Música marca novo ciclo artístico do trio da Vila Kennedy (RJ), que faz parte do selo Toca Discos, do lendário estúdio Toca do Bandido
Canção que une soul, samba e poesia urbana em celebração à ancestralidade é um sinal do que vem no primeiro disco do grupo
No mês da Consciência Negra, o trio Soul de Brasileiro, formado por Negra Silva, José Junior e Gê Vieira, lança “De Onde Eu Vim”, primeiro single do aguardado álbum “SOU”, que tem lançamento previsto para março de 2026. A faixa chega às plataformas digitais, inaugurando um novo ciclo artístico que reafirma as raízes do grupo e sua potência criativa vinda da Vila Kennedy, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Gravado na própria comunidade onde os três artistas nasceram e cresceram, o clipe-documental que acompanha o single propõe uma nova narrativa de imagem sobre a periferia: um território de afeto, fé, arte e ancestralidade. Enquanto a grande mídia segue retratando as favelas cariocas sob o viés da violência, a Soul de Brasileiro escolhe o caminho oposto: celebrar a vida, a resistência e o orgulho de suas origens. Vale destacar que a foto da capa foi tirada na Rua Togo, onde José Júnior nasceu. A maioria das ruas do bairro Vila Kennedy possuem nomes de países africanos.
“A gente vem de um lugar onde o amor também mora. Onde o medo não cala o canto, e o sonho é o que move todo mundo”, afirma José Junior, um dos compositores da faixa ao lado de Gê Vieira.
Com metais pulsantes, que sustentam o soul clássico, mas com frescor, trazendo o destaque de um jovem músico que alia fidelidade histórica e novos ares de contemporaneidade, fazendo o contraponto vocal e preenchendo o espaço sonoro com guitarras suingadas, baixo vibrante e batidas percussivas. “De Onde Eu Vim” combina ancestralidade e contemporaneidade em uma sonoridade que transita entre o soul brasileiro, o novo R&B brasileiro e o neo soul. As harmonias vocais marcantes do trio reforçam a força coletiva do canto, fazendo da faixa um manifesto de pertencimento e fé. É uma música que faz pensar e balançar — espiritual, dançante e sensível — e que convida o público a repetir com orgulho: “Eu sei de onde eu vim”.
Produzida por Constança Scofield e Felipe Rodarte, com mixagem de Álvaro Alencar e masterização de Felipe Tichauer, “De Onde Eu Vim” reúne um incensado time: Jon Cristino (guitarra), Rapha Medeiros (baixo), Gabriel Quirino (teclado), Letícia Mayara (bateria), Filipe Moura (sopros) e Roque Miguel (percussão).
O lançamento é assinado pelo selo Toca Discos, do lendário estúdio Toca do Bandido, com distribuição da Universal Music Brasil. Com “De Onde Eu Vim”, a Soul de Brasileiro abre o caminho para um álbum que promete traduzir em som a fusão entre soul, samba e poesia urbana, mantendo viva a pulsação brasileira que nasce da periferia e ecoa pelo mundo.