DE ITANHAÉM PARA O MUNDO: O VIOLONISTA PLÍNIO FERNANDES É SUCESSO GLOBAL E RETORNA AO BRASIL PARA DOIS CONCERTOS EM ABRIL

No repertório, o artista revisita obras de Sérgio Assad, Villa-Lobos, Fernando Sor, Edu Lobo, Violeta Parra, Jacob do Bandolim e outros

Os fãs de boa música não podem perder a oportunidade de acompanhar as apresentações de Plínio Fernandes no Brasil. O artista desembarca no país para dois concertos especiais. No dia 2 de abril, ele sobe ao palco do Blue Note São Paulo e, no dia 3 de abril, é a vez do Blue Note Rio de Janeiro receber sua apresentação. No repertório, o artista revisita obras de Sérgio Assad, Villa-Lobos, Fernando Sor, Edu Lobo, Violeta Parra, Jacob do Bandolim e outros. Ingressos disponíveis aqui.

O músico brasileiro Plínio Fernandes parecia já estar com seu destino traçado. Nascido em uma família de músicos, ele recebeu do pai as primeiras aulas de violão e, dali em diante, fez história. Aos 12 anos, após vencer concursos nacionais de violão juvenil, tocou como solista convidado da Orquestra Sinfônica de Campo Grande e teve aulas particulares em São Paulo com o renomado professor Henrique Pinto e, mais tarde, aos 16, com o aluno e protegido de Pinto, Fábio Zanon. Fernandes recebeu então bolsa integral para participar do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, de 2011 a 2014.

Incentivado pela família e pelos professores, o artista mudou-se para Londres para seguir a carreira de músico concertista. Com bolsa integral financiada pelo Ministério da Educação do Brasil, estudou na Royal Academy of Music com Fabio Zanon, Michael Lewin, Steve Goss e David Russell. Fernandes também está comprometido com a educação musical e é embaixador da instituição de caridade Music Masters.

De lá para cá, o artista conquistou diversos espaços importantes, mostrando sua representatividade e talento para o mundo de forma significativa e expressiva. Em 2022, ele lançou seu primeiro álbum solo, intitulado “Saudade”, que o fez alcançar o primeiro lugar da parada de álbuns Clássicos da Billboard. O disco conta com os convidados especiais Sheku Kanneh-Mason, no violoncelo para a fluida e lírica “Bachianas Brasileiras No. 5: I. Aria (Cantilena)”, de Villa-Lobos; Braimah Kanneh-Mason, no violino em “Menino”; e a renomada cantora Maria Rita, numa interpretação de “O Mundo é um Moinho”.

Em “Saudade”, o público pode ver Fernandes evocar seu amor por um lar distante, o Brasil, um amor saudoso que torna ainda mais tangível a expressão apaixonada de seu trabalho no violão. “Encontrei um lar em Londres e pretendo ficar”, diz ele, “mas o título ‘Saudade’ significa nostalgia, a falta de algo, que é literalmente o que sinto aqui. A maneira como me conecto com o Brasil e minha identidade como artista brasileiro é através da música”.

O violonista funde dois mundos quando se apresenta: a herança cultural do Brasil, de onde provêm as suas raízes musicais, e a sua experiência acrescida na música clássica ocidental, ao estudar e aperfeiçoar o seu ofício na Europa.

Em 2023, ele fez história novamente ao lançar seu segundo álbum de estúdio, “Bacheando”, no qual prestou uma emocionante homenagem a séculos de arte, explorando o génio duradouro de J.S. Bach, a vibrante cultura musical do Brasil e toda a riqueza envolvida.

Ele embarca numa exploração empolgante do legado de seu compositor favorito na obra. Herdeiro dinâmico de uma tradição de músicos brasileiros extraordinários que buscaram inspiração na música do mestre alemão, ele interpreta uma mistura harmoniosa de composições de Bach ao lado de peças encantadoras de grandes nomes brasileiros, como Heitor Villa-Lobos, Paulinho Nogueira e Mário Albanese. Ele também colaborou com o lendário violonista e compositor brasileiro Sérgio Assad, que contribuiu com uma composição inédita e vários arranjos novos para o álbum.

O violinista brasileiro de 30 anos, natural de São Paulo e atualmente residente em Londres, conquistou aclamação e reconhecimento significativos em um tempo notavelmente curto. Ele foi homenageado com o prestigioso prêmio da categoria Revelação no Prêmio da Música Brasileira de 2023 e foi reconhecido entre os 30 Under 30 Brazil 2022 da Forbes e entre os Rising Stars 2022, da Classic FM. Em 2022, Plinio Fernandes também recebeu o Prêmio Jovem Artista, da revista Concerto.