Raul 80 — Um Tributo a Raul Seixas

Projeto audiovisual renova clássicos do roqueiro nascido há oito décadas com talentos de outras gerações, sob direção musical de Rodrigo Suricato

Ouça aqui: http://umusicplay.lnk.to/Raul80

No ano em que Raul Seixas, nascido em 28 de junho de 1945, completaria oito décadas, a Universal Music Brasil homenageia o eterno maluco beleza com “Raul 80”, projeto audiovisual que reúne artistas de diferentes gerações e variados backgrounds em torno de seu repertório imortal. São sete regravações, todas norteadas por profundo respeito e genuína identificação artística com o mitológico Raul e seu universo lírico e musical. Junto com o álbum, também serão lançados vídeos das performances dos artistas, que serão disponibilizados no canal oficial de Raul Seixas no YouTube. Assista aqui: https://www.youtube.com/@RaulSeixasoficial .

Sob a batuta do multitalentoso Rodrigo Suricato (cantor, grande guitarrista e produtor), “Raul 80” foi gravado nos estúdios Claquete, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, em registro da Janeiro Filmes (com direção de Eduardo Levy e Marcelo Paiva) em clima de descontração e alegria. Afinal, todos os envolvidos são, antes de qualquer coisa, grandes fãs de Raul. Conexões reais importam, claro. Quando o assunto é rock’n’roll — ou melhor, rock & Raul —, a autenticidade é fundamental.

As novas versões, todas com arranjos inéditos, foram registradas por nomes bem familiarizados e identificados com a obra de Raul Seixas: Ana Cañas, Baia, BNegão, Chico Chico, Maneva e o próprio Suricato. Mas, para além da afinidade, o produtor Rodrigo Suricato trabalhou com rigor dentro das linguagens musicais associadas a Raul. “Tentei aproximar os artistas da sonoridade que o Raul gostava. Não exatamente a dos discos dele, mas a do universo aspiracional do Raul, com country, blues, rock e folk. Trouxe essa paleta de cores, que tem intercessões com o universo dos artistas escolhidos”, conta Suricato.

Ele tocou as guitarras, comandando nas bases um trio formado por músicos admirados na cena de blues do Rio de Janeiro: Márcio Loureiro no contrabaixo e André Carvalho na bateria. Não poderia faltar, porém, um reforço legendário: Rick Ferreira, o fiel escudeiro de Raul, emprestando seu incomparável domínio da linguagem country rock na pedal steel, na guitarra e no mandolim, na faixa “Metamorfose Ambulante”, cantada por Ana Cañas, o lead single que antecedeu o lançamento de “Raul 80”. “Esse projeto tinha que ter o Rick, por tudo que ele representa. A pedal steel é um instrumento dificílimo de tocar, e ele a toca como pouquíssimos”, comenta Suricato, reservando também elogios para a interpretação de Ana. “Maravilhosa. Ela conseguiu abraçar tão bem a canção.”

Íntima do repertório e com experiência em participações nos shows-tributo coletivos Baú do Raul, Ana Cañas conta: “Eu gravei uns três takes e foi isso. Acho que foi tranquilo pela relação que eu tenho com a música, que vem lá da adolescência. Ela nunca saiu de dentro de mim”.

Na faixa que Suricato escolheu para cantar e tocar, “Cowboy Fora da Lei”, há outra participação mais do que especial, a do gaitista Flávio Guimarães, um dos fundadores do grupo Blues Etílicos. “Ele faz um solo lindo, primoroso, daqueles que só um artista com muitos anos de carreira é capaz de fazer”, conta Suricato. Impactado pela obra de Raul inicialmente pelo lado irônico, debochado, com “tiração de sarro”, ele conta que ainda na adolescência percebeu a seriedade dos textos e temas propostos pelo ídolo. E quis gravar “Cowboy Fora da Lei” para valorizar “uma letra muito profunda”, que no arranjo original tinha tons mais lúdicos.

Mauricio Baia, baiano radicado no Rio, que participou de todas as edições do Baú do Raul desde 1992, no Circo Voador, foi o escolhido para recriar o clássico “Gita”. “Eu conheci a Kika Seixas (viúva do cantor) e a Vivi (filha) em 1992, tenho uma longa ligação profissional e de amizade com a família. ‘Gita’ foi um divisor de águas para o Raul. Sou fascinado pela mensagem e pelo verso: ‘Eu sou o filho que ainda não veio’”, comenta, antes elogiar o astral das gravações. “O clipe foi feito numa tomada só, de primeira. Deixou todo mundo feliz.”

BNegão, rapper, vocalista do Planet Hemp e também cantor solo acostumado a traçar de Dorival Caymmi a Ratos de Porão, encarou um desafio pessoal para reler “Tente Outra Vez” com uma densidade incrível. “Sou raulseixista desde moleque, e essa música bate gigante pra mim, de uma forma que eu nem a cantava. Ela me dá um negócio… uma emoção muito forte. Mas o Suricato escolheu e saiu, brutal: é música da vida, um hino”, comenta.

Coube a Chico Chico, 32 anos, o mais jovem dos intérpretes de “Raul 80”, traçar, com doses imensas de carisma e interpretação divertida, “Moleque Maravilhoso”, marcando sua filiação ao raulseixismo. “Raul é uma grande influência por tudo que representa. É um artista que ouço desde sempre. E essa música é engraçada, irônica, bem a cara dele”, conta.

O grupo paulistano Maneva, destaque da cena reggae brasileira, traz para seu idioma “Há 10 Mil Anos Atrás”, repetindo a mágica de sua regravação anterior de “Metamorfose Ambulante”. “‘Há 10 Mil Anos Atrás’ é uma música que faz pensar na vida de um jeito diferente; fala de reencarnação, de experiências que atravessam eras. Raul mostrou que é possível trazer profundidade, questionamento e autenticidade para a música. E isso é algo que a gente leva para o Maneva”, contam os integrantes da banda.

Para o Maneva, trabalhar com Suricato no estúdio foi “massa demais”: “Ele tem um carinho enorme pela obra do Raul, e essa energia fez toda a diferença”. Essa conexão entre o produtor e os artistas envolvidos é muito bem aproveitada na última faixa do projeto, a regravação de “Sociedade Alternativa”, com todo mundo junto e misturado: Ana Cañas, Baia, BNegão, Chico Chico, Maneva e Suricato reunidos, honrando a mística do eterno Raulzito.

Pedro Só
Outubro de 2025

“Raul 80 – Um Tributo a Raul Seixas”:

Uma Produção Universal Music
Dirigida por Eduardo Levy e Marcelo Paiva (vídeo) e Rodrigo Suricato (áudio)

1 – “Eu Nasci Há 10 Mil Anos Atrás” (Raul Seixas / Paulo Coelho de Souza)
Maneva, Raul Seixas

2 – “Cowboy Fora da Lei” (Raul Seixas / Claudio Roberto)
Suricato, Raul Seixas

3 – “Metamorfose Ambulante” (Raul Seixas)
Ana Cañas, Raul Seixas

4 – “Gita” (Raul Seixas / Paulo Coelho)
Baia, Raul Seixas

5 – “Moleque Maravilhoso” (Raul Seixas / Paulo Coelho de Souza)
Chico Chico, Raul Seixas

6 – “Tente Outra Vez” (Raul Seixas / Paulo Coelho / Marcelo Motta)
BNegão, Raul Seixas

7 – “Sociedade Alternativa” (Paulo Coelho de Souza / Raul Seixas)
Maneva, Suricato, Ana Canãs, Raul Seixas, Baia, Chico Chico, BNegão