho do Pc, Laranjinha, L da 20, Mc leozinho oficial, Gui Marks, PH da serra e Mc Mac Júlia.

A cena trap tem se destacado cada vez mais na música nacional nos últimos anos. Surgido nos Estados Unidos, esse estilo musical que mistura elementos de hip-hop, eletrônica e R&B tem conquistado um público cada vez maior no Brasil. O trap é hoje um dos grandes catalisadores para a renovação da música brasileira, abrindo um espaço democrático para o surgimento de novos talentos.