Jon Batiste anuncia seu nono álbum de estúdio, “BIG MONEY”, com lançamento em 22 de agosto Via Verve/Interscope

O projeto conta com colaborações de No ID, Randy Newman e Andra Day

Assista ao vídeo oficial da faixa-título, “BIG MONEY”, aqui

Vencedor de vários GRAMMY® e de um Oscar®, Jon Batiste anunciou hoje seu novo álbum, “BIG MONEY”, que será lançado em 22 de agosto via Verve/Interscope. Junto ao anúncio, Batiste lançou a faixa-título do álbum e o videoclipe oficial, já disponíveis. Ouça AQUI. Assista ao videoclipe AQUI. “BIG MONEY” já está disponível para pré-venda na UMusic Store, incluindo edições exclusivas com cards autografados AQUI .

Descrito pelo The Guardian como “um gênio musical certificado”, Batiste continua desafiando categorizações com “BIG MONEY” – uma declaração ousada, guiada pelo groove, sobre humanidade, capitalismo e a essência americana. Reduzindo tudo aos elementos mais essenciais, o álbum entrega um som ricamente texturizado, carregado de espírito, ironia, alegria e profundidade. Escrito e gravado majoritariamente ao vivo, em takes únicos, ao longo de apenas duas semanas, “BIG MONEY” captura a imediatidade crua da expressão criativa. O foco na energia coletiva e espontaneidade se inspira nas raízes da música americana como força comunitária – e oferece um antídoto contra a desconexão moderna.

No centro do álbum está sua faixa-título – um hino percussivo e cheio de ganchos, inspirado por um momento após a apresentação de Batiste no Ryman Auditorium, em 2024. Ele escreveu a canção no violão antes mesmo de saber que faria um novo álbum. À primeira vista, é um chamado contagiante à ambição. Por baixo do ritmo, é uma meditação complexa sobre capitalismo, sobrevivência e o que escolhemos valorizar.

“Este é o circo do amor. Sob nossa tenda há renascimento e alegria”, diz Batiste. “Você não perde sua alma – você a ganha. Quando a mamãe diz: ‘Não seja bobo, todo mundo está correndo atrás do ‘BIG MONEY’, ela está te empurrando e, ao mesmo tempo, te alertando. É uma faca de dois gumes”.

A faixa, ancorada pela guitarra de Batiste e pelo revivalista soul retrô Nick Waterhouse, ganha vida com os vocais poderosos das The Womack Sisters – um trio em ascensão e netas da lenda do soul Sam Cooke — que ecoam o refrão: “Might as well live for something you can feel… something that’s real.” (“É melhor viver por algo que você possa sentir… algo que seja real.”)

Batiste coproduziu o álbum com seu colaborador de longa data Dion “No ID” Wilson. Outros colaboradores incluem Andra Day, Randy Newman e um grupo coeso de músicos, compositores e engenheiros. Em vez de buscar polimento excessivo, as sessões priorizaram o feeling e a presença – capturando as performances em tempo real e preservando as imperfeições como parte do DNA espiritual do disco.

Ancorado por lirismo, coração e pelo poder da colaboração, “BIG MONEY” reformula e reinventa o conceito de Americana para uma nova geração — inspirado nas raízes de Batiste, em New Orleans, em sua herança gospel e de música de protesto, e em seu amor pela expressão crua e imediata. A paleta sonora abrange blues, soul, reggae e baladas minimalistas, ousando classificar tudo como parte de um novo e evolutivo gênero: New Americana.

A Variety descreveu Batiste como “um pianista proteano e uma personalidade magnética” – uma definição incorporada aqui, à medida que ele transita entre estilos e filosofias sem perder a coesão. Cada faixa se conecta à anterior para criar uma visão unificada da música como resistência e libertação.

Independentemente de como você interpreta as canções”, diz Batiste, “não tem como não as sentir. Não tem como não aceitar o convite para a tenda. Venha e divirta-se… uma diversão profundamente séria”.

No início deste ano, Batiste foi destaque ao apresentar uma performance poderosa do Hino Nacional no Super Bowl 2025, levando sua arte singular a um dos palcos mais assistidos dos EUA. Ele também conquistou dois GRAMMY® – Melhor Filme Musical pelo documentário da Netflix “American Symphony” e Melhor Canção Escrita para Mídia Visual por “It Never Went Away”, faixa indicada ao Oscar que coescreveu com Dan Wilson para o filme.

BIG MONEY” sucede “Beethoven Blues”, lançado em 15 de novembro via Verve/Interscope. O álbum marcou a maior semana de vendas da carreira de Batiste, estreando em 1º lugar na parada Billboard Classical Albums e em 9º na Top Album Sales. Também entrou na Billboard 200 em 64º lugar — sua maior estreia no chart e seu quinto álbum a entrar na lista. “Beethoven Blues” ficou nove semanas consecutivas no topo da Billboard Classical Crossover Albums e liderou a Billboard Classical Albums por cinco semanas. Explorando as obras mais icônicas de Beethoven através de uma lente expansiva e inovadora, o álbum expande os limites da música clássica ao infundi-la com espontaneidade, alma e inclusão.

Batiste vai divulgar “BIG MONEY” com uma turnê nacional como headliner, “The BIG MONEY Tour: Jon Batiste Plays America”, que começa em 27 de agosto, em Kansas City, MO. A turnê passará por mais de 30 locais nos EUA, incluindo o Red Rocks Amphitheatre, o Grand Ole Opry, e uma data co-headliner com Diana Ross no The Muny, em St. Louis, MO. As datas completas e informações de ingressos estão disponíveis em jonbatiste.com .

Confira a tracklist completa de “BIG MONEY”:

1. LEAN ON MY LOVE (FEAT. ANDRA DAY)
2. BIG MONEY
3. LONELY AVENUE (FEAT. RANDY NEWMAN)
4. PETRICHOR
5. DO IT ALL AGAIN
6. PINNACLE
7. AT ALL
8. MAYBE
9. ANGELS (FEAT. NO ID & BILLY BOB BO BOB)