Sam Smith compartilha novo single, “To Be Free”

Ouça aqui e assista ao vídeo oficial Aqui


Crédito da foto: Collier Schorr

Artista com vários Discos de Platina, prêmios GRAMMY®, BRIT Awards, Globo de Ouro e Oscar, Sam Smith revela hoje o novo single, “To Be Free”. Trazendo os agudos característicos de Sam e acompanhada pelo The TwoCity Chorus, a canção acústica e cheia de soul explora como a vulnerabilidade pode se transformar em coragem e liberdade. Sam escreveu e produziu a faixa junto ao colaborador de longa data, Simon Aldred. Baixe/ouça “To Be Free”, AQUI. Assista ao vídeo oficial AQUI .

Nunca tive uma experiência de gravação como a que tive ao fazer essa música. É uma única gravação de voz e violão do início ao fim – uma apresentação ao vivo minha e do meu amigo Simon Aldred em um estado puro de música e expressão”, explica Sam Smith. “Eu a escrevi há cinco anos, enquanto compunha meu último álbum, ‘Gloria’, e depois a deixei de lado porque sabia que não era uma música para aquele disco. Ela foi criada durante um período da minha vida em que me tornei livre dentro de mim mesmo”.

Sam acrescenta: “Com essa música, a imagem dos rios não parava de vir à minha mente e ao meu coração. Eu cresci perto de um pequeno rio em Cambridgeshire, no interior da Inglaterra. Depois, mudei-me para Londres e morei perto do Tâmisa, e agora moro perto do rio Hudson. Os rios têm estado muito presentes na minha vida. Por isso, achei interessante pensar na minha música e na minha expressão artística como um rio. Nos últimos cinco anos, Simon e eu começamos a criar músicas que se encaixavam nesse mundo de ‘To Be Free’ e, durante esse tempo, continuei a recorrer a essa canção em momentos felizes, tristes, solitários e de raiva. Ela se tornou minha irmã, minha família; no fim das contas, ela me acalma. Agora, chegou o momento de deixá-la ir e esperar que ela possa fazer o mesmo por outra pessoa”.

Levando o intimismo corajoso da canção um passo adiante, Sam anuncia “To Be Free: New York City” – uma residência de 12 noites no Warsaw, um local histórico no Brooklyn que dará aos fãs a rara oportunidade de assistir sua performance em um ambiente íntimo e próximo.

Filmado no Warsaw, onde será a residência de Sam, o vídeo oficial de “To Be Free” emana eletricidade e uma alegria contagiante. Presente no single, o The TwoCity Chorus, um coletivo de artistas de Filadélfia e Nova Iorque, derrama-se no local e se une a Sam numa poderosa interpretação de “To Be Free”. Com a ajuda do colaborador frequente de Sam, Ant Clemons, o coro foi coordenado por Brandon Pain. (LA)HORDE – o coletivo de dança contemporânea francês e diretores artísticos do Ballet National de Marseille – assina a direção, após anteriormente coreografar o vídeo do single de sucesso mundial de Sam, “Unholy” Ft. Kim Petras. Sam, mais uma vez, teve a colaboração de Andreas Kronthaler com looks personalizados da Vivienne Westwood, que refletem o retorno da música ao classicismo e à atemporalidade, com sua narrativa de amor, aceitação e, essencialmente, paz interior e alegria. Assista a “To Be Free” AQUI .

Sam Smith está entre os artistas musicais mais aclamados da história recente. Tendo vencido cinco prêmios GRAMMY®, Sam detém dois recordes mundiais do Guinness – pelo maior número de semanas consecutivas no Top 10 da parada de álbuns do Reino Unido (pelo álbum de estreia de 2014, “In The Lonely Hour”) e por ter a primeira música-tema de James Bond a alcançar o primeiro lugar nas paradas do Reino Unido (com a canção “Writing’s on the Wall”, vencedora do Oscar e do Globo de Ouro). Sam soma mais de 40 milhões de vendas de álbuns, 300 milhões de vendas de singles e mais de 56 bilhões de streams ao longo de sua carreira. Seu catálogo de álbuns aclamados pela crítica inclui “In the Lonely Hour”, “The Thrill of It All”, “Love Goes” e “GLORIA”, este último que a Rolling Stone elogiou como “seu álbum mais profundo até agora” e inclui o single de sucesso global, “Unholy”, feat. Kim Petras. A faixa ficou três semanas em primeiro lugar na Billboard Hot 100 e quatro semanas em primeiro lugar na UK Official Singles Chart, marcando a oitava vez em que Sam alcançou o topo da parada. Em junho de 2025, Sam lançou o impressionante álbum ao vivo “BBC Proms At The Royal Albert Hall”.