EMÍLIO SANTIAGO NA PISTA

Versões eletrônicas para a música “Revelação”, criadas pelos DJs Joutro Mundo e TropiCals, exaltam a fase dançante do cantor e reafirmam a forte presença do artista na música contemporânea no Mês da Consciência Negra

Graça Motta e Macau: Música é do mesmo autor de “Olhos Coloridos”

Cultuada entre os DJs, mas pouco conhecida do grande público, a fase dançante de Emílio Santiago é exaltada no EP “Revelação – Remixes”, com duas novas versões da faixa-título, além da canção original, lançada no álbum “Tá Na Hora”, de 1984, produzido por Durval Ferreira. Os DJs cariocas Joutro Mundo e TropiCals são os responsáveis pela propagação eletrônica do som de Emílio, trazendo para as pistas atuais o brilho e a alegria que o artista carregava, com o frescor de suas identidades sonoras próprias. Curioso é que os DJs não sabiam das criações um do outro. Em separado, eles começaram a gravar suas releituras e homenagens ao artista e, ao detectar este movimento, a Universal Music propôs que eles lançassem juntos o EP, que chega às plataformas digitais no dia 19 de novembro.

Sempre escutei as músicas do Emilio Santiago em festas, como “Bananeira”, do João Donato, que ele interpretou melhor que ninguém. Então, passei a pesquisar mais a fundo sua obra. Um dia, meu amigo Gil, vendedor de vinis da Praça XV, me apresentou esse disco. Foi paixão imediata. A capa maravilhosa me chamou muita atenção, além dessa faixa incrível do Macau com Graça Motta. O mesmo Macau que escreveu ‘Olhos Coloridos’, um hino do movimento negro, fez mais essa obra-prima”, conta o DJ Joutro Mundo, referência na cena nu-disco brasileira e responsável por festas como Reza, Croma e Bootleg.

Eu e Igor já curtíamos as músicas do Emílio Santiago e queríamos apresentá-las para o nosso público. A estética do seu som remete muito às músicas que sempre tocamos em nossas festas. Fazer um remix com um punch para a pista mais eletrônica foi a solução que encontramos para encaixar seu som nos nossos sets”, conta Ian Cals, que forma com o irmão gêmeo a dupla de DJs TropiCals.

Lançado no Mês da Consciência Negra, “Revelação – Remixes” mostra a potência da presença de Emilio Santiago e relembra seu talento para unir públicos diversos. De intelectuais a populares, todos tiravam o chapéu para o cantor. Sua voz firme, sua presença imponente e seu conhecimento clássico chegavam à frente de qualquer estereótipo. Os versos de Macau e Graça Motta reforçam sua figura e já imaginamos Emílio nos palcos cantando essa música: “Grite um novo som no vento. Ouça a sua voz / Vai pintar um novo tempo. Não estamos sós”.

Queria ver o Emilio Santiago nessa festa dançando com a gente. Tenho certeza de que ele iria amar. Me lembro de encontrá-lo pelas noites do Rio de Janeiro, nas hoje extintas Bunker e Le Boy. Ele gostava de uma festa!”, conta Jonas Rocha, o Joutro Mundo, que experimentou a track em um réveillon na Bahia, antes da pandemia, e o público foi ao delírio. “Foi lindo! Ali vi o potencial e energia que ela tem! E como ela é atual em todos os sentidos. Então resolvemos lançar”. O DJ tornou a música mais longa e procurou não modificar muito a original. Deu impulsos e ainda mais vigor à faixa, criando climas “monos e estéreos” e efeitos psicodélicos que preenchem todo o ambiente. “Fiz com que ela funcionasse em uma pista de dança maior”, explica Jonas, uma das principais forças da cena eletrônica do Rio de Janeiro, com uma nu-disco única, cheia de brasilidade, sintetizadores e aquela house music de respeito.

Já os irmãos TropiCals levaram a música para a festa ao ar livre. Com braços e sorrisos no ar. Com ênfase nos beats percussivos e harmonias bem solares, a canção expandiu seus raios. “Adicionamos um kick para os ouvintes sentirem mais potência e a música ter um ritmo mais eletrônico. Também fizemos um loop maior de intro, que permite que nós e outros DJ’s a mixem com uma entrada mais elegante quando misturada a outras. Por fim, adicionamos um agogô para tropicalizar ainda mais a nossa versão, que combinou muito com a música original”, conta Igor.

O lançamento do EP deixa um gostinho de quero mais nesta proposta de remixar músicas de Emílio Santiago. E pérolas lado B é o que não faltam! Antes do sucesso da série “Aquarela Brasileira”, o artista já havia lançado, entre 1977 e 1984, uma dezena de discos influenciados pelo sambalanço e samba-jazz. Ele foi cantor na orquestra de Ed Lincoln, o Rei do Bailes cariocas, e trabalhou em seus discos com nomes como Lincoln Olivetti, João Donato, Wilson das Neves, Azymuth e membros da banda Black Rio. Imagine quantos hits para as pistas têm nestes álbuns!

A volatilidade de Emilio Santiago para criar desde músicas mais low bpm, com pegada mais românticas, até as mais dançantes o tornam um dos compositores e cantores mais ecléticos da nossa história. Músicas como ‘Saigon’, ‘Dentro de Você’, ‘Tudo que se Quer’, entre outras, sempre estiveram no nosso repertório. São canções que mesclam disco, mpb e outros gêneros. O público reage muito bem! Uma das coisas que mais chama a atenção, naturalmente, é sua voz, já conhecida como uma das maiores de todos os tempos da música brasileira”, completa Cals.

Adicione a música original e os remixes de “Revelação” em suas playlists. Tenha certeza de que haverá vários momentos nos próximos meses para dançá-las! É uma faixa atemporal, engajada, animada e com muito suingue. Bem ao estilo Emílio Santiago: “Viva a força do momento. Garante seu lugar / Esse pode ser seu tempo. De se encontrar”.

Novembro de 2020
Por Kélita Myra
Fogo no Paiol Music Hub