Caetano, Moreno, Zeca e Tom Veloso adiantam mais uma música do DVD em família

A Universal Music e a Uns Produções lançam hoje a música e vídeo inédito de “Um Canto de Afoxé para o Bloco do Ilê”, segundo single do álbum “Ofertório”, primeiro projeto de Caetano Veloso em parceria com seus três filhos: Moreno, Zeca e Tom Veloso. Ouça aqui.

“Um Canto de Afoxé para o Bloco do Ilê” foi a primeira parceria de Caetano e o filho Moreno Veloso, quando ele tinha apenas nove anos. Gravada originalmente para o álbum “Cores, Nomes”, em 1982, a canção compõe o repertório do show “Caetano Moreno Zeca Tom Veloso”, projeto familiar gravado ao vivo, em outubro de 2017, no Theatro Net São Paulo, e que será lançado em março de 2018, em CD, DVD e álbum digital.

“Moreno sempre foi um menino extraordinariamente luminoso. Quando eu quis fazer a música em homenagem ao Ilê, ele, que vinha passar os fins de semana comigo no apart-hotel onde morei por um tempo (três andares abaixo do apartamento de João Gilberto), me ouvia cantar, ao violão, essa melodia que começava apenas com as palavras ‘Ilê Aiyê’ e, sem que eu esperasse, escreveu as palavras que vieram a ser a primeira estrofe. ‘Como você é bonito de se ver’ e ‘Que beleza mais bonita de se ter’ – e a repetição do nome do bloco. Fiquei impressionado com a adequação das palavras às frases musicais. Eu disse, rindo, que ele era um formalista. E encomendei o resto da letra. O que ele fez já em casa. Quando, depois, gravei a canção, chamei-o para cantar a repetição final do nome do bloco. E ele o fez tanto na gravação quanto em muitos dos shows a que pôde assistir. Hoje, para minha felicidade, Tom canta, com o agudo de sua voz de novinho, esse nome sagrado. Moreno e eu alternando o canto desse afoxé, tendo Zeca no baixo e Tom, além do violão, cantando o doce grito final, é o carinho mais profundo que posso imaginar fazer ao carnaval da Bahia, essa entidade que tem tanto valor para nós. E a regravação de nosso ‘Canto de afoxé para o bloco do Ilê’, feita numa apresentação ao vivo de Ofertório, é a melhor maneira de expressar tudo isso”, revela Caetano.