A cantora baiana Illy, nova promessa da MPB, lança o single “Djanira”, em todas as plataformas digitais

Com produção de Moreno Veloso e participação de Felipe Cordeiro, na guitarra, “Djanira” tem ritmo latino e letra bem-humorada

A cantora baiana Illy lança hoje o single de “Djanira”, em todas as plataformas digitais. Composta por Arnaldo Almeida, Jarbas Bittencourt e João Luís, a faixa faz parte do aguardado álbum de estreia da cantora, “Voo Longe”, produzido por Moreno Veloso e Alexandre Kassin. A música é mais uma amostra da versatilidade de Illy, que antes mesmo de lançar seu primeiro disco, vem sido apontada como a nova promessa da MPB.

A canção “Djanira”, que fazia parte do repertório da Confraria da Bazófia, extinto grupo baiano do início da década de 90, é uma salsa, meio mambo, que conta de forma bem-humorada – e num portunhol peculiar – a história de uma professora presa por traficar maconha. A música tem ainda um arranjo arrebatador, executado por uma banda de primeira linha, capitaneada por Moreno Veloso, e a voz doce, limpa e precisa de Illy embalando o conto. A capa do single, que mostra uma mão segurando um maço de cigarros Djanira, foi criada por Fernanda Queiroz. “Nosso foco foi seguir a narrativa engraçada da letra. Caso a história da professora presa por vender maconha levante qualquer debate sobre a legalização dessa droga, vou ficar feliz”, afirma, Illy.

Durante um show em 2017, no Circo Voador, no Rio de Janeiro, abrindo para Gal Costa, Illy impressionou a todos durante sua apresentação. Depois, repetiu a dose na Fundição Progresso, se apresentando antes de Djavan. A cantora também surpreendeu nos vídeos da sua websérie, “Illy e a MPB de todos os sons”, cantando ao lado de importantes nomes da música como Caetano Veloso, Raimundo Fagner, Roberta Sá, Chico César, entre outros. Illy chegou a ser apontada como um dos 20 nomes promissores em 2017 pelo Google Play, com base em estudo feito pela plataforma.