“A Paixão Tem Memória”, um dos grandes clássicos álbuns de Alcione, ganha sua primeira edição em vinil duplo

Rodrigo Faour
setembro de 2025

Alcione já estava caminhando para os 30 anos de carreira discográfica, em 2001, quando gravou o CD “A Paixão Tem Memória” na Universal Music Brasil, produzida por Miguel Plopschi – que agora, reaparece pela primeira vez em vinil, e duplo ainda por cima. Saiba mais na UMusic Store.

À época, surpreendendo a todos, a já veterana artista acabou registrando de uma só vez três dos seus maiores sucessos românticos de todos os tempos, que nunca mais saíram de seu repertório: “Além da cama” (“Eu te quero além da cama…”), êxito extemporâneo do hitmaker dos anos 1980 Michael Sullivan com Carlos Colla, “Você me vira a cabeça (Me tira do sério)”, de Chico Roque e Paulo Sérgio Valle, e o infalível “A loba” (“Sou doce, dengosa, polida…”), de seu eterno fornecedor de repertório, Paulinho Resende, com Juninho Peralva, que virou seu maior hit desde o inicial “Não deixe o samba morrer”, em 1975.

Mas este disco tem muito mais. Inclusive outros temas românticos menos revisitados por ela e de linhagem igualmente popular, como a faixa-título, do jovem-guardista Ed Wilson e Solange. Porém, Alcione sempre surpreende pelo ecletismo. Nos traz sambas dos bons, como o místico “O que Deus te leva” (Ronaldo Barcellos/Guilherme Maia), o divertido “Bate-boca” (Jorge Aragão) (“Hoje eu tô a fim de um bate-boca/ Quem quiser que fique dando sopa/ Se é direito meu, tiro até a roupa/ Hoje eu tô a fim de um bate-boca”), um tributo à então recém-falecida “Dona Neuma (A Rosa)” (Arlindo Cruz/Sombrinha/Franco), além da regravação do brejeiro samba de roda “Xodó de mãe”, do baiano Tião Motorista com seu intérprete original, Martinho da Vila, que o registrou em 1983.

A sua terra, o Maranhão, não poderia ficar de fora e comparece com uma das melhores do álbum, o carimbó “Pedra de responsa”, do conterrâneo Zeca Baleiro com o paraibano Chico César, em dueto luxuoso com Caetano Veloso. E que tal um xote do pernambucano Nando Cordel – “Você endoideceu meu coração?” Para encerrar, um samba romântico mais sofisticado, “A dor que me visita”, de seus velhos compadres Arlindo Cruz e Acyr Marques, com Jorge David. A Marrom nunca jogou para perder.

Repertório do LP duplo “A Paixão Tem Memória”:

LP 1:

Lado A
1 – Além da cama (Michael Sullivan/Carlos Colla)
2 – O Deus que te leva (Ronaldo Barcellos/Guilherme Maia)
3 – Você me vira a cabeça (Me tira do sério) (Chico Roque/Paulo Sérgio Valle)
4 – Bate-boca (Jorge Aragão)

Lado B
1 – A paixão tem memória (Ed Wilson/Solange)
2 – Pedra de responsa (Chico César/Zeca Baleiro) – com Caetano Veloso
3 – O fogo da nossa paixão (Michael Sullivan/Dudu Falcão)
4 – Dona Neuma “A Rosa” (Arlindo Cruz/Sombrinha/Franco)

LP 2:

Lado A
1 – A loba (Paulinho Resende/Juninho Peralva)
2 – Você endoideceu meu coração (Nando Cordel)
3 – Deixa que eu me arrumo (Chico Roque/Cacá Morais)

Lado B
1 – Xodó de mãe (Tião Motorista/Martinho da Vila)
2 – Porto d’alma (Telma Tavares/Tainã)
3 – A dor que me visita (Arlindo Cruz/Acyr Marques/Jorge David)