“POSTO EM SOSSEGO”, MÚSICA DE FAGNER E BELCHIOR RESGATADA DA ÉPOCA DA DITADURA MILITAR, GANHA VIDEOCLIPE INÉDITO

Depois de lançar, em outubro do ano passado, o álbum “Meu Parceiro Belchior, um disco de 12 faixas, no qual reúne um relicário de canções e histórias que o conectam a Belchior, o cantor cearense Fagner acaba de apresentar uma novidade especial para seus fãs. Já está disponível no YouTube o clipe oficial de canção “Posto em Sossego”. A música, que faz parte do repertório do álbum de 2022 – e que foi resgatada dos arquivos da censura da época da ditadura militar brasileira – foi lançada de forma inédita em “Meu Parceiro Belchior”. Confira:

O clipe, todo em preto e branco, foi gravado no Rio de Janeiro e dirigido por Vernon Collins. Robertinho de Recife assina a produção musical da faixa e arranjos do álbum.

Gravado entre fevereiro e abril de 2022,  o disco “Meu Parceiro Belchior”,  faz o inventário de canções e histórias puxando o fio de uma memória que remete ao fim dos anos 1960, época em que Fagner, Belchior, Fausto Nilo e Amelinha, entre outros artistas cearenses, se afinavam musical e ideologicamente nos bares de Fortaleza (CE), em ambiente juvenil regido pela contracultura. O disco faz uma declaração poética e uma homenagem musical ao amigo conterrâneo, com quem Fagner manteve uma relação turbulenta, de brigas e abraços, confidências e distâncias.

Encontradas em 2021 em registros de órgãos da censura da ditadura que vigorou no Brasil entre 1964 e 1985, tendo chegado a Fagner através do pesquisador musical Marcelo Fróes, “Alazão” e “Posto em Sossego” ganharam os primeiros registros fonográficos no disco “Meu Parceiro Belchior”, ampliando oficialmente a parceria de Fagner com Belchior.

Os dois são os principais nomes do grupo de artistas que ficou conhecido como “Pessoal do Ceará” e moraram juntos no Rio de Janeiro, no início da década de 70, quando buscavam um lugar dentro da música popular brasileira.