THE BEATLES REVISITA ABBEY ROAD COM UM LANÇAMENTO ESPECIAL DE ANIVERSÁRIO

Abbey Road apresenta novas mixagens em Estéreo, 5.1 Surround e Dolby Atmos, com gravações e demos de sessões nunca lançadas

– DISPONÍVEL A PARTIR DO DIA 27 DE SETEMBRO DE 2019 –

*NO BRASIL NOS FORMATOS DIGITAL E CD DUPLO DELUXE*

Pré-venda de Abbey Road AQUI
Stream “Something” (2019 Stereo Mix │ Studio Demo │Take 39 – Instrumental – Strings Only)

Londres – 8 de agosto de 2019 – Há 50 anos, em 8 de agosto de 1969, a banda mais famosa do mundo saiu da EMI Recording Studios, de Londres, para andar em fila única pelas listras pretas e brancas da rua, no cruzamento vizinho a Abbey Road. Com o fotógrafo Iain Macmillan equilibrado em uma escada e um policial parando o leve tráfego da rua, os Beatles cruzaram de um lado para o outro, três vezes, liderados por John Lennon, sendo seguido por Ringo Starr, Paul McCartney e George Harrison. Apenas seis fotos foram tiradas, sendo a quinta selecionada como a capa do penúltimo álbum de estúdio dos The Beatles, Abbey Road, em homenagem à rua arborizada em que os estúdios estão localizados.

Lançado em 26 de setembro de 1969, Abbey Road não foi o último álbum dos The Beatles, uma vez que Let It Be foi lançado em 1970, mas foi o último que John, Paul, George e Ringo gravaram juntos, como uma banda. The Beatles vão celebrar o aniversário de Abbey Road com um conjunto de pacotes lindamente apresentados, que serão lançados em todo o mundo no dia 27 de setembro pela Apple Corps Ltd./Capitol/UMe. Agora disponíveis para pré-venda, as 17 faixas do álbum foram recentemente mixadas pelo produtor Giles Martin e pelo engenheiro de mixagem Sam Okell em estéreo, alta resolução, surround 5.1 e Dolby Atmos, acompanhadas por 23 gravações das sessões e das demos, a maioria delas inéditas.

A jornada de gravação dos Beatles passou por muitas reviravoltas, com curvas de aprendizado e passeios excitantes. Aqui estávamos nós – ainda imaginando a magia de tudo isso”, lembra Paul McCartney em seu prefácio escrito para os pacotes da edição de aniversário de Abbey Road.

Esta é a primeira vez que o Abbey Road foi remixado, apresentando gravações adicionais e demos. A nova edição do álbum segue as edições de aniversário remixadas e ampliadas de Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band e The BEATLES (‘White Album’), lançados em 2017 e 2018, respectivamente. Para criar as novas mixagens estéreo, 5.1 surround e Dolby Atmos de Abbey Road, Martin e Okell trabalharam no Abbey Road Studios com uma equipe especializada de engenheiros e especialistas em restauração de áudio. Todos os novos lançamentos de Abbey Road apresentam o novo mix do álbum em estéreo, obtido diretamente das fitas originais de oito faixas. Para produzir o mix, Giles foi guiado pela mixagem estéreo original do álbum, supervisionada por seu pai, George Martin.

A mágica vem das mãos tocando os instrumentos, a mistura das vozes dos The Beatles, a beleza dos arranjos. Nossa missão foi simplesmente garantir que tudo soasse tão fresco e atingisse a todos tão forte quanto no dia em que foi gravado“, explica Giles Martin em sua introdução, escrita para a nova edição.

O conjunto Super Deluxe de Abbey Road apresenta 40 faixas – incluindo “The Long One” Trial Edit & Mix para o épico medley Side 2 do álbum – em três CDs (estéreo) e um disco Blu-ray (Dolby Atmos, 96khz/24 bit de alta resolução estéreo e DTS-HD Master Áudio de 96 kHz/24 bits 5.1). Os quatro discos estão abrigados em um livro de capa dura de 12 ”por 12” com 100 páginas, com o prefácio de McCartney e introdução de Martin, trazendo capítulos perspicazes e detalhados escritos pelo historiador dos Beatles, autor e produtor de rádio, Kevin Howlett, cobrindo os meses que precederam as sessões de Abbey Road dos Beatles, com detalhes faixa por faixa e notas sobre a sessão, a arte da capa e a sessão de fotos, e a recepção do álbum após a sua liberação. O livro deslumbrante traz ainda um ensaio do jornalista musical e autor David Hepworth, que analisa a influência do álbum ao longo de 50 anos. A publicação é ilustrada com fotografias raras e inéditas, incluindo muitas que foram tiradas por Linda McCartney; imagens de letras manuscritas nunca antes publicadas, esboços e uma partitura de George Martin, correspondência dos Beatles, folhas de gravação e caixas de fita, além de reprodução de anúncios impressos originais. A coleção de áudio digital Super Deluxe apresenta todas as 40 faixas para serem compradas por download, além de streaming em formatos padrão e MFiT, bem como em áudio de alta resolução (96kHz/24 bits) para download.

O conjunto do vinil Deluxe da edição limitada de Abbey Road apresenta todas as 40 faixas da coleção Super Deluxe em três LPs de vinil de 180 gramas. O novo LP estéreo mixado do álbum está embalado em uma capa que foi fielmente replicada, com os dois LPs das sessões emparelhados, apresentados em uma caixa com um encarte de quatro páginas. O conjunto Deluxe 2CD combina o novo mix estéreo com versões tiradas das sessões e das gravações das demos de suas 17 músicas, sequenciadas para corresponder à ordem de execução do álbum. Os dois discos são apresentados em um digipak com um livreto de 40 páginas resumido do livro do Super Deluxe. A nova mixagem estéreo do álbum também está disponível em 1 CD e 1LP vinil de 180 gramas, para download digital em padrão e áudio MFiT, e em um disco de vinil de imagem limitada, ilustrado pelas imagens da capa e da contracapa do álbum.

A caixa de vinil com as 23 sessões e gravações das demos de Abbey Road são apresentadas em ordem cronológica a partir das primeiras datas de gravação. “I Want You (She’s So Heavy)” lidera a posição.

Para uma sessão noturna em 22 de fevereiro de 1969, os Beatles se juntaram no Trident Studios de Londres com o produtor George Martin e o engenheiro Glyn Johns para gravar “I Want You (She’s So Heavy)”. A nova edição de Abbey Road combina a gravação da faixa desta sessão com a parte final do mix de oito faixas da master feita mais tarde nos estúdios da EMI, revelando pela primeira vez o emocionante solo do órgão de Billy Preston. Com seus amplificadores ligados bem alto, os Beatles receberam queixa do barulho de um dos vizinhos do estúdio, que fica no bairro do Soho. A cena começa com Lennon exclamando: “Meus garotos vocês estão prontos!” antes que a banda seja informada sobre a queixa. Lennon responde: “O que eles estão fazendo aqui a essa hora da noite?” e então determina: “Bem, vamos tentar mais uma vez e bem alto. E se nós não conseguirmos, seremos mais discretos, como se tivéssemos que fazer o contrário. OK. O alto, finalmente. Última chance de tocarmos bem alto!

No mesmo mês em que a estridente sessão Trident aconteceu, McCartney gravou em casa uma demo de “Goodbye” para a cantora contratada pela Apple, Mary Hopkin, e Harrison gravou uma demo solo de “Something”, no EMI Recording Studios. Ambas as demos estão incluídas na nova edição de Abbey Road. “Goodbye” faz sua estreia neste lançamento. Apesar de ter sido lançada anteriormente no Anthology 3, em uma versão com guitarra e vocal, o novo aniversário da demo “Something” de George é apresentado pela primeira vez com vocal, guitarra e piano.

Os Beatles se reuniram novamente nos estúdios da EMI e no Olympic Sound Studios para sessões que foram de meados de abril a início de maio. Em 14 de abril, Lennon e McCartney gravaram o single “The Ballad Of John And Yoko”, no Studio Three da EMI, com Geoff Emerick como engenheiro de som. Dois dias depois, o lado B do single “Old Brown Shoe” foi gravado. As gravações para estas faixas, bem como mais três músicas iniciadas durante este período, “Oh! Darling”, “Octopus’s Garden” e “You Never Give Me Your Money,” estão incluídas na edição de aniversário de Abbey Road.

O restante das sessões do Abbey Road aconteceu em julho e em agosto, com George Martin produzindo e com os engenheiros Geoff Emerick e Phil McDonald se revezando na nova mesa de mixagem da EMI, a TG12345. Em 2, 3 e 4 de julho, McCartney, Harrison e Starr gravaram “Golden Slumbers”/“Carry That Weight” como medley (Lennon estava hospitalizado na Escócia, recuperando-se de um acidente de carro). Uma sequência de 1-3 faixas do primeiro dia é apresentada nesta edição de aniversário. O Take 9 de McCartney, Harrison, e Starr na faixa de apoio da gravação de “Here Comes The Sun” no dia 7 de julho, aniversário de Starr, também está incluída.

Nos dias 21, 22 e 23 de julho, os Beatles entraram em estúdio para gravar “Come Together”, seguido por sessões adicionais dias 25, 29 e 30 de julho. A edição de aniversário apresenta o Take 5. Em 23 de julho, os Beatles começaram a gravar. “The End”, que junto com o verso atemporal de McCartney -– “And in the end, the love you take / Is equal to the love you make” – apresenta o único solo de bateria de Starr em uma gravação dos Beatles. O Take 3 está incluído na nova edição de Abbey Road. No dia seguinte, pouco antes da sessão de 34 takes da banda para “Sun King” e “Mean Mr Mustard”, McCartney fez uma rápida demo de estúdio para “Come And Get It” – posteriormente um hit da banda Badfinger, contratada pela Apple. O mix estéreo original de 1969 da demo, feito com McCartney e Lennon presentes na sala de controle, é lançado pela primeira vez na nova edição, assim como o Take 20 da sessão “Sun King” e “Mean Mr Mustard” dos The Beatles. Em 25 de julho, mais duas músicas, “Polythene Pam” e “She Came In Through The Bathroom Window”, foram gravadas para inclusão no épico medley do álbum. O take 27 dessa sessão é destaque na nova edição.

Depois que Harrison levou seu raro e pesado sintetizador Moog para os estúdios, quatro músicas receberam partes de sintetizadores tocados pelos Beatles: “I Want You (She’s So Heavy)” (Lennon), “Maxwell’s Silver Hammer” (McCartney) e “Here Comes The Sun” (Harrison). Este foi um uso muito precoce, em um disco pop, do instrumento recém-inventado. George Martin escreveu arranjos para várias faixas que foram gravadas no Studio One no final das sessões, em agosto de 1969. As gravações originais de Martin para “Something” e “Golden Slumbers”/”Carry That Weight” estão incluídas na edição de aniversário de Abbey Road.

Dia 20 de agosto de 1969, nos estúdios da EMI, foi a última vez que os Beatles estiveram juntos como uma banda, em uma sessão noturna para compilar as fitas masters de Abbey Road. Os lados do álbum foram sequenciados, com “Come Together” abrindo o Lado 1, e com o medley de “You Never Give Me Your Money”, “Sun King”, “Mean Mr Mustard”, “Polythene Pam”, “She Came In Through The Bathroom Window”, “Golden Slumbers”, “Carry That Weight” e “The End” colocados no Lado 2. “The Long One”, uma edição experimental e mix do medley, incluindo “Her Majesty” (finalmente colocado 14 segundos depois de “The End” sem estar listado, uma faixa oculta) está incluído na nova edição de Abbey Road.

Algumas semanas antes do lançamento de Abbey Road, em 26 de setembro de 1969, o assessor de imprensa da Apple, Derek Taylor, revelou que o álbum tinha sido “gravado em sessões agradáveis, que geralmente começavam às 14h e continuavam até o final da noite”. Milhões de LPs do Abbey Road foram prensados em fábricas ao redor do mundo. O álbum foi outro blockbuster para os The Beatles, ocupando o primeiro lugar na parada do Reino Unido por um total de 17 semanas e ficando no topo da parada da Billboard dos Estados Unidos por 11 semanas. Por seu trabalho no Abbey Road, Geoff Emerick e Phil McDonald ganharam o GRAMMY Award® do ano como Best Engineered Recording, Non-Classical (Melhor Álbum Projetado de Engenharia, Não-Clássico). Em 1995, Abbey Road foi introduzido no GRAMMY Hall of Fame da Academia de Gravação, sendo reconhecido como “gravação duradoura de significância qualitativa ou histórica”. Abbey Road, o álbum de estúdio mais vendido dos Beatles, mostra toda a sua popularidade e influência universal e continua a crescer desde sua estreia.

Desde o lançamento de Abbey Road, a imagem dos Beatles atravessando as listras pretas e brancas do cruzamento fez a rua se tornar um dos locais mais célebres e fotografados do mundo, protegido como um marco histórico e visitado por milhares de fãs dos Beatles todos os anos. Devido ao sucesso do álbum dos The Beatles, a EMI Recording Studios foi renomeada como Abbey Road Studios. De propriedade e operada pela Universal Music Group, o Abbey Road Studios é o estúdio de gravação mais famoso do mundo e um ícone da música global.

Mais informações:

thebeatles.com
#AbbeyRoad
FacebookTwitterInstagramYouTubeVevo