Produtor musical, focado em lançar novos talentos no Rio, mergulha em projeto audiovisual que faz crônica da cidade –
da orla às favelas – e com ritmos locais
O DJ e produtor musical Felipe Poeta – autor da premiada trilha sonora da série “Arcanjo Renegado” e líder da The House Company, gravadora dedicada a revelar novos talentos do Rio de Janeiro – apresenta o álbum e projeto audiovisual “RJ Garage</em>”. O lançamento acontece em diferentes etapas: no último dia 22/09, no TVZ Multishow, com o clipe da faixa “Então”, parceria com Tati Quebra Barraco. No dia 23, no Canal Bis, com a exibição do filme que reúne as dez faixas do álbum em formato audiovisual (já está disponível no Globoplay). E hoje, com todas as músicas nas plataformas digitais, com distribuição da Universal Music Brasil.
Apresentado em formatos de série, com dez episódios, e de álbum musical, com dez faixas, o projeto “RJ Garage” reúne elementos da cena musical carioca contemporânea, como funk, pagode, rap, trap e samples locais. Expoentes do funk carioca, como Tati Quebra Barraco, MC Gorila e MC Smith, participaram contando histórias que viveram na cidade, seja nas trilhas musicais ou em atuações nas filmagens feitas tanto na orla, quanto nas comunidades. Participam também do projeto os artistas Valentina, Gabrá, Ice, SD9 e Raflow.
“RJ Garage” é fruto de uma experimentação na música eletrônica, quando Felipe Poeta mergulhou no universo da produção musical. São músicas pensadas para a pista, com inspiração no movimento “UK Garage” – gênero eletrônico dos anos 1990 na Inglaterra – e, ao mesmo tempo, é um álbum de crônicas do Rio de Janeiro.
Felipe Poeta, idealizador do “RJ Garage” – Crédito: Divulgação
“Foram sete meses de desenvolvimento do projeto. Busquei referências de praia e cotidiano, paisagens que refletem a dualidade do Rio. E dos graves e a bateria agressiva do garage aos ritmos sutis do funk da nova geração carioca, com os sintetizadores da música urbana. A mistura de ritmos e gêneros tem muito a ver com a identidade carioca”, destaca Poeta, que desenvolveu a parte musical e idealizou o roteiro.
Além de Felipe Poeta, o projeto contou com uma equipe criativa de peso: o roteiro, a direção, a direção de fotografia e a edição ficaram a cargo de Marcel Lapa; a direção de fotografia também teve assinatura de Antonio Surani (LABe); e a direção artística foi conduzida por Carolina Fabrini (LABe).
O artista complementa: “Tô muito contente em colocar nas ruas este projeto que foi feito com muito empenho e carinho. Espero que todas curtam e sintam um pouco dessa energia única”.
Além do formato digital e audiovisual, “RJ Garage” também ganhará uma versão especial em vinil, reforçando o caráter colecionável e a proposta de celebrar a materialidade da música. Os fãs e apreciadores da cena têm acesso a uma edição exclusiva que traduz a força estética e sonora do projeto.
Com uma trajetória em constante ascensão, Felipe Poeta tem se destacado como um dos produtores mais versáteis e inquietos de sua geração. Seu trabalho autoral, que une experimentação eletrônica e a identidade cultural do Rio, já o coloca em evidência no cenário musical contemporâneo. “RJ Garage” é a síntese desse movimento, confirmando sua força criativa e projetando-o como um dos grandes nomes a se acompanhar na nova cena da música brasileira.