UNIVERSAL MUSIC GROUP APRESENTA A “UNIVERSAL MUSIC ARTISTS”, FERRAMENTA PARA ARTISTAS ACOMPANHAREM SEU DESEMPENHO

A Universal Music Group lançou, na última quinta-feira (21), uma ferramenta que promete revolucionar o mercado fonográfico. O aplicativo, que ganhou o nome de Universal Music Artists (UMA), foi criado com o objetivo de monitorar a performance dos artistas, por meio da análise de dados robustos.

Disponível tanto para o sistema iOS quanto para Android, a ferramenta mostra dados exclusivos das músicas dos artistas do cast da Universal Music, nas plataformas Spotify, Apple Music, Amazon Music e YouTube. Ao longo de 2020, serão adicionados ainda dados da Deezer e de outros serviços de música. O objetivo é incluir todas as plataformas mundo afora para garantir que os artistas e suas equipes tenham os melhores dados e as informações mais precisas.

Dave Rocco, vice-presidente executivo de criação da UMG, entende que a ferramenta não seria útil se fosse necessário um grau muito avançado para compreendê-la. “Você precisa tornar os dados sexy“, disse o executivo. Com esse objetivo, o desenvolvimento do aplicativo contou com a parceria da YML, uma agência de design e inovação do Vale do Silício, para desenvolver uma interface de usuário simplificada e amigável.

Diferentemente de qualquer outro aplicativo focado no artista, o UMA oferece uma visão exclusiva e única das principais plataformas de mídia social e consumo de música. Com ele, os artistas e suas equipes terão acesso a dados mais precisos do perfil de seu público, como suas audiências, onde estão localizados, como estão ouvindo música e com que frequência. É uma poderosa ferramenta para que artistas e seus times consigam mais e melhores dados, para se aprofundarem na compreensão de seus fãs e seus hábitos de consumo de música.

A qualidade dos dados para os artistas e suas equipes é essencial para auxiliar na criação de parcerias mais fortes, tomada de decisões mais assertivas, promoção de conteúdo mais eficaz, entre outros, a fim de alcançar um objetivo comum, que é o crescimento da carreira dos músicos.

Para Mitchell Shymansky, vice-presidente de análise de dados da UMG, a coleta de dados gera resultados sem precedentes para os artistas: “As gravadoras passaram décadas tentando adivinhar como as pessoas reagiriam à sua música. Agora, nossos dados nos dão uma visão sem precedentes sobre o que os fãs gostam. E as ferramentas que criamos permitem que os artistas se conectem com seu público melhor do que jamais visto antes“, revela.

Para ter sucesso no mundo atual, as empresas devem entender, verdadeira e profundamente, seus públicos. Antecipar suas necessidades, desejos, criar engajamento, construir e adquirir os produtos e conteúdos certos são alguns dos pontos cruciais para prosperar. A UMA, que é pioneira no mercado, chega para maximizar seu impacto e otimizar estratégias de investimentos e custos.

Os dados gerados pelo aplicativo conseguem, de maneira eficaz, entender o tamanho do público que interage com tal conteúdo, além de planejar a melhor forma de comunicar e comercializar para essa audiência específica. Em poucas palavras, com o UMA, é possível enviar o conteúdo certo, com a mensagem certa, para o fã certo, na plataforma certa e no momento certo.