A ÚLTIMA MÚSICA DOS BEATLES: “NOW AND THEN” SERÁ LANÇADA MUNDIALMENTE NA QUINTA-FEIRA, 2 DE NOVEMBRO ÀS 11H DE BRASÍLIA (14H GMT)

AS CLÁSSICAS COLETÂNEAS DOS BEATLES “1962-1966” (O “ÁLBUM VERMELHO”) E “1967-1970” (O “ÁLBUM AZUL”) FORAM EXPANDIDAS E MIXADAS EM ESTÉREO & DOLBY ATMOS PARA UMA NOVA EDIÇÃO 2023, QUE SAI EM 10 DE NOVEMBRO

Juntos e separados, os Beatles sempre tiveram um grande talento para o inesperado. Agora, 2023 traz um dos lançamentos mais aguardados de sua longa e infinitamente agitada história. “Now and Then” é a última música dos Beatles — escrita e cantada por John Lennon, desenvolvida e trabalhada por Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr, e agora, mais de quatro décadas depois, finalmente finalizada por Paul e Ringo.

Now and Then” será lançada mundialmente às 14h GMT (11h de Brasília) na quinta-feira, 2 de novembro, pela Apple Corps Ltd./Capitol/UMe. O single duplo junta a última música dos Beatles com a primeira: “Love Me Do”, o single de estreia da banda no Reino Unido em 1962, uma contrapartida verdadeiramente adequada para “Now and Then”. Ambas as músicas foram mixadas em estéreo e Dolby Atmos®, e o lançamento tem uma capa original, feita pelo renomado artista Ed Ruscha. O novo videoclipe de “Now and Then” será lançado na sexta-feira, 3 de novembro. Mais detalhes, incluindo planos de estreia global, serão anunciados.

O documentário de 12 minutos “Now and Then — The Last Beatles Song”, escrito e dirigido por Oliver Murray, será lançado em 1º de novembro. A estreia global on-line do filme será realizada no canal do YouTube dos Beatles às 19h30 GMT (16h30 no horário de Brasília). O comovente curta-metragem conta a história por trás da última música dos Beatles, com imagens exclusivas e comentários de Paul, Ringo, George, Sean Ono Lennon e Peter Jackson.

Assista ao curta “Now and Then — The Last Beatles Song” no canal dos Beatles no YouTube:

Encomendas/pré-save do single com lado A duplo “Now and Then”/ “Love Me Do” AQUI

► Mixagens em estéreo:
– digital; streaming; vinil de 7 polegadas preto & colorido (azul claro); vinil de 12 polegadas preto
– itens exclusivos com edição limitada na Beatles Store: cassete; vinil de 7 polegadas azul & branco mármore.

► Mixagens em Dolby Atmos: digital e streaming

Em 10 de novembro, as coletâneas dos Beatles “1962-1966” (apelidado “Álbum Vermelho”) e “1967-1970” (apelidado “Álbum Azul”) serão lançadas em pacotes edição 2023 pela Apple Corps Ltd./Capitol/UMe. Desde que suas primeiras encarnações surgiram, há 50 anos, esses álbuns apresentaram a música dos Beatles a sucessivas gerações. Agora, suas listas de faixas foram ampliadas, com todas as músicas mixadas em estéreo real e Dolby Atmos. As novas coleções em vinil, CD quádruplo e em seis vinis de 180 gramas juntam o “Vermelho” e o “Azul” em sets encadernados. A versão do Reino Unido do single “Love Me Do” agora é a faixa de abertura de “1962-1966” (2023 Edition), e “Now and Then” foi incluída em “1967-1970” (2023 Edition), completando, assim, as coletâneas que abrangem toda a carreira da banda.

Encomendas/pré-save 1 “1962-1966” and 1 “1967-1970” (2023 Editions)

► Mixagens em estéreo:
– as duas coletâneas: digital; streaming; CD duplo; 3 LPs em vinil preto 180g
– as duas coletâneas: edições limitadas exclusivas da Beatles Store: LP triplo em vinil colorido (vermelho para o “Vermelho” / azul para o “Azul”); set com 4 CDsj em slipcase; set com seis LPs em vinil preto 180g em slipcase; set com seis LPs em vinil vermelho + e azul em slipcased

► Mixagens em Dolby Atmos: digital; streaming

A história de “Now and Then começa no final da década de 1970, quando John gravou uma demo com vocais e piano em sua casa no edifício Dakota, em Nova York. Em 1994, sua esposa, Yoko Ono Lennon, entregou a gravação a Paul, George e Ringo, juntamente com as demos de John para “Free As A Bird” e “Real Love”, que foram concluídas como novas músicas dos Beatles e lançadas como singles em 1995 e 1996, respectivamente, como parte do projeto “The Beatles Anthology”. Ao mesmo tempo, Paul, George e Ringo também gravaram novas partes e concluíram uma mixagem preliminar de “Now and Then” com o produtor Jeff Lynne. Naquele momento, limitações tecnológicas impediram que os vocais e o piano de John fossem separados para obter a mixagem clara e límpida necessária para finalizar a música. “Now and Then” foi engavetada, com a esperança de que um dia fosse revisitada.

Corta para 2021, e o lançamento da série documental “The Beatles: Get Back”, dirigida por Peter Jackson, que surpreendeu os espectadores com sua premiada restauração de filme e áudio. Usando a tecnologia de áudio MAL da WingNut Films, a equipe de Jackson havia mixado a trilha sonora mono do filme, conseguindo isolar instrumentos e vocais, e todas as vozes individuais nas conversas dos Beatles. Esse feito abriu caminho para a nova mixagem de 2022 de “Revolver”, obtida diretamente das fitas master de quatro faixas. Isso levou a uma pergunta: o que poderia ser feito agora com a demo “Now and Then”? Peter Jackson e sua equipe de som, liderada por Emile de la Rey, aplicaram a mesma técnica à gravação caseira original de John, preservando a clareza e a integridade de sua performance vocal original ao separá-la do piano.

Em 2022, Paul e Ringo começaram a completar a música. Além do vocal de John, “Now and Then” inclui guitarra e violão gravados em 1995 por George, uma nova parte da bateria de Ringo e baixo, violão e piano de Paul, que combinam com a interpretação original de John. Paul acrescentou um solo de slide guitar inspirado em George; ele e Ringo também contribuíram com backing vocals para o refrão.

Em Los Angeles, Paul supervisionou uma sessão de gravação no Capitol Studios para o arranjo de cordas docemente melancólico, característico dos Beatles, escrito por Giles Martin, Paul e Ben Foster. Paul e Giles também acrescentaram um último toque maravilhosamente sutil: backing vocals das gravações originais de “Here, There And Everywhere”, “Eleanor Rigby” e “Because”, incorporados à nova música, usando as técnicas aperfeiçoadas durante a produção do show e do álbum “LOVE”. A faixa finalizada foi produzida por Paul e Giles, e mixada por Spike Stent.

Paul comenta: “Lá estava ela, a voz de John, cristalina. É bastante emotiva. E todos nós tocamos nela, é uma gravação genuína dos Beatles. Em 2023, ainda estar trabalhando em músicas dos Beatles e prestes a lançar uma nova música que o público ainda não ouviu é algo emocionante”.

Ringo comenta: “Foi o mais próximo que chegamos de tê-lo de volta na sala, então foi muito emocionante para todos nós. Foi como se John estivesse lá, você sabe. É muito distante”.

Olivia Harrison acrescenta: “Em 1995, depois de vários dias no estúdio trabalhando na faixa, George sentiu que os problemas técnicos da demo eram insuperáveis e concluiu que não era possível terminar a faixa em um padrão suficientemente alto. Se ele estivesse aqui hoje, Dhani e eu sabemos que ele teria se juntado a Paul e Ringo, de coração, para concluir a gravação de ‘Now and Then’”.

Sean Ono Lennon diz: “Foi incrivelmente comovente ouvi-los trabalhando juntos depois de todos esses anos desde que papai se foi. É a última música que meu pai, Paul, George e Ringo fizeram juntos. É como uma cápsula do tempo, tem o sentimento de que tinha que ser mesmo assim”.

A empolgação e a expectativa por “Now and Then” vêm crescendo desde junho, quando Paul fez a primeira provocação sobre “uma nova música dos Beatles” em uma entrevista à mídia. Finalmente, na quinta-feira, 2 de novembro, “Now and Then” será compartilhada com o mundo, do jeito como foi feita para ser escutada.

Essa última parte da história gravada dos Beatles será seguida por novas edições dos dois álbuns de compilação, sempre vistos como a introdução definitiva ao trabalho deles. Desde sua estreia em 1973, as coletâneas “1962-1966” (o “Álbum Vermelho) e “1967-1970” (o “Álbum Azul”) levaram incontáveis ouvintes de todas as idades, de todas as partes do mundo, a serem fãs dos Beatles por toda a vida. Expandidas para este novo lançamento Edição 2023 (marcado para 10 de novembro), as coletâneas abrangem todo o cânone gravado dos Beatles, com 75 faixas de destaque, desde o primeiro single, “Love Me Do”, até o último, “Now and Then”. As 21 faixas recém-adicionadas das coletâneas (doze no “Vermelho” e nove no “Azul”) apresentam ainda mais das melhores músicas dos Beatles.

Nos últimos anos, várias faixas de “1967-1970” e algumas de “1962-1966” receberam novas mixagens em estéreo e Dolby Atmos para os lançamentos de álbuns das edições especiais dos Beatles, incluindo “Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band” (2017), “The Beatles” (“Álbum Branco”) (2018), “Abbey Road” (2019), “Let It Be” (2021) e “Revolver” (2022), bem como novas mixagens em estéreo para “The Beatles 1” (2015). Todas as faixas que não foram incluídas nesses lançamentos foram mixadas em estéreo e/ou Dolby Atmos por Giles Martin e Sam Okell no Abbey Road Studios, com o auxílio da tecnologia de desmixagem de áudio da WingNut Films. Ambas as coleções incluem novos ensaios escritos pelo jornalista John Harris.

Créditos de “Now and Then”:
Produzida por Paul McCartney, Giles Martin
Produção adicional: Jeff Lynne
Vocais: John Lennon, Paul McCartney
Vocais de apoio: John Lennon, Paul McCartney, George Harrison, Ringo Starr
Guitarras: George Harrison
Guitarras, Baixo, Piano, Cravo Elétrico, Chocalho: Paul McCartney
Bateria, Pandeirola, Chocalho: Ringo Starr

Créditos adicionais:
Arranjo de cordas: Paul McCartney, Giles Martin, Ben Foster
Mixado por Spike Stent
Engenharia de som: Geoff Emerick, Steve Orchard, Greg McAllister, Jon Jacobs, Steve Genewick, Bruce Sugar, Keith Smith
Source Separation / MAL Cortesia de WingNut Films Productions Ltd.
Chefe de Machine Learning: Emile de la Rey
Gerência do Projeto: Adam Sharp
Gravado em Hog Hill Studio, Capitol Studios e Roccabella West
Masterizado por Miles Showell
Produtores do projeto: Jonathan Clyde and Guy Hayden
Produtor executivo: Jeff Jones

#NowAndThen
#RedAndBlue

Site OficialFacebookX (Twitter)│InstagramYouTube | TikTok