#TRENDS E NOVIDADES UNIVERSAL MUSIC BRASIL – 07.07.2023

A todo momento, surgem no TikTok novas modinhas de produção de conteúdo e, entre elas, sempre há as que têm uma base musical. No entanto, muitas das canções que viralizam não são, necessariamente, algo novo também. A plataforma demonstra a cada dia sua capacidade de resgatar faixas com idade mínima de 18 meses, podendo inclusive fazê-las voltar às paradas de sucesso.

Confira a seguir quatro títulos que mais chamaram atenção nos últimos dias:

► “Vícios e Virtudes – Ao Vivo” — Charlie Brown Jr.
Em 2023, a banda Charlie Brown Jr. vem recebendo inúmeras homenagens, em especial, por ser o ano que marca o 10º aniversário de falecimento de seu vocalista, Alexandre Magno Abrão, mais conhecido pelo nome artístico Chorão. Músico e skatista, Chorão é um ícone para a geração millennial, mas também reforça seu legado para a galera mais nova, da geração Z. No TikTok, começou a repercutir recentemente uma trend que coloca um fundo animado com imagens diversas do cantor ao som de “Vícios e Virtudes – Ao Vivo”, uma gravação do álbum “Acústico MTV Charlie Brown Jr.”, de 2003. Mesmo lançada há 20 anos, a canção tem sido usada por internautas das mais variadas idades, evidenciando sua influência atemporal em inspirar o público. Por meio de um modelo de vídeo disponibilizado no aplicativo de edição de imagem CapCut já foram feitas mais de 5.4 mil criações, incluindo algumas virais.

Uma postagem feita em 29 de junho, por exemplo, ultrapassou 1.3 milhão de visualizações em menos de uma semana. Outro post, publicado em 3 de julho, se destacou pela seguinte expressão escrita por cima da imagem: “Quando uma música traz o adolescente que vc foi um dia”. Em dois dias, o vídeo recebeu mais de 17 mil visualizações. Há ainda diversas outras formas de os usuários exibirem sua admiração pela música, como a trend em que as pessoas tocam instrumentos para acompanhar o som original. Um desses vídeos, postado em 1º de julho, somou 4 mil visualizações em quatro dias.

O uso da faixa nas redes sociais tem gerado mais acessos também nas plataformas de streaming, correspondendo a um aumento de 24% somente no Spotify, se comparado à última semana.

Ouça a faixa “Vícios e Virtudes – Ao Vivo” na playlist especial de Charlie Brown Jr. da Universal Music Brasil.


► “Vem Pra Minha Vida – Ao Vivo” — Henrique & Juliano
Lançada em 2017, a faixa “Vem Pra Minha Vida – Ao Vivo”, que está no repertório do álbum “O Céu Explica Tudo (Ao Vivo)”, da dupla sertaneja Henrique & Juliano, tem provocado uma nova tendência romântica na plataforma nos últimos dias. No TikTok, a faixa soma mais de 24.7 mil criações, muitas delas compostas por declarações de amor entre casais. Com destaque para a letra da música, uma postagem datada de 2 de julho ultrapassou 2.9 mil visualizações em três dias.

A canção está disponível na playlist "Sertanejo Sofrência", do UMusicPlay.


► “Cruel Summer” — Taylor Swift
Faixa de 2019, do álbum "Lover", “Cruel Summer” se consolidou como uma das favoritas dos swifties. Na contagem de 4 de julho, a canção de Taylor Swift atingiu o 112º lugar do Spotify Brasil, após subir 13 posições, e também entrou no ranking de músicas virais no país, alcançando o número 67. Já na lista global, “Cruel Summer” atingiu o 2º lugar, ficando apenas atrás de “vampire”, single de Olivia Rodrigo, lançado em 30 de junho.

No TikTok, os vídeos gravados nos shows da turnê “The Eras” têm gerado enorme repercussão para “Cruel Summer”. Um post feito em 2 de julho, que destaca uma fã gritando o refrão a plenos pulmões, impressionou os usuários da plataforma e passou de 4 milhões de visualizações em apenas três dias.


►“Eyes Without a Face” — Billy Idol
Somando 218 milhões de reproduções no Spotify, “Eyes Without A Face”, datada de 1983, é a terceira música do artista britânico Billy Idol mais ouvida da plataforma. Com seus 40 anos de idade, o clássico surge agora como trilha sonora de gravações no TikTok que mostram situações do dia a dia idealizadas pelos usuários. Pensando que estão arrasando enquanto fazem algo, internautas colocam um filtro que deforma o rosto para brincar sobre os momentos em que a realidade não corresponde às expectativas.

Um vídeo publicado em 20 de junho, por exemplo, é de uma jovem imaginando que fica linda enquanto joga online e sorri ao mesmo tempo, com uma postura ereta e expressão tranquila. Na sequência, entretanto, ela mostra que sua aparência jogando não é bem assim. Surge, então, o filtro que deforma seu rosto, sua postura se entorta, seu olhar fica agressivo e, por leitura labial, é possível vê-la xingando, deixando toda a gentileza idealizada de lado. Até o momento, o post recebeu mais de 3.8 milhões de visualizações. Diante da repercussão de vídeos bem-humorados como esse, “Eyes Without A Face” já teve um crescimento de 17% nos streams do Spotify.


Playlist Só As Trends
Você pode conferir ambas as faixas internacionais mencionadas na playlist “Só As Trends”, do UMusicPlay.