Rodrigo Faour
setembro de 2025
Depois de cinco álbuns no circuito independente, Hermeto Pascoal (1936-2025), que nos deixou no último dia 13 de setembro, voltava a uma multinacional, a Polygram (hoje, Universal Music Brasil), em plena era da ascensão da música sertaneja pop/romântica, precisamente no ano de 1992, com “Festa dos Deuses”, que agora ganha uma nova edição em vinil, já disponível na UMusic Store. Saiba mais aqui.
Um biscoito dos mais finos numa época em que o mercado musical já era bastante refratário a experimentalismos. Contudo, munido de um prestígio internacional crescente, o produtor Jovino Neto deixou o “bruxo” à vontade para suas criações, sempre muito livres e envolventes na base do jazz fusion.
São 12 faixas, incluindo ironicamente até vinhetas curiosas, em que realiza pequenas intervenções musicais, como a que reproduz as falas da professora de uma “Aula de natação” (Fabíola Pascoal), outra trazendo um poema de Mário Lago recitado pelo próprio (“Três coisas”) e até um discurso do então presidente Fernando Collor de Mello, que havia confiscado as economias dos brasileiros em seu plano econômico e estava a um passo de sofrer um processo de impeachment. Para não falar de “Quando as aves se encontram nasce o som”, de sua autoria, na qual dialoga com o canto dos passarinhos nativos.
Pilotando seu piano e demais teclados, cavaquinho, além dar uma de percussionista tirando sons de tudo que via pela frente, Hermeto estava aqui, como sempre, bem acompanhado. Desta vez do baixo de Itiberê Zwarg, das percussões de Fabio Pascoal, Pernambuco e Marcio Bahia (este último também na bateria), da flauta e do sax de Carlos Malta, do piano de seu produtor Jovino Neto e dos vocais de Luciana Souza. Destacam-se ainda temas vibrantes, como a faixa de abertura, “O galo do Airan” e “Irmãos latinos”, e outros mais dolentes como “O farol que nos guia”.
Repertório do LP “Festa dos Deuses”:
Lado A:
1 – O Galo do Airan (Hermeto Pascoal)
2 – Rainha da Pedra Azul (Hermeto Pascoal)
3 – Viajando pelo Brasil (Hermeto Pascoal)
4 – O farol que nos guia (Hermeto Pascoal)
5 – Pensamento positivo (Trecho da entrevista concedido pelo Excelentíssimo Presidente da República, Fernando Collor de Mello)
Lado B:
1 – Peneirando água (Hermeto Pascoal)
2 – Canção no paiol em Curitiba (Hermeto Pascoal)
3 – Aula de natação (Fabíola Pascoal)
4 – Três coisas (Mário Lago)
5 – Irmãos latinos (Hermeto Pascoal)
6 – Depois do baile (Hermeto Pascoal)
7 – Quando as aves se encontram nasce o som (Uirapuru – Sabiá – Corvo – Fogo-apagou – Galo – Bacurau – Marreco) (Hermeto Pascoal)