CHEGA ÀS PRINCIPAIS LOJAS E APLICATIVOS DE MÚSICA VERSÃO INÉDITA DO ÁLBUM “TODO VENENO VIVO”, DE CÁSSIA ELLER

“Todo Veneno Vivo” é um vigoroso retrato da cantora

Cássia Eller era um bicho de palco. Nesse habitat especial, sua notória timidez dava lugar à exuberância artística da cantora, cuja voz rascante marcou a música brasileira nos anos 1990. Apresentações viscerais, calcadas nos seus admiráveis recursos vocais e na intuição própria aos grandes intérpretes, transformavam os shows de Cássia em experiências estéticas inesquecíveis.

Durante três noites de dezembro de 1997, no Teatro Rival, no Rio de Janeiro, a gravadora Polygram, atual Universal Music, registrou a turnê de lançamento do disco “Veneno Antimonotonia”, um tributo a Cazuza, produzido pelo poeta multimídia Waly Salomão, diretor do antológico show/disco “Fa-tal”, de Gal Costa. O encontro entre Cássia e Waly, que também dirigiu o show, rendeu um espetáculo de som e fúria ainda mais potente que o álbum de estúdio. Ela era fera indomável, ele sabia e, inteligentemente, cuidou de realçar aquela potência. Além das composições de Cazuza, presença constante na discografia de Cássia, entraram no roteiro músicas de Lobão, Luiz Melodia, Renato Russo e Rita Lee, entre outros. Com 14 das canções apresentadas, “Veneno Vivo”, o segundo registro de show da cantora, chegou às lojas em março de 1998.

Hoje, 21 anos depois, a Universal Music lança “Todo Veneno Vivo”, a íntegra do espetáculo registrado naquelas noites, nos formatos de CD duplo e álbum digital. Produzido pelo músico Rodrigo Garcia, que tocou na ocasião como convidado especial, “Todo Veneno Vivo” apresenta 24 faixas, out takes inéditos, com exceção de “Nós”, “Mis penas Lloraba Yo/ Soy Gitano”, “Farrapo humano” e “Amor destrambelhado”, extraídas do CD “Veneno Vivo”. Um registro completo, sem intervenções e com eventuais “imperfeições”, este lançamento é uma oportunidade rara para os antigos e novos fãs (re)vivenciarem as incendiárias apresentações de Cássia Eller.

Eu não sei se vocês perceberam, mas eu fico muito feliz cantando as músicas de Cazuza. Bom pra caralho!” – diz a cantora com sua conhecida irreverência no início do show, que dura cerca de uma hora e meia. Além das músicas acima citadas, estão lá “Todo amor que houver nessa vida”, “Só as mães são felizes”, “A orelha de Eurídice”, “Bete Balanço” e “Mal nenhum”. A identificação com o autor de “Malandragem”, no palco e fora dele, rendeu interpretações que revitalizam, incendeiam cada uma das canções. As vigorosas releituras de “Vida bandida”, “Todas as mulheres do mundo” e “Geração Coca Cola” também contribuem para a atmosfera roqueira do espetáculo.

Alguns detalhes enriquecem ainda mais “Todo Veneno Vivo”. Ao fim da versão demolidora de “Menina mimada” são entremeados versos extraídos do poema “Querido diário (Tópicos para uma semana utópica)”, de Cazuza: “Olhar o mundo com coragem do cego/ Ler da tua boca as palavras com a atenção do surdo/ Falar com os olhos e as mãos como fazem os mudos”. Em “Brasil”, a cantora cita “Coisas nossas”, de Noel Rosa, aproximando os dois poetas do cotidiano de gerações distintas no impactante início do show. Coerentemente com o exagero boêmio de “Por que a gente é assim?”, Cássia cantarola “Se eu quiser fumar, eu fumo, se eu quiser beber, eu bebo”, versos de “Lama” (Paulo Marques/ Aylce Chaves), clássico samba-canção da década de 1950.

Com seu gosto eclético, Cássia aproximava gêneros musicais, fazendo com que o rock, o samba e a MPB fossem vistos naturalmente como música brasileira. Mas as suas referências iam além das fronteiras nacionais. O hedonismo de “Pro dia nascer feliz” é realçado por trechos incidentais das clássicas rollingstoneanas “(I can’t get no) Satisfaction” e “Let’s spend the night together”.

Todo Veneno Vivo” termina com “Eu queria ser Cássia Eller”, a canção feita por Péricles Cavalcanti em homenagem à cantora. A certa altura da faixa, se ouve alguém dizendo: “Eu também!” Faz sentido. Afinal, era uma artista de personalidade única. Quase duas décadas depois de sua precoce saída de cena, nenhuma outra cantora chegou perto dela. Antídoto contra a monotonia antes e agora, “Todo veneno vivo” é um fiel e vigoroso retrato do furacão Cássia Eller.

Julio César Biar
Agosto de 2019

Ouça e baixe aqui “Todo Veneno Vivo”

________________________________________

Repertório “Todo Veneno Vivo” – Cássia Eller

01 – Brasil (George Israel/ Nilo Romero/ Cazuza)/ Citação: Coisas nossas (Noel Rosa)
02 – Blues da piedade (Cazuza/ Roberto Frejat)
03 – Obrigado (por ter se mandado) (Cazuza/ Zé Luís)
04 – Por que a gente é assim? (Cazuza/ Ezequiel Neves/ Roberto Frejat)
05 – Todo o amor que houver nessa vida (Roberto Frejat/ Cazuza)
06 – 1º de julho (Renato Russo)
07 – Só as mães são felizes (Cazuza/ Roberto Frejat)
08 – Vida bandida (Lobão/ Bernardo Vilhena)
09 – Ponto fraco (Roberto Frejat/ Cazuza)
10 – Preciso dizer que te amo (Dé Palmeira/ Bebel Gilberto/ Cazuza) *Part. Especial: Luce Dioliveira
11 – Nós (Tião Carvalho)
12 – Mis penas Lloraba Yo(Pecino Antonio Sanchez/ Ramon Sanchez Gomez)/ Soy Gitano (Camarón Del La Isla)
13 – Billy Negão (Cazuza/ Guto Goffi/ Maurício Barros)
14 – Farrapo humano (Luiz Melodia)
15 – Faça o que quiser fazer (Felipe Cambraia/ Lúcio Krops/ Fábio Allman) *Part. Especial: Fábio Alman
16 – A orelha de Eurídice (Cazuza)
17 – Menina mimada (Cazuza)/ Trecho de “Quinta-feira”, extraído do poema ‘Querido diário (Tópicos para uma semana utópica)’ (Cazuza)
18 – Mal nenhum (Cazuza/ Lobão)
19 – Bete Balanço (Roberto Frejat/ Cazuza)
20 – Amor destrambelhado (Márcio Mello/ Lanlan)
21 – Todas as mulheres do mundo (Rita Lee)/ Citação: Bem-me-quer (Rita Lee/ Roberto Carvalho)
22 – Geração Coca Cola(Renato Russo)
23 – Pro dia nascer feliz (Roberto Frejat/ Cazuza)/ Incidentais: (I can’t get no) Satisfaction (Mick Jagger/ Keith Richards)/ Let’s spend the night together ((Mick Jagger/ Keith Richards)
24 – Eu queria ser Cássia Eller (Péricles Cavalcanti)