EVENTO “MÚSICA E ESSÊNCIA DO SPOTIFY” REÚNE EM SÃO PAULO OS MAIS IMPORTANTES PROFISSIONAIS DA MÚSICA GOSPEL DO PAÍS

Na última quarta-feira (18), foi realizado o evento “Música e Essência do Spotify”, que reuniu 300 importantes profissionais do segmento musical, entre artistas, gravadoras, profissionais da área e imprensa. O evento, realizado na Casa das Caldeiras, em São Paulo, apresentou dados e novidades para o cenário, além de um treinamento sobre a plataforma.

Na ocasião, a Gerente de A&R Renata Cenízio, representante da Universal Music Christian Group, participou de um painel e falou sobre a importância do crossover (canções que transpassam barreiras e atingem outros públicos), citando um caso recente da cantora Anitta, que declarou em suas redes sociais que ouvia as músicas do cantor gospel Eli Soares, pois lhe davam conforto e alento.

A executiva também citou alguns exemplos de crossover bem sucedido na companhia: “Acho que é uma responsabilidade da indústria fonográfica abrir as portas para que os artistas cristãos tenham a oportunidade de dividir o mesmo espaço com os artistas seculares, uma vez que qualidade a música tem. Muitas das vezes o que impede o crossover é o preconceito. A minha esperança é que muito em breve a gente não precise usar mais esse termo, porque será muito natural que artistas seculares e gospel dividam o mesmo espaço. Tenho orgulho da companhia que represento, porque nós entendemos que temos o papel de levar para outros ambientes a música cristã. No início do ano, levamos o Preto no Branco para o Carnaval de Salvador, onde eles foram uma das atrações do trio da Claudia Leitte. Foi muito emocionante ver centenas de pessoas cantando o maior hit da banda. A própria Claudia Leitte também se emocionou, foi um momento muito especial. Na mesma época, lançamos a faixa “Se Organize” em duas playlists seculares da companhia, “Hit Brasil” e “Pop Nacional”. E a faixa ainda continua nessas playlists pela performance dela, o que evidencia que existem possibilidades de algumas músicas cristãs entrarem em playlists seculares. Também negociamos com a rádio Transamérica, uma emissora secular e popular, que ainda não tinha inserido em sua grade uma música cristã. Eles aceitaram o desafio e a música ficou por mais de quatro meses na grade”.

Segundo estudos do Spotify, pioneiro entre as plataformas de streaming, a música cristã tem se destacado também nessas plataformas. A pesquisa aponta ainda que o consumo de música gospel cresceu 44% por ano desde 2015 e o estilo Louvor e Adoração (Worship) é o mais consumido na plataforma. E que o consumo de música gospel supera o crescimento da plataforma, o que mostra a força que o segmento religioso possui no Brasil, principalmente entre os jovens adultos. Segundo dados da plataforma, a faixa etária que mais utiliza a plataforma para ouvir músicas religiosas é de 20 a 30 anos, público que está mais familiarizado com a tecnologia e as redes sociais.