OUÇA AGORA A NOVA FAIXA INÉDITA DE AVICII, “SOS”

Canção faz parte do álbum póstumo “TIM”, que será lançado no dia 6 de junho

A verba arrecadada com as vendas do novo projeto será revertida para a instituição Tim Berbling Foundation, criada pela família do artista

Com a virada do ano de 2018, Tim Bergling, o Avicii, estava ansioso para lançar novas músicas. Ele disse a familiares e amigos que estava se divertindo em criar novamente, pela primeira vez em anos. Sua inspiração estava de volta e ele tinha planos. Ele estava trabalhando com três times – Albin Nedler e Kristoffer Fogelmark, Vincent Pontare e Salem Al Fakir, Carl Falk, Joakim Berg e Joe Janiak – pessoas com quem já havia trabalhando anteriormente em sua carreira.

Durante a primavera de 2018, Kristoffer e Albin voaram para Los Angeles para escrever novas músicas com Tim e um dos resultados deste encontro foi “SOS”. Polida e moderna, a música se encaixou perfeitamente com a voz suave de Aloe Blacc e uma produção pop brilhantemente arranjada. Ouça e baixe aqui.

Moramos em sua casa”, lembra Albin. “Nos primeiros dias apenas conversamos, dividimos experiências de vida e o encontro se tornou uma espécie de diário. Conversar sobre as coisas é uma boa maneira de começar o trabalho e escolher sobre o que queremos falar”, diz Fogelmark. “As canções que escrevemos falam sobre estar em um lugar obscuro, mas conseguir sair de lá. Ressurgir. Pensamos que o Tim havia feito isso. Escrever sobre o tema parecia um processo de cura, ele estava para cima e muito dedicado”.

Quando Tim morreu, em 20 de abril de 2018, as músicas estavam 90% prontas. “Depois de tudo, terminá-las foi… fico paralisado só por falar disso, mas tudo era para finalizar a visão do Tim”, diz Albin. E então eles continuaram.

Usando o programa Fruity Loops, Albin e Kristoffer conseguiram preservar os exatos toques na tecla feitos pelo amigo. Ele tinha um jeito diferente de tocar piano e teclado e, como resultado, seus dedos, por vezes, tocavam uma tecla por engano e tudo virava um som único. Suas impressões digitais estão literalmente espalhadas por “SOS”.

Tim deixou – além de conversas por e-mail e mensagens de texto que trocou com amigos – algumas anotações onde demonstrava a vontade de fazer nova parceria com Aloe Blacc, o vocalista americano que dá voz ao megahit “Wake Me Up”. Então, Kristoffer e Albin o convidaram para gravar.

Tim foi extremamente preciso sobre a canção. Ele conseguia enlouquecer as pessoas, fazendo 50 repetições antes de conseguir encontrar exatamente o que estava ouvindo em sua cabeça. E quando ele finalmente encontrava, você conseguia entender o quanto aquilo valia a pena. Aloe Blacc captura o sentido da música, assim como nós pensamos quando a escrevemos com Tim”.

Sinto que ‘SOS’ é uma música que está à frente de seu tempo, de quando ele a escreveu. Ele obviamente fala sobre algumas de suas batalhas e eu acho que é um assunto muito importante para falarmos, especialmente usando toda a visibilidade que ele tinha e capacidade de entrar em ossos ouvidos e nossos corações”, diz Aloe Blacc. “Ela nos permite dar às pessoas as palavras que elas necessitam para dizer ‘eu preciso de ajuda’”, finaliza.

Logo após sua morte, a família de Avicii decidiu que não guardaria as canções e escolheram compartilhá-las com os fãs ao redor de todo o mundo.

O novo single, “SOS”, é lançado hoje e mostra um pouco do que o novo álbum, “TIM”, representa. O disco completo fica disponível no dia 6 de junho.

Os valores arrecadados com as vendas irão para a organização sem fins lucrativos Tim Bergling Fundation, criada pela família do astro em sua homenagem, cujo objetivo inicial é promover o cuidado com a saúde mental e prevenir o suicídio. A fundação também será focada em assuntos como mudanças climáticas, assistência ao desenvolvimento, preservação do meio ambiente e de espécies em extinção. Os projetos da fundação atenderão às necessidades na Suécia e em outros países.

A família explica que Tim queria fazer a diferença e que “criar uma fundação em seu nome irá honrar sua memória e o manterá vivo em espírito”.