Universal Music relança os quatro primeiros álbuns do Natiruts, um dos grandes nomes do pop brasileiro, nas plataformas digitais

Chega agora às plataformas digitais o álbum “Povo Brasileiro”

Hoje com mais de 20 anos de estrada, com nove CDs e três DVDs lançados e uma legião de fãs pelo mundo, a banda Natiruts agora tem seus quatro primeiros álbuns – incluindo “Povo Brasileiro“, até então inédito nas plataformas digitais, de volta pela Universal Music, eternizando o trabalho da banda, que se mantém firme e consagrada como um dos mais expressivos nomes da música nacional.

Desde que o reggae foi introduzido na MPB, ainda nos anos 1970, o gênero sempre teve muitos admiradores. Mas, até os anos 1990, eram poucos os artistas que se dedicavam exclusivamente ao ritmo. Nascida em Brasília, a banda Natiruts foi uma das pioneiras a quebrar essa barreira: a partir de 1997, influenciada pelo balanço imortalizado por Bob Marley e pelo suingue de Djavan, ela se posicionou na linha de frente do pop brasileiro. De lá para cá, a banda foi incorporando outras influências musicais além do reggae.

Com a chegada das plataformas musicais no Brasil, o som do grupo mais uma vez se consolida e com importância significativa nos streamings e downloads, trafegando com facilidade por várias gerações.

Logo em seu álbum de estreia, lançado em 1997 por um selo independente e adquirido pela EMI em 1998, a banda mostrou que tinha fôlego de sobra. Com Alexandre Carlo soltando a sua voz marcante (e assinando todas as faixas do álbum) em faixas como “Liberdade pra Dentro da Cabeça” e “Presente de um Beija-Flor”, o trabalho rapidamente conquistou um Disco de Ouro pela excelente performance. E a banda saiu de Brasília – onde já era um estouro local – para cativar plateias de Norte a Sul do país. Além dos dois hits, que até hoje não podem faltar em nenhum show do Natiruts, outras músicas como “Deixa o Menino Jogar” e “Semente Nativa” mantiveram o astral lá em cima.

INÉDITO:

No ano seguinte, 1999, já consagrado nas paradas, o Natiruts estourou mais um hit: “Meu Reggae é Roots”. A banda reafirmou a solidez que já demonstrara no primeiro trabalho. Com o título de “Povo Brasileiro” (EMI), o disco – que agora estreia nas plataformas digitais – o Natiruts também emplacou “O Carcará e a Rosa”, sempre com o astral e a positividade em alta. Entre faixas como “Palmares 1999”, “Em Paz” e “Praia dos Golfinhos”, além da música que dá título ao trabalho, a banda também fez enorme sucesso com a romântica “Eu e Ela”. O segundo álbum do Natiruts, que conquistou o disco de ouro, veio para confirmar que a banda não seria apenas um sucesso passageiro. Produzido pelo lendário Liminha, o repertório do álbum foi integralmente composto por Alexandre Carlo.

Entrando com tudo no novo milênio, o Natiruts chegou ao terceiro álbum em 2001, emplacando de cara a faixa que nomeava o trabalho: “Verbalize” (EMI), mais um sucesso até hoje indispensável no roteiro dos shows. Outro grande hit do disco foi a música “Andei Só”, com lançamento de um clipe bem produzido. A banda manteve o pique dos trabalhos anteriores, mostrando com brilho canções como “Dance se Quiser Dançar” e “Tenha os Olhos Sempre Abertos, entre outras. O som do Natiruts, nessas alturas, já estava consolidado e a banda, considerada uma das mais marcantes da virada do século. As composições eram de Alexandre Carlo com parceiros.

Para o seu quarto álbum da carreira, o Natiruts escolheu o sugestivo nome de “QU4TRO“, lançado pela EMI em 2002. Nele, outros integrantes da banda também assinam as composições. Izabella Rocha, que fazia o vocal de apoio, e o percussionista Bruno Dourado compuseram “Andar pela Ilha”. Ela também dividiu com Alexandre Carlo, Cenoura e Du Morgado a faixa “Misteriosa Atração”. A novidade foi muito bem recebida pelo público fiel. Faixas como “Bob Falou” (homenagem, claro, ao mestre Bob Marley), “Leviatã” e “Espero que Um Dia” estão entre os destaques do álbum.

Àquela altura, como é de se imaginar, o Natiruts já tinha seu lugar consagrado no pop brasileiro. E ainda conquistado milhares fãs em outras fronteiras da América Latina e em Portugal. E hoje, seja para os fãs ou para os que querem conhecer melhor o trabalho do grupo, as plataformas digitais darão um belo panorama dos passos iniciais dessa que se tornou uma das bandas mais emblemáticas do cenário nacional. Que a força do Natiruts esteja com vocês!

Formação da banda Natiruts no período 1997-2002:

. Alexandre Carlo – vocal, guitarra e composições
. Kiko Peres – guitarra, exceto no álbum Qu4tro
. Luis Maurício – baixo
. Bruno Dourado – percussão
. Juninho – bateria
. Izabella Rocha – backing vocal