As apresentações acontecem hoje e amanhã no Rio de Janeiro e, no final de semana, em São Paulo, em formato banda completa, orquestrais e solo
Jacob Collier está em passagem especial pelo Brasil e realiza uma série de apresentações imperdíveis: hoje (10), no Vivo Rio; amanhã (11), no Blue Note, ambos no Rio de Janeiro; e, no próximo fim de semana (12 e 13), no festival The Town, em São Paulo. Apenas um ano após concluir o universo grandioso de “Djesse” – a série de quatro álbuns em sete anos que gerou centenas de colaborações, centenas de músicas e centenas de milhares de vozes ao redor do mundo – Jacob Collier inicia sua próxima aventura criativa. No dia 10 de outubro, o vencedor de sete prêmios GRAMMY® lançará “The Light For Days” (Hajanga/Interscope/Decca), um novo álbum centrado em um único instrumento: o violão.
Com seis músicas originais e cinco releituras minuciosamente escolhidas de ídolos e inspirações de longa data como James Taylor, John Martyn, The Beatles e The Beach Boys, esta coleção captura Collier em sua forma mais presente e imediata. Longe das pressões de se superar e de atender às infinitas possibilidades e expectativas que cada capítulo de “Djesse” despertava, “The Light For Days” mostra Collier libertando-se para ser ele mesmo em sua forma mais pura e autêntica. A versão física do álbum já está disponível para pré-venda na UMusic Store. Saiba mais aqui.
Jacob Collier nunca imaginou quando ou como seu próximo álbum surgiria – até que aconteceu. Durante uma breve visita a Londres, em seu estúdio caseiro onde tudo começou, cercado por prateleiras, gavetas e mesas cheias de instrumentos, ele decidiu explorar suas violas Taylor acústicas de 5 e 10 cordas de uma maneira mais profunda do que nunca. Utilizando afinações alternativas (“DAEAD”) e novas técnicas, trocou a grandiosidade pela intimidade. Gravado e produzido em apenas quatro dias, “The Light For Days” reflete um dos pilares centrais de sua arte: oferecer uma contrapartida sonora aos momentos de seus shows em que tudo se dissipa, restando apenas ele e a música que ama.
Após lançar sua versão de “Keep An Eye On Summer”, clássico de Brian Wilson, Jacob revelou a mais nova prévia do álbum: a faixa original “I Know (A Little)</a>”, já disponível.
Ouça “I Know (A Little)” via Hajanga/Interscope/Decca:
https://jacobcollier.lnk.to/iknowalittlePR
“Desde que concluí a série ‘Djesse’, minha imaginação tem estado cheia de ideias sobre coisas que gostaria de fazer e criar. Uma das áreas em que quis realmente me concentrar foi na limitação de um único instrumento. O universo sonoro do violão acústico sempre foi uma base do meu mundo musical, e por isso me desafiei a gravar um álbum completo usando quase exclusivamente o violão de cinco cordas – e em apenas quatro dias. Isso me forçou a trabalhar rápido demais para duvidar ou repensar qualquer coisa – precisei simplesmente confiar no processo. O resultado é caloroso, despojado, imperfeito, mas muito próximo do meu coração”, diz Jacob Collier.
Para quem já presenciou as performances magnéticas e intimistas de Jacob Collier, ou entrou em contato com sua comunidade através de canções como “Hideaway”, “The Sun Is In Your Eyes” e “Little Blue”, “The Light For Days” soa como um retorno ao lar. Para os demais, é um álbum que o revela sob uma nova luz, ao mesmo tempo em que reforça a voz e a versatilidade que lhe renderam sete GRAMMYs® e 15 indicações em diferentes gêneros. Este é também o primeiro álbum a trazer apenas seu rosto humano na capa, enquanto ele segue convidando o mundo a abraçar “the wiggle”: a ideia de que a suavidade é força, e que, quando fazemos música, nos movemos e nos curvamos juntos.
No mês passado, Jacob apresentou uma prévia de “The Light For Days” durante um evento surpresa em seu primeiro Hideaway Retreat, onde, junto de 300 músicos e entusiastas, transformou Tarrytown, NY, no centro de seu mundo radicalmente alegre. O evento marcou o fim de um ano em que recebeu sua 15ª indicação ao GRAMMY® – e a segunda ao prêmio de Álbum do Ano; prestou homenagem ao seu falecido mentor e herói musical, Quincy Jones, durante a transmissão do GRAMMY®; fez show no lendário O2 Arena, em Londres; colaborou com Bon Iver e com 9 mil crianças do coral britânico Young Voices; regeu a Orquestra Sinfônica Nacional em uma performance completamente improvisada; apresentou-se sobre um iceberg no Ártico ao lado de AURORA e do Greenpeace; e conduziu centenas de milhares de fãs em seus famosos corais de plateia.
Seja colaborando com artistas como Quincy Jones, Joni Mitchell, SZA, Bon Iver, Coldplay, Shawn Mendes, John Mayer, Stormzy, Kirk Franklin, Oumou Sangaré, Anoushka Shankar ou Hans Zimmer, lotando arenas, quebrando limites de faixas em softwares de áudio ou reunindo 100 mil pessoas em corais ao redor do mundo, Jacob Collier continua a expandir as fronteiras da criatividade, com a missão de unir e inspirar continentes em uma linguagem além das palavras. Ele toca, escreve e se comunica com calor humano, abertura e inclusão radical, inspirando milhões de pessoas. Se a obra monumental de quatro álbuns de “Djesse” foi, como disse a Billboard, “como estar no maior e mais aberto festival de música do mundo”, “The Light For Days” marca o início de uma nova fase.
Neste outono, Jacob Collier seguirá com sua turnê pela América do Sul, Índia, China, Austrália e Estados Unidos, apresentando-se com sua banda, acompanhado de orquestras ou em formato solo. A lista completa de datas pode ser encontrada em: jacobcollier.com/tour .
Faça o pre-order de “The Light For Days” aqui
Confira a tracklist completa de “The Light For Days”:
You Can Close Your Eyes
Heaven (Butterflies)
Thom Thumb
Fairytale Lullaby
Norwegian Wood
Keep An Eye On Summer
I Know (A Little)
Where Did My Apple Fall?
Sweet Melody
Icarus
Something Heavy