Mais do que um disco, é um relicário sonoro de afetos. Um retrato íntimo da chegada de um filho. É espelho de uma paternidade apaixonada pela Bahia
É com este apresentar que se anuncia a chegada de “Raro92”, mais novo álbum do ator, músico, compositor e escritor carioca Thiago Thomé, que será lançado no próximo dia 5 de junho, numa parceria com a Universal Music Brasil, em todas as plataformas musicais.
O disco é encruza banhada por duas vivências transformadoras: a experiência inédita da gestação de um filho, Raro – fruto do amor com a escritora e influenciadora baiana Bárbara Carine, e o amor duradouro do multiartista pela potência simbólica, cultural e espiritual da Bahia. É um convite para que o filho — e o público — descubram, cada um a seu modo, o próprio território afetivo, que é Bahia.
“Raro92” foi concebido, a princípio, como um presente pessoal para Raro, que nasceu no último dia 23 de maio em solo soteropolitano. Mas o projeto, que começou despretensiosamente com versos soltos escritos nos primeiros momentos da gravidez, logo se transformou em um álbum completo, com produção acústica, minimalista e centrada na voz e no violão.
“Quando entendemos que estávamos grávidos, fui arrebatado por uma felicidade imensa que permanece até hoje. Logo no início, surgiram os primeiros versos, depois vieram as composições … Quando vi, já eram quatro canções”, conta Thomé, que já compôs para artistas como Xande de Pilares, Zeca Pagodinho, Ivete Sangalo, Belo, Thiaguinho, entre outros.
O plano inicial era lançar de forma independente, mas em uma reunião para apresentar outro projeto à companhia compartilhou uma faixa de “Raro92” e saiu de lá com ambos aprovados. “Muita gente me pergunta porque escolhi a Bahia para o meu filho nascer. É que o Rio é pai e a Bahia é mãe e, não por coincidência, essa configuração está posta em nossa família”, conta Thomé, ao realçar que “Raro92” é mais do que um registro musical, é uma carta de amor e uma tentativa de apresentar ao pequeno Raro a Bahia vivida por Thomé.
“Uma Bahia que ele vai ver pelos meus olhos, pelos olhos da mãe, mas depois ele vai descobrir a própria baía dele”, reflete. Thiago Thomé está sempre convocando: “vamos celebrar nossa ancestralidade?!”. Em seus repertórios destaca temas como matrizes africanas, antirracismo, amor preto, afrocentrismoa e afins. Neste caminho, em 2024, lançou “Encantado” , que trouxe a faixa “Ogumtech” feat. Jorge Aragão e Xande de Pilares.
Já em 2023, Thomé lançou seu álbum autoral “Para Pretos, Pardos e Simpatizantes”, em que tem um feat com o MV Bill em “Brilha comigo” e outro com Denny Denan, da Timbalada, em “Alegria de Erê”. Um tanto diferente de outros trabalhos, em “Raro92” Thiago Thomé traz a percussão de forma sutil, dando ao coração de quem ouve o pulso da emoção que arrebata.
O álbum é composto por cinco faixas que formam um percurso sonoro e afetivo. A cada faixa, o ouvinte é convidado a acessar essa Bahia múltipla: não apenas geográfica, mas emocional e espiritual, repleta de sabores, dilemas, contradições e encantos profundos. “Régua, Compasso e Tambor” apresenta a Bahia ancestral e espiritual que molda a identidade do artista; “Acabou de Nascer” celebra a chegada do filho como explosão de vida e emoção; “Porque Aqui é Salvador” mergulha na leveza e nos improvisos cotidianos nas ruas e ventos da capital baiana; “Novos Baianos” transforma saudade em música e celebra herança cultural; e “Quase Vermelho”, que fecha o EP, é uma ode sensorial ao amor e aos sabores de Salvador.