“ARRIVAL”, QUARTO ÁLBUM DE ESTÚDIO DO ABBA, COMPLETA 45 ANOS

Está na hora do emblemático disco “Arrival”, do grupo ABBA, apagar as velhinhas. No dia 11 de outubro de 1976, ou seja, há exatos 45 anos, o álbum foi lançado na Suécia e, posteriormente, para o mundo. O compilado caracterizou alguns dos maiores sucessos da banda, como “Dancing Queen”, “Money, Money, Money” e “Knowing Me, Knowing You”. O disco, que figurou nas posições mais altas do chart na época, foi um verdadeiro sucesso global e explorou todo o estilo clássico e pop do ABBA ao limite. No final de 2006, foi lançada uma edição comemorativa de “Arrival”.

Os próximos meses serão de celebração para o grupo. Isso porque no dia 3 de novembro, o álbum “Super Trouper”, o sétimo deles, completará 41 anos, enquanto que no dia 30 de novembro, o disco “The Visitors” fará 40 anos. Para fechar o ano, o “The Album”, quinto disco da banda, irá comemorar 44 anos desde o seu lançamento, no dia 12 de dezembro. Além das datas comemorativas, uma em específico é muito aguardada pela legião de fãs do grupo.

Recentemente, o ABBA anunciou seu triunfal retorno à ativa depois de quase 40 anos. Para a retomada, eles preparam um disco com músicas inéditas que será divulgado em todas as plataformas digitais no dia 5 de novembro. Intitulado “Voyage”, as faixas foram gravadas juntas no estúdio Riksmixningsverket, do Benny, em Estocolmo. O disco está em pré-venda na plataforma de e-commerce da Universal Music Brasil. Para conter a euforia dos fãs – ou para aguçar ainda mais – eles já divulgaram dois singles, “I Still Have Faith in You” e “Don’t Shut Me Down”.

Para celebrar esse momento revolucionário, Agnetha, Björn, Benny e Anni-Frid farão um novo show pra lá de moderno e original. No dia 27 de maio de 2022, eles se apresentarão digitalmente com uma banda ao vivo formada por 10 integrantes, em uma arena construída em Londres para este propósito. Os shows terão início em maio do ano que vem e se estenderão até outubro. Para mais informações, clique aqui.

Com quase 400 milhões de álbuns vendidos em todo o mundo, 17 hits Nº1 e mais de 16 milhões de streams globais semanais, o ABBA é uma das bandas musicais de maior sucesso do mundo de todos os tempos. Desde sua descoberta com “Waterloo”, em 1974, a música do ABBA tem conquistado os corações de pessoas em todo o mundo. Hoje, as músicas que eles criaram – escritas e produzidas por Benny Andersson e Björn Ulvaeus, e interpretadas com paixão e compromisso por Agnetha Fältskog e Anni-Frid “Frida” Lyngstad – são consideradas como uma parte importante do cânone musical internacional.

No século XXI, o ABBA é mais popular do que nunca. O álbum “ABBA Gold”, lançado originalmente em 1992, ultrapassou recentemente sua 1000ª semana no UK Album Chart, sendo o primeiro álbum da história a atingir este marco. O conteúdo usando a hashtag #ABBA no TikTok atingiu recentemente um bilhão de visualizações, sem que o catálogo estivesse oficialmente disponível na plataforma. Em 2010, o ABBA foi introduzido no Rock N’Roll Hall of Fame e “Dancing Queen”, uma de suas músicas mais amadas, foi adicionada ao GRAMMY Hall of Fame em 2015.