Rodrigo Faour
setembro de 2025
Alcione já estava caminhando para os 30 anos de carreira discográfica, em 2001, quando gravou o CD “A Paixão Tem Memória” na Universal Music Brasil, produzida por Miguel Plopschi – que agora, reaparece pela primeira vez em vinil, e duplo ainda por cima. Saiba mais na UMusic Store.
À época, surpreendendo a todos, a já veterana artista acabou registrando de uma só vez três dos seus maiores sucessos românticos de todos os tempos, que nunca mais saíram de seu repertório: “Além da cama” (“Eu te quero além da cama…”), êxito extemporâneo do hitmaker dos anos 1980 Michael Sullivan com Carlos Colla, “Você me vira a cabeça (Me tira do sério)”, de Chico Roque e Paulo Sérgio Valle, e o infalível “A loba” (“Sou doce, dengosa, polida…”), de seu eterno fornecedor de repertório, Paulinho Resende, com Juninho Peralva, que virou seu maior hit desde o inicial “Não deixe o samba morrer”, em 1975.
Mas este disco tem muito mais. Inclusive outros temas românticos menos revisitados por ela e de linhagem igualmente popular, como a faixa-título, do jovem-guardista Ed Wilson e Solange. Porém, Alcione sempre surpreende pelo ecletismo. Nos traz sambas dos bons, como o místico “O que Deus te leva” (Ronaldo Barcellos/Guilherme Maia), o divertido “Bate-boca” (Jorge Aragão) (“Hoje eu tô a fim de um bate-boca/ Quem quiser que fique dando sopa/ Se é direito meu, tiro até a roupa/ Hoje eu tô a fim de um bate-boca”), um tributo à então recém-falecida “Dona Neuma (A Rosa)” (Arlindo Cruz/Sombrinha/Franco), além da regravação do brejeiro samba de roda “Xodó de mãe”, do baiano Tião Motorista com seu intérprete original, Martinho da Vila, que o registrou em 1983.
A sua terra, o Maranhão, não poderia ficar de fora e comparece com uma das melhores do álbum, o carimbó “Pedra de responsa”, do conterrâneo Zeca Baleiro com o paraibano Chico César, em dueto luxuoso com Caetano Veloso. E que tal um xote do pernambucano Nando Cordel – “Você endoideceu meu coração?” Para encerrar, um samba romântico mais sofisticado, “A dor que me visita”, de seus velhos compadres Arlindo Cruz e Acyr Marques, com Jorge David. A Marrom nunca jogou para perder.
Repertório do LP duplo “A Paixão Tem Memória”:
LP 1:
Lado A
1 – Além da cama (Michael Sullivan/Carlos Colla)
2 – O Deus que te leva (Ronaldo Barcellos/Guilherme Maia)
3 – Você me vira a cabeça (Me tira do sério) (Chico Roque/Paulo Sérgio Valle)
4 – Bate-boca (Jorge Aragão)
Lado B
1 – A paixão tem memória (Ed Wilson/Solange)
2 – Pedra de responsa (Chico César/Zeca Baleiro) – com Caetano Veloso
3 – O fogo da nossa paixão (Michael Sullivan/Dudu Falcão)
4 – Dona Neuma “A Rosa” (Arlindo Cruz/Sombrinha/Franco)
LP 2:
Lado A
1 – A loba (Paulinho Resende/Juninho Peralva)
2 – Você endoideceu meu coração (Nando Cordel)
3 – Deixa que eu me arrumo (Chico Roque/Cacá Morais)
Lado B
1 – Xodó de mãe (Tião Motorista/Martinho da Vila)
2 – Porto d’alma (Telma Tavares/Tainã)
3 – A dor que me visita (Arlindo Cruz/Acyr Marques/Jorge David)