UNIVERSAL MUSIC LANÇA EM VINIL VERMELHO O ÁLBUM DE ESTREIA DA CANTORA CASSIA ELLER

Lançado em 1990, “Cássia Eller” é o contundente primeiro disco de umas das grandes intérpretes brasileiras, que chega hoje (11) à UMusic Store, plataforma de e-commerce da Universal Music, em versão física, em vinil vermelho. Mais informações e link para compra aqui.

Cássia Eller poderia ser mais uma cantora eclética surgida naqueles tempos,  contudo, o ecletismo da artista passava por tribos outras. O repertório do LP “Cássia Eller”, lançado em 1990 pela Polygram (atualmente Universal Music),  privilegia a Vanguarda Paulista em faixas como “Já deu pra sentir / Tutu” (Itamar Assumpção / Marcus Miller), “O dedo de Deus” (Arrigo Barnabé / Mário Manga) e “Não sei o que eu quero da vida” (Hermelino Neder / Arrigo Barnabé). A interpretação escancarada de “Rubens” (Mário Manga), apresentada originalmente pelo grupo paulistano Premeditando o Breque, deixou clara a homossexualidade da cantora quando isto ainda causava espanto. O rock nacional, sucesso nos anos 1980, está representado por “Barraco” (Frejat / Jorge Salomão), e por “Que o Deus venha”, (Frejat e Cazuza sobre versos de Clarice Lispector). Único hit do disco, a melancólica gravação de “Por enquanto”, de Renato Russo, saiu de uma fita demo e se sobressai pela delicada interpretação e a levada acústica, diferente da aspereza sonora das outras faixas.

As originais releituras de “Eleanor Rigby”, de Lennon e McCartney, em levada reggae, e de “Tutty Frutti”, sucesso de Little Richard, que reaparece em versão menos acelerada, atestam o peculiar gosto musical da jovem cantora. E Cássia também aparece como compositora na faixa “Lullaby”. Neste caldeirão musical ímpar, ainda coube “Otário”, uma composição do trombonista Bocato. “Cássia Eller”, disco no qual a cantora chuta literalmente o balde na contracapa, é o singular começo de uma artista excepcional.

Repertório “Cássia Eller” (1990):

Lado A:
1. Já deu pra sentir / Tutu (Itamar Assumpção/ Marcus Miller)
2. Rubens (Mário Manga)
3. Barraco (Frejat/ Jorge Salomão) *Part. Especiais: Frejat e Peninha
4. Que o Deus venha (Frejat/ Cazuza/ Clarice Lispector)
5. Eleanor Rigby (John Lennon/ Paul McCartney)

Lado B
1. Otário (Bocato)
2. Por enquanto (Renato Russo)
3. O dedo de Deus (Mário Manga/ Arrigo Barnabé)
4. Lullaby (Cássia Eller/ Márcio Faraco)
5. Não sei o que eu quero da vida (Hermelino Neder/ Arrigo Barnabé)
6. Tutti Frutti (Lubin/ Penniman/ La Bostrie)