LUDOVICO EINAUDI LANÇA SEU PRIMEIRO ÁLBUM DE PIANO SOLO EM VINTE ANOS: ‘UNDERWATER’

Depois do sucesso das trilhas que criou para os filmes “Nomadland” e “Meu Pai” (“The Father”), o renomado compositor e pianista Ludovico Einaudi lança “Underwater”, seu primeiro álbum de piano solo em 20 anos. O disco surgiu durante o lockdown, quando o músico italiano aproveitou o isolamento para escrever canções em sua forma mais pura e íntima: sozinho ao piano. O novo trabalho traz 12 temas para piano solo, todos compostos recentemente. Eles mostram maravilhosamente o estilo musical inconfundível de Einaudi e seu talento cada vez mais reconhecido em todo o mundo.

Em novembro, o artista deu aos fãs uma prévia do vídeo de performance de “Luminous”, primeiro single do álbum, que foi lançado na ocasião. A imagem da capa é uma foto tirada pelo próprio Einaudi que traduz perfeitamente o sentimento do álbum.

Einaudi explica como foi criar “Underwater” durante a pandemia: “Me veio naturalmente, mais naturalmente do que nunca. Passei por uma sensação de liberdade para me abandonar e deixar a música fluir de forma diferente. Não havia um filtro entre mim e o que saía do piano; me senti muito puro. O título “Underwater” é uma metáfora — é uma expressão de uma dimensão muito fluida, sem interferência de fora“.

Underwater” chega após um ano incrível para Einaudi, ano em que tiveram grande repercussão as trilhas de “Nomadland” (vencedor do Oscar 2021 nas categorias melhor filme, melhor diretor e melhor atriz) e “Meu Pai” (Oscar de melhor roteiro e melhor ator principal), ambas com faixas lançadas originalmente pelo compositor italiano em 2019, em uma série de sete álbuns intitulada “Seven Days Walking”. Em 2021, Einaudi lançou “Cinema”, coletânea com seus temas usados em filmes e produções de TV, e saiu a série de podcasts “Experience: The Ludovico Einaudi Story”, com participação de atores e cineastas como Russell Crowe (“Gladiador”), Chloé Zhao (“Nomadland”), Shane Meadows (“This is England”), Florian Zeller (“Meu Pai”) e Éric Toledano (“Os Intocáveis”).

Einaudi é um dos compositores contemporâneos mais onipresentes deste século. Alcançou várias vezes o topo das paradas clássicas em todo o mundo e tornou-se o artista do segmento clássico com mais streams em todos os tempos. Einaudi é um talento que atravessa gerações. Além do imenso sucesso no streaming, soma mais de 1 milhão de assinantes em seu canal no YouTube e mais de 10 milhões de visualizações e 150 mil peças de conteúdo no TikTok.

Ludovico Eunaudi não lança um álbum de estúdio com temas no formato piano solo desde “I Giorni”, de 2001, que reunia baladas inspiradas em uma viagem pelo Mali, na África. O trabalho lhe deu imensa projeção em 2011, a partir do uso da faixa-título em transmissões da BBC e em peças de publicidade.

Para Einaudi, “Underwater” é um mergulho profundo em um outro lugar, um lugar onde ele pode nadar livremente sem preocupações, sem a pressa e o estresse das viagens e turnês. É como se o tempo parasse em seus temas instrumentais hipnóticos e marcados por uma beleza inocente e delicada.

Ludovico Einaudi, “Underwater” tracklist:

1. Luminous
2. Rolling Like a Ball
3. Indian Yellow
4. Flora
5. Natural Light
6. Almost June
7. Swordfish
8. Wind Song
9. Atoms
10. Temple White
11. Nobody Knows
12. Underwater