YUSUF / CAT STEVENS ANUNCIA O LANÇAMENTO DE “TEASER AND THE FIRECAT”

Em seu 50º aniversário, reedição em Box Super Deluxe Edition tem lançamento previsto para 12 de novembro, via UMC / Island Records

Cantor também disponibiliza a gravação inédita de “Moonshadow (Olympic Studio Demo, 1970)”

Ano passado, após os 50º aniversários dos álbuns “Tea for the Tillerman” e “Mona Bone Jakon”, que definiram uma era, o ano de 2021 verá Yusuf / Cat Stevens celebrar o álbum de sucesso que imortalizou seu status de precursor no movimento cantor-compositor. O multiplatinado álbum de 1971 “Teaser and the Firecat” será comemorado com um box Super Deluxe Edition em seu 50º aniversário, a ser lançado em 12 de novembro de 2021, via UMC / Island Records.

Pré-venda aqui

Uma gravação inédita de Cat Stevens de “Moonshadow” (Olympic Studio Demo, 1970), do clássico álbum “Teaser”, também está sendo lançada hoje. Na verdade, tendo sido gravada no Olympic antes do lançamento dos dois álbuns de 1970, “Mona Bone Jakon” e “Tea For The Tillerman”, esta versão oferece uma fascinante visão sobre as origens de uma das músicas mais duradouras dos anos 70. Ouça aqui.

Cat Stevens obteve um sucesso fenomenal com seu trabalho inicial, mas foi “Teaser and the Firecat“, seu terceiro LP com a Island Records, que o impulsionou ao estrelato, gerando alguns de seus hits mais inesquecíveis, incluindo “Moonshadow”, “Peace Train” e “Morning Has Broken”; canções de um jovem pesquisador espiritual, sábio além de sua idade, que estabeleceria o pretexto para uma pungente nova onda de trovadores e poetas expressivos, com alma. Mais tarde, “The Wind” veria “Teaser and the Firecat” ser celebrado de novo, subindo à proeminência após o uso da canção no celebrado filme de Wes Anderson, “Rushmore”, bem como no filme de Cameron Crowe, vencedor do Oscar, “Almost Famous”. Através de seu fascinante dom para composição e de sua visão introspectiva, Cat entregou um senso universal de esperança e paz em “Teaser and the Firecat” que ainda ressoa profundamente até hoje.

Teaser and the Firecat” andou de cabeça erguida no que foi um ano de álbuns clássicos e eventos que ecoariam ao longo das décadas. Os 12 meses de 1971 foram um ano de transição na cultura pop, no qual o álbum se juntou a “Imagine”, de John Lennon; “Hunky Dory”, de David Bowie; “Blue”, de Joni Mitchell; “What’s Going On”, de Marvin Gaye; “Sticky Fingers”, de The Rolling Stones; e “IV”, de Led Zeppelin, como a trilha sonora da importante marcha dos 500.000 contra a Guerra do Vietnam, em Washington D.C., a maior manifestação anti-guerra na história dos Estados Unidos, e a “Luta do Século” no Madison Square Garden, Nova York, que viu Joe Frazer entregar a Muhammad Ali sua primeira derrota de todos os tempos. Com os anos 60 agora no espelho retrovisor – os Beatles acabaram, Jimi Hendrix e Janis Joplin já tendo falecido e Jim Morrison se juntando tragicamente a eles em julho de 71 – havia um clima distinto de mudança no ar. Junto com o rock pesado e o R&B socialmente consciente do Funkadelic e Sly And The Family Stone, foi a era do cantor-compositor poético. Além de fazer parte deste último movimento, Cat Stevens foi inspirado por ele.

Meio século depois, “Teaser and the Firecat” recebeu o tratamento definitivo em um novíssimo conjunto Super Deluxe Edition; a versão mais aprofundada e definitiva possível do álbum. Apresentado em uma remasterização da obra original de Yusuf, o lançamento incluirá 41 faixas de áudio inéditas e 21 performances em vídeo ao vivo em disco pela primeira vez, além de um CD e LP inteiro de demos de estúdio e mixagens alternativas; uma impressionante réplica de 12” de capa mole, com 44 páginas do livro original “Teaser and the Firecat”, escrito e ilustrado à mão por Yusuf, em 1972, e agora com texto em 10 idiomas; e um livro de ensaios de 108 páginas de capa dura de 12″, juntamente com uma série de outras raridades em 4CDs, Blu-Ray, 2 LPs e vinil de 7″. O conjunto será apresentado em uma caixa em forma de concha (clamshell box), sendo o mais recente de uma série de conjuntos de boxsets – até agora composto por “Back To Earth”, “Mona Bone Jakon” e “Tea for the Tillerman” – que celebram os álbuns em sua profundidade, tendo tido o envolvimento direto e a direção de Yusuf e seu filho Yoriyos, que fizeram a curadoria e projetaram cada boxset.

Haverá também uma versão reduzida da Super Deluxe Edition, incluindo o livro de 108 páginas em formato de capa mole, juntamente com os 4CDs e Blu-ray, alojados em um estojo (slipcase) deslizante. Outros formatos de reedição do 50º aniversário incluem uma Deluxe Edition com 2CD, mais 1CD e 1LP Remasters.

O álbum para o seu 50º aniversário foi mixado por David Hefti em CD e LP, a Super Deluxe Edition também inclui um CD com material de estúdio inédito e faixas-bônus, uma versão alternativa do álbum em LP, bem como um terceiro e quarto CDs com 23 performances ao vivo de 1971. O remaster do 50º aniversário foi concluído no Abbey Road Studios e foi supervisionado pelo produtor original do álbum, Paul Samwell-Smith.

O conjunto inclui um single remasterizado de “7 de “Moonshadow”, apoiado por uma narração inédita de Spike Milligan da faixa do vídeo animado “Teaser and the Firecat“, de 1977. A edição do 50º aniversário também inclui um LP de vinil exclusivo, com cinco apresentações ao vivo em Montreux, em 1971, e seis BBC Recordings, bem como um disco Blu-Ray com uma versão restaurada do vídeo animado de 1977 de “Moonshadow”, uma apresentação ao vivo de “The Wind”, de 2020, mais 21 apresentações ao vivo na TV.

Também consta da coleção “Bitterblue²”, uma versão recém-gravada e nunca antes ouvida da clássica faixa do álbum “Teaser”. O rico vocal de Yusuf, cantado uma oitava abaixo do original, dá um novo sentido de experiência e gravidade à canção cuja letra parece ressoar com um nível de significado totalmente novo: “Estou esperando há muito tempo/Para estar de volta (I’ve been waiting a long time/To be back beyond)”.

Antes das comemorações do 50º aniversário de “Teaser and the Firecat”, 2021 viu Yusuf / Cat Stevens fazer parceria com o autor e ilustrador Peter H. Reynolds, campeão de vendas do New York Times, para produzir “Peace Train”, um livro infantil que celebra o 50º aniversário do lançamento original da icônica canção. Apresentando ilustrações alegres e a letra atemporal do tão amado hino da paz, este otimista e esperançoso livro ilustrado — agora um best-seller do próprio New York Times – continua o compromisso de Yusuf com a educação infantil e o amor compartilhado por pessoas de todas as culturas e identidades.

Por outro lado, julho de 2021 viu um lançamento especial no Record Store Day da trilha sonora do filme “Harold And Maude”, de 1971, com canções icônicas de “Tea for the Tillerman” e “Mona Bone Jakon” ao lado de duas novas composições feitas para o filme, “If You Want To Sing Out, Sing Out” e “Don’t Be Shy”.

As Super Deluxe Editions do 50º Aniversário de “Teaser and the Firecat” serão lançadas no dia 12 de novembro, via UMC / Island.

*No Brasil, somente disponíveis em formato digital.