TRILHA SONORA ‘BLACK PANTHER: WAKANDA FOREVER – MUSIC FROM AND INSPIRED BY’ ESTREIA GLOBALMENTE HOJE, 4 DE NOVEMBRO, VIA ROC NATION RECORDS/DEF JAM ECORDINGS/HOLLYWOOD RECORDS

PRODUTORES RYAN COOGLER, LUDWIG GÖRANSSON, ARCHIE DAVIS E DAVE JORDAN & MAIS DE 40 ARTISTAS INTERNACIONAIS ENTREGAM UMA EXPERIÊNCIA SONORA IMERSIVA

O SINGLE PRINCIPAL “LIFT ME UP”, DA ÍCONE GLOBAL RIHANNA, DEMOLE RECORDES COMO CANÇÃO MAIS ADICIONADA EM RÁDIOS NA HISTÓRIA E ENTRA NA PARADA HOT TRENDING EM #1

A TRILHA INCLUI 19 FAIXAS ORIGINAIS DE TEMS, OG DAYV FT. FUTURE, FIREBOY DML, STORMZY, SNOW THA PRODUCT FT. E-40, CKAY FT. PINKPANTHERESS & OUTROS

A trilha “Black Panther: Wakanda Forever – Music From and Inspired By”, produzida por Ryan Coogler, Ludwig Göransson, Archie Davis e Dave Jordan está sendo lançada hoje, 4 de novembro, via Roc Nation Records/Def Jam Recordings/Hollywood Records. O álbum está disponível aqui. O filme “Black Panther: Wakanda Forever”, dirigido por Ryan Coogler e produzido por Kevin Feige e Nate Moore, estreia nos cinemas dos Estados Unidos em 11 de novembro de 2022.

Lift Me Up”, o single principal do álbum, cantado por Rihanna, fez história esta semana como canção mais adicionada à programação de rádios em toda a história do rádio dos Estados Unidos, gerando a maior soma diária de execuções de um single e também a maior soma diária de audiência já alcançada por uma canção.

A trilha “Black Panther: Wakanda Forever – Music From and Inspired By” traz mais de 40 artistas internacionais em gravações realizadas em Lagos, na Nigéria, na Cidade do México e em Londres e Los Angeles. Entre os artistas estão Rihanna, Tems, Fireboy DML, OG DAYV Ft. Future, CKay Ft. PinkPantheress, E-40 e muitos outros.

Ludwig Göransson, vencedor de dois Emmys®, dois Grammys® e um Oscar®, compôs e produziu a trilha orquestrada e também as canções originais. Sua longa carreira produzindo artistas (Childish Gambino, Adele, Haim, Justin Timberlake), bem como seu trabalho com scores de filmes e séries de TV (“Black Panther”, “Creed”, “The Mandalorian”) o tornam singularmente qualificado para dirigir as duas partes da ambientação sonora do filme.

Para sua quarta colaboração cinematográfica, “Pantera Negra: Wakanda Forever”, Göransson e o diretor Ryan Coogler se propuseram a criar uma paisagem sonora inovadora. Como define Göransson: “As canções e a partitura são uma coisa só”. Ele e Coogler vinham conversando sobre essa abordagem desde os dias em que frequentavam a USC Film School, na Califórnia, e finalmente a tornaram realidade em “Black Panther: Wakanda Forever”.

No que se tornou um enorme trabalho de amor, Göransson passou mais de 2.500 horas gravando a parte orquestrada e as canções da trilha sonora — o que envolveu seis estúdios em três continentes e cinco países. Ao longo do filme, o público ouve mais de 250 músicos, duas orquestras, dois corais e mais de 40 vocalistas.

Coogler esteve intimamente envolvido na criação da música para o filme. Ele é co-autor da letra da faixa “Lift Me Up”, de Rihanna, e foi quem sugeriu a inclusão da cover de “No Woman, No Cry”, de Bob Marley, interpretada pelo cantor e compositor nigeriano Tems, e intercalada com “Alright”, de Kendrick Lamar, no trailer viral instantâneo do filme.

Göransson conta: “Ryan e eu conversamos sobre a importância de criar uma jornada imersiva de som e voz. Se usássemos uma canção no filme, queríamos que fosse a canção inteira e que estivesse ligada à história. Tematicamente, queríamos fazer o público ir do luto à celebração. Quando você escuta a trilha sonora, pode fechar os olhos e reviver a experiência do filme. Essa foi a intenção”.

Pelo fato de a história ser inspirada nas culturas nigeriana e mesoamericana, sessões de gravação foram realizadas em Lagos, na Nigéria, na Cidade do México, no México, e também nos estúdios Abbey Road, em Londres. Os produtores trabalharam com artistas populares como Tems, de Lagos, cenário fértil de inovação musical na África. A trilha também apresenta rappers e artistas da Cidade do México, talentos emergentes como Pat Boy, que faz rap inteiramente no idioma maia.

Na Cidade do México, Göransson trabalhou de perto com o arqueólogo musical Alejandro Rojas para pesquisar e explorar a música maia. Instrumentos nativos das culturas nigeriana e mesoamericana foram destacados na criação das paisagens sonoras da trilha.

A lista de faixas de ‘Black Panther: Wakanda Forever – Music From and Inspired By’:

01. Lift Me Up Performed by Rihanna
02. Love & Loyalty (Believe) Performed by DBN Gogo, Sino Msolo, Kamo Mphela, Young Stunna and Busiswa
03. Alone Performed by Burna Boy
04. No Woman No Cry Performed by Tems
05. Árboles Bajo El Mar Performed by Vivir Quintana e Mare Advertencia
06. Con La Brisa Performed by Foudeqush and Ludwig Göransson
07. La Vida Performed by Snow Tha Product featuring E-40
08. Interlude Performed by Stormzy
09. Coming Back For You Performed by Fireboy DML
10. They Want It, But No Performed by Tobe Nwigwe e Fat Nwigwe
11. Laayli’ kuxa’ano’one Performed by ADN Maya Colectivo: Pat Boy, Yaalen K’uj, All Mayan Winik
12. Limoncello Performed by OG DAYV featuring Future
13. Anya Mmiri Performed by CKay featuring PinkPantheress
14. Wake Up Performed by Bloody Civilian featuring Rema
15. Pantera Performed by Alemán featuring Rema
16. Jele Performed by DBN Gogo, Sino Msolo, Kamo Mphela, Young Stunna e Busiswa
17. Inframundo Performed by Blue Rojo
18. No Digas Mi Nombre Performed by calle x vida e Foudeqush
19. Mi Pueblo Performed by Guadalupe de Jesús Chan Poot

O álbum com a trilha orquestral de “Black Panther: Wakanda Forever”, composta por Göransson, será lançado em 11 de novembro de 2022.

Na produção da Marvel “Black Panther: Wakanda Forever”, um dos eventos cinematográficos mais esperados do ano, a Rainha Ramonda (Angela Bassett), Shuri (Letitia Wright), M’Baku (Winston Duke), Okoye (Danai Gurira) e as guardas Dora Milaje (incluindo Florence Kasumba) lutam para proteger sua nação de potências mundiais intervencionistas após a morte do Rei T’Challa. Enquanto os wakandanos se esforçam para conseguir chegar a um próximo capítulo, os heróis têm que se unir com a ajuda de War Dog Nakia (Lupita Nyong’o) e Everett Ross (Martin Freeman), para forjar um novo caminho para o reino de Wakanda. Apresentando Tenoch Huerta Mejía como Namor, rei de uma nação submarina secreta, o filme também tem no elenco Dominique Thorne, Michaela Coel, Mabel Cadena e Alex Livinalli.