LUDOVICO EINAUDI ANUNCIA O LANÇAMENTO DE SEU NOVO ÁLBUM, “UNDERWATER”

Seu primeiro novo álbum de solos de piano em 20 anos

Ludovico Einaudi tem desejado escrever um álbum de solos de piano há vários anos, mas precisava do ambiente certo que se comprometesse totalmente com ele. Sua agenda é tão cheia de turnês, trilhas sonoras e tudo mais em que ele trabalha que não estava sendo possível ter o ambiente certo para poder escrever o álbum que ele queria. O lockdown lhe deu esta oportunidade. Ele abraçou o isolamento de sua agenda normalmente ocupada e complexa para encontrar um lugar de simplicidade. Portanto, esta é uma visão positiva sobre o lockdown e o isolamento; usando esta rara oportunidade para permitir a beleza simples de escrever canções em sua forma mais pura. Sem tecnologia, sem interferência externa, apenas Ludovico e seu piano. Como resultado, o tema ao redor do álbum é o da liberdade dos limites típicos de nossa vida cotidiana. Isto é expresso na metáfora de “Underwater“.

Hoje, o artista disponibiliza aos fãs a primeira faixa do novo trabalho, intitulada “Luminous”. A canção também tem seu vídeo gravado ao vivo disponibilizado. Assista:

O álbum “Underwater” chega aos aplicativos de música em 21 de janeiro de 2022. Saiba mais aqui.

Um manifesto pela vida e uma declaração para este momento em que o mundo ao redor estava calmo e silencioso. O álbum é um lugar que não é nossa vida cotidiana. É um espaço para flutuar sem limites, para refletir livremente. O título ‘Underwater’ é uma metáfora – é uma expressão de uma dimensão muito fluida, sem inferências de fora. A música veio naturalmente, mais do que nunca. Eu senti uma sensação de liberdade para me abandonar e deixar a música fluir de uma maneira diferente. Eu não tinha um filtro entre mim e o que saía do piano, sentia-me muito puro. Eu o chamo de escrever uma música e não compor, foi uma nova abordagem para mim. Com a composição você pensa e explora, compara e é ambicioso. É um processo. Às vezes o risco é que você crie tantas camadas de pensamento que no processo a inspiração não é bem equilibrada. Quando você está escrevendo uma música é como respirar, a forma é curta. Uma canção é como a beleza de um único suspiro – uma onda que vem e vai. É linda como é – não precisa de mais nada. Além disso, o som que eu queria criar é bem diferente. Passei dias preparando meu piano de cauda para criar um som suave, quente, íntimo e distinto. É um som muito específico, que representa o sentimento da música. Eu queria que o piano falasse e cantasse de uma maneira muito íntima. Como falar com alguém em uma conexão pessoal“, disse Einaudi.