LANG LANG LANÇA SEU NOVO ÁLBUM, “PIANO BOOK”, UM NOVO CAPÍTULO PARA O CELEBRADO PIANISTA E PROFESSOR

Com ‘Piano Book’, estou voltando ao meu primeiro amor, às peças que me fizeram querer ser músico em primeiro lugar” – LANG LANG

O artista clássico mais badalado do planeta” – New York Times

Uma das maiores estrelas da música clássica do mundo, Lang Lang retorna com um novo álbum solo, “Piano Book“, uma coleção de peças que o inspiraram a tocar piano, e que o levou ao seu caminho para o estrelato internacional. Esta gravação, seu primeiro álbum de estúdio em três anos, marca seu retorno a Universal Music Group e Deutsche Grammophon – o primeiro selo que ele assinou em 2003.

Piano Book” reúne muitas peças com as quais gerações de pianistas amadores cresceram. Lang Lang as considera de alto nível, acreditando que elas sejam clássicas por direito próprio. Ele quer incentivar os estudantes de piano de todo o mundo a apreciá-las integralmente.

Eu quero levar todos os amantes da música em uma jornada através das minhas peças de piano favoritas. Espero inspirar e motivar todos os alunos de piano a permanecerem focados durante a prática diária e a interpretar e compreender essas peças essenciais pelo que elas realmente são: verdadeiras obras-primas!”, diz Lang Lang.

Assim como as obras de grandes compositores – como “Für Elise”, de Beethoven, “Clair de Lune”, de Debussy e o “Prelúdio em Dó Maior (C Major)”, de The Well-Tempered Clavier, de J. S. Bach – Lang Lang incluiu alguns clássicos da televisão e do cinema como “La Valse d’Amélie”, de Yann Tiersen, “The Departure”, de Max Richter, e a música “Merry Christmas, Mr Lawrence”, de Ryuichi Sakamoto. Estas são peças que Lang Lang encontrou através de seu trabalho com estudantes de todo o mundo e se tornaram parte de suas obras favoritas para piano.

Lang Lang também escolheu peças que possuem uma ressonância particular em culturas específicas, como a sueca “Limu, limu, lima” e a popular “Flor de Jasmim da China”. “As canções folclóricas de todo o mundo que eu encontrei nas minhas viagens são outra razão pela qual considero este álbum de uma importância pessoal. As músicas folk são essenciais para a identidade cultural de todos. Ao conhecê-las, passei a ouvir música clássica com novos ouvidos, percebendo como as canções e as danças folclóricas influenciaram profundamente tantos compositores clássicos. Conheci músicas maravilhosas através de minhas viagens a diversos países e quis apresentar algumas dessas músicas em meu álbum”, revela o músico.

Lang Lang reflete sobre como ele começou a tocar piano, o que disparou sua imaginação e como ele poderia passar o que aprendeu para uma nova geração. Seu trabalho com sua própria Lang Lang International Music Foundation, que foi criada há mais de 10 anos e já arrecadou milhões de libras para apoiar jovens músicos, deu a ele uma visão única sobre educação musical. Ele inspirou 40 milhões de crianças a aprender piano e desenvolveu programas educacionais de grande sucesso, incluindo Keys of Inspiration, 101 Pianists, Young Scholars e Play It Forward. Sua parceria com a editora independente de música britânica Faber Music resultou na série de livros para piano Lang Lang Piano Academy, para inspirar a próxima geração de pianistas. A crença de Lang Lang de que “a música torna a vida melhor. Ela cura, une e inspira, e isso nos torna pessoas melhores” serve de base para tudo o que ele faz com a sua Fundação.

Um celebrado virtuoso do piano, Lang Lang já vendeu milhões de álbuns ao redor do mundo, alcançando o topo das paradas clássicas e sucesso no mainstream simultaneamente. Ele foi indicado em 2007 para um Grammy Awards, tornando-se o primeiro artista chinês indicado ao prêmio de “Melhor Solista Instrumental”, e foi nomeado como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo pela revista TIME. Durante a última década, Lang Lang se apresentou para fãs de música, líderes mundiais, monarcas e dignitários, incluindo o presidente Barack Obama, o Papa Francisco e a Rainha Elizabeth II. Ele teve performances esgotadas em salas de concerto ao redor do mundo, com todas as principais orquestras e maestros do mundo. Lang Lang alcançou audiências de bilhões de telespectadores, atuando na cerimônia de abertura da Olimpíada de Pequim de 2008 e na final da Copa do Mundo da FIFA, em 2014, no Rio de Janeiro. Suas apresentações no Grammy com o Metallica, Pharrell Williams e a lenda do jazz Herbie Hancock foram aclamadas por milhões de telespectadores.

A importância das realizações musicais de Lang Lang é espelhada por um compromisso incansável com causas de caridade, principalmente por meio de sua Fundação. Ele foi designado em 2013 como “Messenger of Peace” (Mensageiro da Paz) pelo Secretário Geral das Nações Unidas, com foco na educação global. Desde 2006, ele é Embaixador da UNICEF Global Goodwill.

Gravado nos estúdios Abbey Road, em Londres, e em Pequim, “Piano Book” é uma lista muito pessoal de Lang Lang para todos que amam piano. É também o fruto de uma carreira surpreendente que o levou de criança prodígio para virtuoso no topo de sua profissão. Igualmente feliz tocando para bilhões de telespectadores nas Olimpíadas ou apenas para algumas centenas de crianças nas escolas públicas, Lang Lang é um mestre de comunicação através da música e seu novo álbum é um testemunho disso.

O álbum será lançado em diferentes formatos, entre eles uma Limited Score Edition – uma caixa contendo álbum duplo de luxo e partituras para piano, incluindo “Für Elise”, com anotações feitas pelo próprio Lang Lang. “Lang Lang Piano Book” também estará disponível como uma edição de capa dura para piano, publicada pela Faber Music. No Brasil, o álbum será lançado apenas no formato digital.

“Piano Book” – Track listing:

CD1
1. J.S. Bach: Prelude in C Major, BWV 846 [The Well-Tempered Clavier: Book 1, BWV 846-869]
2. Beethoven: Bagatelle No. 25 in A Minor, WoO 59 “Für Elise”
3. Richter: The Departure
4. Mendelssohn: 4. Presto “Spinning Song” [Lieder ohne Worte, Op. 67]
5. Debussy: 3. Clair de lune [Suite bergamasque, L. 75]
6. Debussy: 1. Doctor Gradus ad Parnassum [Children’s Corner, L. 113]
7. Chopin: 15. Sostenuto in D-Flat Major, C. 180 “Raindrop” [24 Préludes, Op. 28, C. 166-189]
8. Mozart: 1. Allegro [Piano Sonata No. 16 in C Major, K. 545 “Sonata facile”]
9. Clementi: 2. Andante [Sonatina No. 1 in C Major, Op. 36]
10. Czerny: 1. Presto [The School of Velocity, Op. 299]
11. Tiersen: 4. La Valse d’Amélie [Six Pieces for Piano, Volume 2]
12. Debussy: Rêverie, L. 68
13. Schubert: 3. Allegro moderato [6 Moments musicaux, Op. 94, D. 780]
14. Grieg: 6. To Spring [Lyric Pieces Book III, Op. 43]
15. Schumann: 8. Wilder Reiter [Album für die Jugend, Op. 68 / Part 1: Für Kleinere]
16. Poulenc: 2. Staccato [Villageoises: Six petites pièces enfantines pour piano, FP 65]
17. Huang: The Merry Shepherd Boy
18. Sakamoto: Merry Christmas Mr. Lawrence (Arr. for Piano)
19. Badarzewska-Baranowska: The Maiden’s Prayer, Op. 4
20. 20.- 32. Mozart: Tema [12 Variations in C Major on “Ah, vous dirai-je Maman”, K. 265]
21. J.S. Bach: Minuet No. 1 in G Major, BWV Suppl. 114

CD2
1. Kats-Chernin: 2. Eliza Aria (Arr. for Piano) [Wild Swans Suite]
2. De Lulli: The Celebrated Chop Waltz
3. Traditional: Jasmine Flower (Arr. for Piano Solo by Schindler)
4. Ginastera: 2. Danza de la moza donosa [Danzas Argentinas, Op. 2]
5. Traditional: Limu, limu, lima (Arr. by Schindler)
6. Elgar: No. 9 “Nimrod” (Arr. for Solo Piano by Elgar) [Variations on an Original Theme, Op. 36 “Enigma”]
7. Traditional: Arirang (Arr. for Piano Solo by Schindler)
8. Joplin: Maple Leaf Rag

www.langlang.com | www.langlangfoundation.org