JORGE ARAGÃO E XANDE DE PILARES SÃO AS PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS DO NOVO LANÇAMENTO DE THIAGO THOMÉ, “OGUMTECH”

Jorge Aragão e Xande de Pilares abraçam Thiago Thomé no single “Ogumtech”, que chega hoje às plataformas de streams.

Thiago Thomé se define como um “artista da música” e como compositor tem suas canções nas vozes de grandes artistas da música brasileira, como Ivete em feat com a Banda Jamz, Thiaguinho, Zeca num feat com Xande de Pilares, Belo entre outros. Ator em séries da Globoplay, novelas da TV Globo e no cinema, o cantor apresenta hoje essa nova e emocionante parceira.

Agora, chegou a hora do lançamento de “Ogumtech”, single que vai abrir a gestação de seu novo trabalho, “Encantado”, que chegará ao streaming em maio. A gravação da música foi um petardo cheio de baticum de Thomé, que teve as luxuosas participações dos grandes Jorge Aragão e Xande de Pilares. A faixa foi produzida pelo talentoso percussionista Léo Mucuri, que já trabalhou como músico de Anitta, Jorge Vercillo e Jorge Ben Jor.

“‘Ogumtech’ é uma música que compus pra ‘escurecer’ alguns fatos que compõem a construção religiosa em torno dessas duas forças: Ogum e São Jorge. Ogum, como a música diz, é um Orixá Yoruba que dentro da mitologia Yoruba está ligado ao começo do mundo, um Orixá ligado à tecnologia, matemática, ferro, estratégia e à guerra. São Jorge foi um guerreiro turco que lutou nas cruzadas e, por sua bravura, começou a receber uma devoção de outros guerreiros e, depois isso, se expandiu para milhões de pessoas ao redor do mundo. Acredito que o que os conecta, para além do sincretismo carioca (pois na Bahia Ogum já é sincretizado a outro santo católico) é bravura em relação à guerra. Porém, acho necessário entendermos – e aqui eu não faço juízo de grandeza -, que são duas forças distintas, pois Ogum é Ogum e São Jorge é São Jorge”, disse o cantor.

Em 2023, Thiago Thomé lançou o álbum “Para Pretos, Pardos e Simpatizantes”. Um projeto medularmente afrocêntrico, tem a expressão da profissão de fé do artista no candomblé, no amor e na ancestralidade. 

Em suas apresentações, Thiago é acompanhado por uma trupe de três percussionistas, mais baixo, guitarra, teclado e sopros. O cantor pousou residência do espetáculo “Asèo”, no Mirante do Arvrão, comunidade do Vidigal, na zona sul do Rio de Janeiro, um evento de altíssima intensidade, mesclando Rio de Janeiro e Bahia pela força do axé.

No palco e no estúdio, sua persona de cantautor resulta de algumas mixagens estéticas. Nascido em Duque de Caxias (Baixada Fluminense/RJ), esse personagem incomum também é escritor de um livro indicado ao prêmio Jabuti (2022), “E se desse para denegrir?”. Thiago Thomé é ator em séries como “Arcanjo Renegado” (Globoplay), novelas como “A dona do pedaço” (TV Globo) e de uma grande produção nacional prestes a estrear nos cinemas, “Os enforcados” (de Fernando Coimbra). Com muita voz, mais de 150 mil audições no streaming, Thiago, tem seu alter ego, o personagem “Velho preto”, contribuindo para abrilhantar suas redes, onde ultrapassa 500 mil seguidores. Confira aqui.