CONHEÇA “SALMO 23”, NOVO SINGLE E CLIPE DE PROJOTA, PRIMEIRA MÚSICA DE SEU NOVO ÁLBUM

Salmo 23” é o novo single e videoclipe de Projota, que chega hoje em todas as plataformas digitais. Ouça e baixe aqui. A canção é a primeira das dez faixas que irão compor seu próximo álbum, que será disponibilizado pela Universal Music. O videoclipe oficial já pode ser visto no canal do cantor, no YouTube. Asssita:

A letra junta críticas sociais e sua história pessoal, que inclui a superação de uma depressão. “Salmo 23 é sobre como a sociedade nos afeta, sobre a depressão do mundo e também, claro, sobre a minha superação da depressão” revela. Na composição, ele se mostra afiado e faz inúmeras provocações como no trecho que diz “…se eu vacilar na rua eu levo 80 tiros e as verdades que eu canto ninguém quer ouvir…” em que discorre sobre o preconceito que enfrenta ao ter se tornado um rapper que faz sucesso no mainstream com músicas que misturam gêneros e alcançam números superlativos: são mais de 1,5 bilhão de visualizações apenas em seu canal na VEVO, o que fez dele um dos 10 artistas mais assistidos da última década.

Porém, em “Salmo 23”, o músico vai além e toca o dedo na ferida, pinça tragédias brasileiras, não se esquece da violência e tampouco se esquiva de nosso cenário político. “Falo nela de a gente sentir falta de um líder pois estamos sem ninguém para acreditar há bastante tempo”, diz Projota se referindo a uma estrofe que inclui os seguintes versos “…Ces tão pensando em número de views. Ces tão caindo em fake news, ces são burro, ces parece eu. Cês quer ser presidente do Brasil, mas não falam um pio se seu marketing não escreveu”.

Gravado no início de março sob a direção de Mariana Zdravca, o clipe levou mais de 100 pessoas a uma pedreira em Paulínia, no interior do estado de São Paulo, para cumprir as ideias do roteiro de Projota. “Eu imaginava o clipe há alguns meses e seu resultado ficou como eu imaginei: um apocalipse sobre enfrentar inimigos reais e psicológicos e caminhar, jamais deixar de caminhar”, diz ele, ressaltando que com essa música pensa em que planeta teremos para viver em breve e o que terá Marieva – sua primeira filha, nascida em fevereiro deste ano – também mencionada na música.

Sobre a parte bíblica da canção, Projota explica que seu modo de orar é sempre muito pessoal, mas que o Salmo 23 tem lugar cativo em sua vida – seu fãs ficam em silêncio desde que ele fez isso pela primeira vez, em 2016, no DVD “3FS Ao Vivo”, quando inicia seu show com um “Salmo 23” ao invés de uma música, como se convidasse o público a emanar boas energias do mesmo modo que músicos usualmente fazem no camarim. “Salmo 23, além de ser o título, é a mensagem evidente de esperança que quero trazer, o grito que diz que, apesar de tudo, dará certo. Já tive muitas dúvidas sobre Deus, como todos os humanos costumam ter se esquecendo da fé quando estão bem e a procurando em momentos ruins. Para além das crenças ou religiões, o importante é ter fé”, relata.